domingo, novembro 20, 2011

Marcos 7:24-37

 E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se,7.25   porque uma mulher cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.7.26   E a mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio..27   Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.7.28   Ela, porém, respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.7.29   Então, ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.7.30   E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, pois o demônio já tinha saído. 7.31   E ele, tornando a sair dos territórios de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis. 7.32   E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente, e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele. 7.33   E, tirando-o à parte de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua. 7.34   E, levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá, isto é, abre-te. 7.35   E logo se lhe abriram os ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.  7.36   E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lho proibia, tanto mais o divulgavam.  7.37   E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.



1. Ser pai -

Para entendermos esta história que narra Marcos, temos que entender que existem covardes e corajosos neste mundo, mas também existem pais. Se seu filho está numa situação ruim, você faz aquilo que precisa ser feito para salvar seu filho. Você não pensa duas vezes.

Jesus está numa região fora da Galíleia, e uma mulher que não é judia entra na casa sem convite e implora que Jesus salve sua filha possessa por demônios. Ela sabia que não poderia estar ali,mas ela é uma mãe que sabe que apenas Jesus pode libertar sua filha.

Então, esta mulher entra nesta casa, ajoelha-se perante Jesus e implora que Ele salve sua filha. Jesus responde a ela da seguinte forma:

Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos

Não se trata de um insulto, e sim de uma parábola. Para entendermos temos que entender o amor dessa mãe pela sua filha, e o amor de Deus pelos seus filhos, o povo de Israel. Jesus estava dizendo que veio para as ovelhas perdidas de Israel,  Ele tinha vindo mostrar para Israel que ele era o cumprimento da lei. Ele estava dizendo o seguinte: há uma ordem aqui, como na sua família, primeiro eu veio para resgatar os meus, depois vou cuidar dos outros.

Mas a resposta da mulher foi deslumbrante.

Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos

Sim, Senhor eu sei que a família vem primeiro, mas também os cachorrinhos comem da mesa também. Ela entendeu que não era de Israel, que não adorava o Deus dos israelitas. E assim, ela não tinha um lugar na nessa. Ela aceitava isto.

Hoje em dia, nossas igrejas estão lotadas de pessoas dizendo: "Deus, me dê o que eu mereço, eu tenho feito tanto para o Senhor. Onde estão os meus direitos?". Mas, esta mulher não faz nada disso, ela diz me dê o que eu não mereço porque sua bondade pode me dar, e eu preciso disso agora.

A resposta de Jesus foi que resposta maravilhosa, inacreditável. Esta mulher foi a primeira pessoa a entender uma parábola de Jesus, ela entendeu que na mesa de Jesus há tanta fartura que até mesmo aqueles que não estão na mesa podem comer e se saciar dEle. Ela entendeu Jesus melhor que os israelitas, melhor que os discípulos que a procuraram afastar.

Ela não se afastou de Jesus com remorsos, ela era uma mãe em busca do melhor para seus filhos, não estava buscando o consolo em roupas, presentes, nova educação, ela buscou a fonte que poderia transformar sua filha, a única. E ela sabia que esta fonte era transbordante.

Hoje, há muitos pais que não mais procuram a real felicidade para os seus filhos buscam dar tantas coisas para trazer uma felicidade que não existe, há uma fartura de brinquedos, equipamentos, roupas e não há uma migalha sequer da graça de Deus.

Precisamos acordar, precisamos implorar para o Senhor que nos alimente, porque uma migalha apenas caída da mesa do Mestre pode mudar toda a nossa vida.

2. Por quê Ele pode? (Mc. 7, 31-37)

A seguir, Marcos nos conta a história de um surdo-mudo, que trazem ao encontro de Jesus  na região da Decápolis. Jesus toma este homem sai da multidão, toca seus ouvidos, toca sua boca, toma sua saliva e coloca na boca do home, olha para cima, e diz- Esteja aberto. 

Você poderia pensar que Jesus estava fazendo um ritual para o milagre, mas nada disso. Lembre-se Jesus saiu com este homem da multidão, ele não faz isto para atrair a atenção de ninguém, e nem porque precisava fazer, ela esta fazendo isto porque aquele homem precisava disto.

Jesus estava se identificando com aquele homem, tocar seus ouvidos e boca seria como uma linguagem de sinais. O suspiro de Jesus é a prova disso, é uma expressão de dor, Jesus está conectado com aquele homem em sua alienação e isolamento.

Há uma palavra aqui usada para descrever o estado daquele homem que só aparece duas vezes na Bíblia é moglilalos, ela está em Isaías 35:5, Marcos está dizendo você esta vendo o surdo ouvir, o cego ver, o coxo ser curado, Jesus está entre nós. 

Mas, Isaías 35 também fala que a vingança do Senhor virá e sua retribuição, Jesus não veio com espada, não trouxe essa vingança. Não, ele não veio com a ira, mas sim carregou a ira de Deus sobre si,

Conforme diz Isaías 53,  na cruz,  o Filho de Deus foi lançado fora, foi desprezado, rejeitador dentre os homens, como um cachorro que não tem migalhas. Como ovelha muda foi sacrificado por cada um de nós.

Muitos pais hoje estão surdos-mudos não sabem ouvir seus filhos e entender a situação deles, como também são incapazes de falar, de dar a verdadeira solução para seus problemas e angústias, Jesus hoje, quer que você entenda como aquela mulher que na mesa dele, apenas uma migalha da graça pode transformar toda uma família.


Bibliografia:

KELLER, Timothy  The King´s Cross 

LOPES, Hernandes Dias  O Evangelho de Marcos


Nenhum comentário: