quinta-feira, agosto 13, 2015

Filipenses 1:3-7: A Boa Obra de Deus em Nós.


FILIPENSES:1-3-7:  3   Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,  4   fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas,  5   pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.  6   Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.  7   Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.


PASSADO

Paulo começa lembrando e agradecendo a Deus por tudo que Ele fez na igreja de Filipos, até o verso 5, a ênfase do apóstolo está nos fatos do passado, como Deus tem sido presente naquela comunidade.


PRESENTE E FUTURO.

O verso 6 é bem conhecido de todos e Paulo começa a falar tanto do passado mas também, principalmente, do futuro, do dia de Jesus Cristo.

Este versículo tem sido usado para uma desculpa de que crentes nominais poderiam se considerar salvos, uma vez que é impossível cair da graça. 

Contudo, não é este o sentido do apóstolo. Ele busca entender que a obra de Deus começa na vida de uma pessoa, ela tende a ser concretizada até o dia da volta de Jesus.

"A Bíblia simplesmente diz que a salvação é inteira  e completamente obra de Deus. Ela nos diz que o homem, em seu estado pecaminoso, é contra Deus, não deseja Deus e jamais voltaria para Deus. Nunca existiria uma igreja, nem tampouco haveria salvação, se Deus não tivesse começado a agir" LLOYD-JONES, p. 40

Não será com a nossa morte, pois ainda seria uma obra incompleta, pois nossas almas e corpos ainda precisariam passar pela ressurreição. A obra só será perfeita no dia mesmo da vinda de Jesus, onde todas as coisas serão restauradas.

Não é também uma questão de que se aceito a Jesus está tudo bem. Não basta uma confissão inicial para haver salvação. É necessário que a obra de Deus em nossa vida continue em nossa vida enquanto ela durar. 

João 15.10   Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho uardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Filipenses 2:12,13

Precisamos permanecer no amor de Deus afim de que sejamos nutridos pelo Senhor e que sua obra esteja completa até o dia da sua vinda.  A obra começa e termina em Deus mas também precisamos trabalhá-la em nossa vida com temor e tremor. Sem apatia, certos que estamos cooperando com aquilo que Deus está fazendo em nossa vida.

Deve existir a perseverança humana aliada a preservação divina. 

"Ficamos cientes de que há evidência de um novo ser, uma nova natureza, dentro de cada um de nós, e já não gostamos das coisas das quais gostávamos. Começamos a gostar da Biblia, começamos a orar e a frequentar as reuniões de oração, e é o Espírito Santo que realiza tudo isso. Ele nos cria  de novo segundo o modelo e o estilo de Cristo. Essa é a boa obra que Deus começa em nós e continua em nós" LLOYD-JONES,p. 44


Não é uma obra nossa. Esta obra é uma de Deus na vida da pessoa. Mas, ela deve ser movida pela esperança de que um dia Jesus há de voltar. 

A esperança é o grande impulso da vida cristã, afim de que suportemos ou deixemos de lado o nosso próprio eu, devemos esperar em nosso coração as grandes alegrias de Deus para a nossa vida. Ao contrário da alegria humana que é passageira, a divina é eterna.

Outro ponto quanto ao futuro é em relação ao futuro da igreja. Muitos vivem uma vida de temor pensando que a igreja é fruto de seus esforços, como se fora uma obra humana. É sempre bom lembrar que é Deus quem começou a sua igreja:

"O cristianismo é fruto da ação de Deus e da atividade de Deus. Não é idéia do homem, nem teoria do homem; não é elevação moral, não é nada que o homem possa fazer- é Deus, verdadeiramente do princípio ao fim. Somente a Ele seja a glória- a grande senha da Reforma Protestante" LLOYD-JONES, p. 42




Nenhum comentário: