sexta-feira, novembro 11, 2011

Francis Schaeffer : A Arte e a Bíblia



Schaeffer parte da seguinte premissa teológica: Deus fez o homem todo, em Cristo o homem  todo é redimido, Cristo é o Senhor do homem todo agora e Senhor da vida cristã toda e, no futuro, quando Cristo retornar, o corpo será ressuscitado dentre os mortos e o homem todo terá uma redenção completa.

A concepção de totalidade do homem e do senhorio de Cristo, o cristão deve usar a arte para glorificar a Deus, não simplesmente como propaganda evangelística, mas como algo belo para a glória de Deus. Uma obra de arte pode ser, em si, uma doxologia (p.19).

Schaeffer aborda a proibição do decálogo de não fazer imagem em escultura e compara com a construção do tabernáculo, em especial, a feitura dos dois querubins em Ex. 25, se tratava de arte figurativa, uma estatuária representando os anjos deveria ser colocada no Santo dos Santos.


No templo, havia duas colunas de ornamentação, 2Cr 3:16-17.




Sobre o livro de cantares, Schaeffer fala:


"Os cristãos  geralmente pensam que as questões sexuais são secundárias. De acordo com a Palavra de Deus, jamais- jamais- devemos pensar assim. O ser humano como um todo é feito para amar a Deus, cada aspecto da natureza do homem tem seu lugar. Isto inclui o relacionamento sexual, esta extraordinária relação entre um homem e uma mulher. No início de tudo, Deus deu Eva ao homem. Portanto, um poema de amor pode ser belo. Assim, se você é um jovem que ama uma moça ou uma jovem que ama um moço, você pode, de fato, escrever belos poemas de amor. Não tenha medo, isto também pode ser um louvor a Deus. E quando as duas pessoas são cristãs, tal poema pode ser uma doxologia consciente" p. 34

Nenhum comentário: