quinta-feira, julho 10, 2014

Romanos 2:1-16: Os Religiosos precisam do Evangelho



ROMANOS 2:1-17 : Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. 2   E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. 3   E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 2.4   Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?2.5   Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, 2.6   o qual recompensará cada um segundo as suas obras,2.7   a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; 2.8   mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; 2.9   tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego; 2.10   glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego; 2.11   porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. 2.12   Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados. 2.13   Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 2.14   Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, 2.15   os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,2.16   no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho

No primeiro capítulo, Paulo mostra como os pagãos rejeitaram a Deus, como transformaram a bondade em impiedade.  Muitos judeus daquele tempo e religiosos de hoje concordaram facilmente com os argumentos de Paulo sobre a impiedade e idolatria dos gentios.

Contudo, Paulo começa o capítulo 2 jogando uma água fria nos religiosos.  Falando que eles fazem as mesmas coisas, quando você julga uma pessoa não religiosa, você julga a si mesmo.  Os ídolos são os mesmos. 

JULGANDO A SI MESMO.

"porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." (2:1)

Ninguém vive realmente de acordo com seus padrões. A lista de Paulo de 1:29-30 está focada no coração e não nas ações. Muitos podem pensar que nunca foram assassinos, mas quando tratamos alguém com raiva, ou como se não merecesse ser amado, estamos caindo no mesmo pecado - Mt 5:21-22.

Os dois grupos têm algum conhecimento de Deus como criador (1.20) ou juiz (1.32; 2.2) e ambos contradizem, com o seu comportamento, o conhecimento que possuem; eles "fazem tais coisas", conforme Paulo descreve (1.32; 2.2). Qual, então, é a diferença entre eles? É que os do primeiro grupo fazem coisas que sabem que estão erradas e aprovam outros que as fazem (1.32), atitude que pelo menos é coerente; já os do segundo grupo fazem coisas que sabem ser erradas e condenam os outros que agem da mesma forma, o que é uma atitude hipócrita. Os primeiros se dissociam completamente do justo decreto de Deus, tanto em relação a eles quanto aos outros, enquanto os do segundo grupo deliberadamente se identificam com o decreto divino, arrogando-se o direito de juízes, somente para descobrirem depois que estão sendo julgados por terem feito as mesmas coisas. (JOHN STOTT, A MENSAGEM DE ROMANOS, p. 42)

"E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem." (2:2)

Condenar os outros enquanto desculpamos a nós mesmos é o que permite a gente viver tanto de uma maneira auto-justificadora e com o nosso pecado.  Contudo, no dia final, diante de Deus, o julgamento será feito com base na verdade.  Deus irá usar os padrões do nosso julgamento que fazemos com as nossas bocas para sermos julgados - Mt 7:1-5.

"O propósito do apóstolo é esvaziar os hipócritas de sua ufania, de modo a deixarem de crer que realmente haviam granjeado tudo se porventura fossem aplaudidos pelo mundo, ou estivessem isentos de culpa. Um juízo bem diferente os aguarda no céu. Além do mais, ele os acusa de impureza inerente. Isto, contudo, não pode ser provado nem convencido pelo testemunho humano, visto que se acha oculto aos olhos humanos, e por isso ele apela para o juízo de Deus, aos olhos de quem as próprias trevas não podem ocultar e que necessariamente deve ser sentido pelo próprio pecador, quer queira ou não" ( CALVINO, Romanos, p. 79)

 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? (2:3)

Por isto mesmo, Paulo pergunta no verso 3 se achamos que poderemos escapar do julgamento divino.

O FILHO MAIS VELHO DE PAULO.

  Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? (2:4)

A  religião de auto-justificação é tanto uma rejeição de Deus quanto uma incompreensão do caráter divino como a irreligião auto-centrada no final do capítulo 1. Um ateísta suprime a verdade sobre a existência de Deus, e usa os dons de Deus para viver uma vida sem dar glória ou graças a Deus. 

É a mesma coisa que Paulo está dizendo no verso 4, mas aqui é a respeito das pessoas religiosas e não libertinas do capítulo 1. Um moralista é alguém que sabe da existência de Deus, mas não vê nenhuma necessidade dele. Eles estão indo bem por si mesmos. Eles são seu próprio salvador.  Por fim, eles desejam glória para si mesmos. Esta é a atitude de uma pessoa que dá boas vindas a ira de Deus para os outros, mas pensa que eles mesmos estão fora disto. Eles não vêem necessidade para o arrependimento e não enxergam que Deus está segurando seu julgamento para dar a eles oportunidade para se voltar para Ele em humildade e por misericórdia. 

Paulo está de certa forma recontando a parábola dos dois filhos perdidos nos primeiros capítulos de Romanos. Para os religiosos, ele está dizendo vocês estão tentando tão duramente ser bonzinhos, pensando que Deus deve a você alguma coisa por causa que são melhores: vocês estão perdidos!

"Visto que os hipócritas se vêem geralmente inflados com a prosperidade, como se merecessem a mercê divina por suas boas obras, e assim se fazem mais empedernidos em seu desdém para com Deus, o apóstolo antecipa sua arrogância. Ele prova, usando um argumento contrário, que eles não têm razão alguma de crer que Deus lhes é propício em razão de sua prosperidade extrínseca, visto que Deus tem um propósito em diferente em fazer os homens bons, ou seja: converter os pecadores para Ele mesmo. Onde, pois, o temor de Deus não é prevalecente, a confiança na prosperidade consiste no menosprezo e motejo de sua  imensurável munificência" (CALVINO, p. 81)

2.5   Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus,

Paulo aqui usa duas palavras gregas sklerotes e ametanoetos que são sempre usadas para o pecado da idolatria (Dt 9:27). A obediência religiosa parece boa, mas é uma forma de idolatria. A pessoa religiosa recusou todos os ídolos externos da sociedade, mas ela tem seus ídolos no coração. Ela acha seu valor em sua moralidade, ela acha seu salvador em sendo um cumpridor das regras. Elas adoram sua própria bondade por que ela vai salvar eles. Tá certo? Errado, Paulo diz que estão entesourando ira para elas no dia da ira.

Porque a bondade de Deus é que nos leva ao arrependimento. Esse é o seu objetivo. Ela existe para nos proporcionar um espaço no qual possamos nos arrepender, não para dar-nos uma desculpa para pecarmos. (JOHN STOTT,p. 43)


PESSOAS RELIGIOSAS PRECISAM DO EVANGELHO.

Quando descansamos em qualquer coisa ou qualquer pessoa além de Jesus para termos uma vida reta, nós estamos recusando em aceitar o evangelho. A retidão de Deus é recebida pela fé como vimos em 1:16-17. Descansar na obediência somente é buscar a salvação por si mesmo.

Qualquer pessoa moral que está satisfeita com seu estado espiritual está negando a doutrina da retidão pela fé apenas. Eles pensam que não precisam receber retidão, porque eles têm a sua própria.

SALVO POR OBRAS?


Rm 2 :6   o qual recompensará cada um segundo as suas obras

Aparentemente, Paulo poderia estar negando a salvação pela fé, já que ele coloca o julgamento pelas obras.  Paulo aqui está citando o Salmo 62, Deus dará a cada pessoa segundo o que ela tiver feito. O que as pessoas fizeram neste salmo? A resposta é iluminadora, Davi está contrastando dois tipos de pessoas. Existem pessoas que fazem complôs contra os escolhidos de Deus (vs 3-4), que mentem, que tem uma coisa no lábio e outro em oposta no coração (vs 4). São pessoas como as descritas em Rm 2:1-3:


Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe pouco segura.  Eles somente consultam como o hão de derribar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas, no seu interior, maldizem. (Selá) (Salmo 62:3-4).

Há também um outro grupo no salmo, pessoas que sabem que a salvação vem de Deus somente (Sl 62:1). Que dependem de Deus como a rocha forte (vs. 7):
Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus.

E colocam em Deus a recompensa por suas obras como está no verso 12: 


A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.

Paulo está perguntando para tanto o irreligioso como o religioso para considerar o que eles têm feito ou não feito. Nenhum está arrependido, buscam refúgio da ira de Deus na misericórdia imerecida de Deus. Ambos estão procurando honra em si mesmos.

As obras são evidência da fé e jamais podem ser a base da salvação. Se as obras de nossas mãos não foram transformadas e não informam a fé que nós temos professado, é direito perguntar se esta fé é de coração e é real.


a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; (Rm 2:7)

Existem duas formas de sabermos que estamos com o coração no caminho certo:

1o. A perseverança em fazer o bem.

2o. Procurar glória, honra e incorrupção: são qualidades que somente podem vir de uma vida com Deus. A pessoa que faz o bem não faz para o seu próprio bem, mas o faz para glorificar a Deus.


mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; (Rm 2:8)

Por outro lado, o verso 8 nos mostra duas formas de sabermos que estamos indo pelo caminho errado:

1o. Orgulho: aqueles que estão buscando uma glória para si mesmo sendo contenciosos.

2o. Desobediência: aqueles que estão rejeitando a verdade e seguindo o mal, há um desprezo em ser instruído e aprender a verdade de Deus.


 2.9   tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego; 2.10   glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego; 2.11   porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. 


Os versos 9  e 10 repetem o argumento. O verso 11 mostra que o julgamento não tem favoritismo. Será imparcial. O que importa é o que fizemos, não nossa família ou nosso passado, seja judeu ou não, seja religioso ou irreligioso, mas o como decidimos nos relacionar com Deus.

TODOS SERÃO JULGADOS 


2.12   Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados. 2.13   Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 2.14   Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, 2.15   os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,2.16   no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho

Alguns podem levantar como os gentios serão julgados sem conhecer a lei? Por que aqueles que morreram sem a lei serão julgados pecaram? A resposta de Paulo é que todos nós nascemos com a lei de Deus em nosso coração pois mesmos os gentios fazem as coisas da lei não tendo a lei. Todas as pessoas conhecem os princípios de certo e errado e nisto baseiam sua realidade de forma objetiva, um padrão pelo qual serão julgados.

Claro que nossas consciências não funcionam da forma que deveriam, porque suprimimos a verdade de Deus e adoramos outras coisas e com isto mudamos a verdade em mentira, os padrões para podermos viver dissolutamente.

Assim, não podemos apreciar aquilo que Cristo fez por nós sem que antes saibamos que nós somos. Sem o julgamento, a salvação não tem sentido. 


"Sem a realidade da ira presente e futura de Deus, a cruz está vazia da sua glória. A preocupação de Paulo é mostrar que a base onde estamos, gentios ou judeus, irreligiosos ou religiosos, quebradores de lei ou guardadores da lei é o mesmo nível. Todos nós iremos encarar o julgamento, e todos nós merecíamos a ira. É apenas desa base que nós podemos olhar para a cruz e vê-la com clareza" (TIM KELLER, Romans 1-7 For You, p. 50)



BIBLIOGRAFIA 

ROMANS 1-7 FOR YOU de Timothy Keller
A MENSAGEM DE ROMANOS  de John Stott
ROMANOS de João Calvino



Nenhum comentário: