quarta-feira, novembro 02, 2011

Mauricio Cunha e Beth Wood: Reino entre nós

Não é mais um livro de missão integral, talvez, seja o mais esclarecedor deles. Realmente é um livro que traz conceitos e práticas do que é missão integral. 

No primeiro capítulo, os autores falam sobre a concepção de Reino de Deus, um reino que santifica o comum, "traz completa transformação. Em outras palavras, não há como nos mantermos comprometidos com o reino de Deus sem nos envolvermos em questões de justiça social, denúncia do opressor, violência, prostituição, miséria, saúde, etc".

O conceito inicial é a redenção, o reino é visto como redenção de todas as coisas, através do evangelho. Os autores revisam a história bíblica-humana a partir de quatro seções- espiritual, relacional, sabedoria e físico.  A parte espiritual é a vida da comunhão entre Deus e o homem, a relacional os relacionamentos entre os homens, o aspecto físico é a relação homem com a natureza em suas necessidades e mordomia e, por último, a sabedoria, que consiste em entender e se submeter à ordem da perfeita criação de Deus.


Estes quatro aspectos da criação ao longo da história humana-bíblica foram sofrendo alterações, a primeira delas resultou da queda do homem ( Espiritual Gn 3. 8-10, Sabedoria Gn 3.6, Relacional Gn 3, 12-13 e Fisico Gn. 3,16-19). Os autores colocam que houve dois outros modelos pós queda - o povo de Israel (Gn 12:3 , Espiritual - comunhão restaurada, Relacional - Gn. 3:12-13, Sabedoria - saúde e agricultura e Física - novas diretrizes) e os profetas (  Espiritual - Jr. 29, Sabedoria  Mq 6. Relacional Is 32 e Físico 
Is. 35).


A vida de Jesus, Ele cresceu em graça diante de Deus, espiritual, diante dos homens, relacional, em sabedoria e em estatura.


Capítulo 2- O coração de Deus para com os pobres. 




Os autores levantam o paradigma da necessidade dos pobres em nossas vidas, contrariando um pensamento comum, os pobres servem de exemplo para nós, e não o oposto!  Foia  viúva pobre que serviu de exemplo em ofertar para os discípulos - Mc. 12:41-44.





Nenhum comentário: