terça-feira, março 30, 2010

N.T. WRIGHT: The Lord and His Prayer


I think, that, although we are given the Lord´s Prayer in our baptism to be our own prayer, a special personal gift for each one of us, this prayer is not just the spiritual version of the baby´s myg and spoon set, though it is surely that as well. It is the suit of clothes designed for us to wear in our full maturity. p. 12

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Pessoas costumam dizer que ninguém antes de Jesus havia chamado Deus de Pai. Elas também costumam dizer sobre o uso da palavra abba, que Jesus usou no Jardim do Getesemani, e talvez, possívelmente em outras ocasiões., era como uma pequena criança chamando pelo seu papai, no hebraico ou no aramaico do seu tempo. As pessoas, então, costumam dizer que Jesus nos introduziu, e ofereceu ao mundo, um novo nível de intimidade pessoal com Deus. ESta conclusão, em certo sentido, é verdadeira. Contudo, os dois pilares em que se baseiam são frouxos. Muitas pessoas chamavam de Deus de PAi, no judaísmo e outros lugares. E Abba é, de fato, uma palavra com muito mais uso que apenas um forma carinhosa de tratamento de um filho pequeno. Então o que significa para Jesus mesmo quando ele chamou Deus de Pai?
A coisa mais importante, que realmente é o ponto inaugural é atentar quem Jesus era e é, é isto que esta palavra caminha para dizer sobre a vocação de Israel, e particularmente sobre a salvação de Israel. A primeira ocorrência na Bíblia hebraica da idéia de Deus como um pai vem quando Moisés marcha para ficar em frente a faraó,e diz: Manda dizer YHWH: Israel é meu filho, meu primeiro filho, deixa meu povo ir, e assim, eles me servirão (Ex 4:22-3). Para Israel, chamar Deus Pai, então, era segurar a esperança de liberdade. Os escravos são chamados de filhos. Quando Jesus fala para seus discipulos chamarem Deus de Pai, então, aqueles que têm ouvidos para escutar vão entender. Ele quer que a gente esteja pronto para um novo Exodo. Nós seremos livres finalmente. Esta é a esperança do advento, a esperança da vinda do Reino de Deus. A garra do tirano foi quebrada, e nós seremos livres" p. 15

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Filho aprendeu obediência através daquilo que sofreu (Hb 5:7-9 compare com 2:10-18). O que nós vemos no Getesemani é o aprendizado do filho, checando mais uma vez para ver o que o Pai estava fazendo. E o que é o projeto que o Pai e o Filho estavam engajados para realizar? Nada mais que um novo exodo, resgatando Israel e todo o mundo do mal, da injustiça, do medo e do pecado. A coisa ousada desta passagem em Hebreus é esta, Jesus também, como nós, vai aprender o que realmente significa chamar Deus de Pai. E o processo de aprendizado está somente completo quando ele diz: Pai, em suas mãos eu deixo meu espírito.A palavra Pai, então, concentra nossa atenção na dupla da mensagem revolucionária e missão de Jesus. Esta é uma mensagem de Exodo, uma mensagem que tiranos e opressores devem temer. A maioria das revoluções trazem novos tiranos, não esta. Isto é a revolução do Pai. Ela vem através do sofrimento e morte do Filho. Este é por quê, no fim da oração do Senhor, nós oramos para sermos livrados da grande tribulação, que é, não surpreendentemente, o que Jesus disse para seus discipulos orarem no jardim. Esta revolução vem para o Messias, e seu povo, compartilhando e carregando a dor do mundo, o para que o mundo seja curado. Esta é a mensagem do reino, a mensagem do advento.Contudo, se nós nos queremos nos tornar seus mensageiros, nós precisamos aprender a orar esta oração. Nós, também, precisamos aprender o que significa chamar Deus de Pai, e nós não devemos ficar surpresos quando nós acharmos a nós começando pelo que isto significa. A única coisa que você pode ter certeza com Deus é que você não poderá predizer o que ele irá fazer a seguir. É por isto que chamar Deus de Pai é um grande ato de fé, de atrevimento santo, de risco. Dizendo "nosso pai" não é apneas a ousadia de caminhar na presença do Deus vivo e poderoso e dizer "Oi, Pai". O que seria ousadia, um claro risco total, seria dizer: "por favor eu, também, preciso ser considerado um filho aprendiz". Isto significa ajuntar-se para o Reino de Deus.Isto é o que Jesus queria dizer quando ele nos deu esta oração. No fim do evangelho de João, Jesus diz aos seus seguidores: Como o Pai me enviou, então eu envio vocês" (João 20:21). Nós vivemos entre advento e advento; no meio do grande primeiro advento, a vinda do Filho de Deus para este mundo, e o segundo advento, quando ele virá de novo em poder e glória para judar os vivos e os mortos. Isto é por que o advento é algumas vezes um pouco confuso, preparação para o nascimento de Jesus e ao mesmo tempo, preparação para o tempo quando Deus fará novas todas as coisas, quando todo o cosmos tiver seu exodo da escravidão. Esta aparente confusão, este desdobrar da primeira e da segunda vinda, é atualmente tudo o que o cristianismo é: celebrando a decisiva vitória de Deus, em Jesus Cristo, sobre faraó e o mar vermelho, sobre o pecado e a morte- e olhando para, e trabalhando para, a completa implementação desta decisiva vitória. Cada eucaristia toma isto em sua tensão. Todas as vezes que você comer este pão e tomar este copo, você proclama, você anuncia, a morte do Senhor- até que ele volte".
p. 18-20

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