terça-feira, agosto 04, 2015

Robert W. Thune: A vida centrada no Evangelho


A VIDA CENTRADA NO EVANGELHO de Robert W, Thune e Will Walker publicado pela Vida Nova  é dos melhores guias de discipulado e introdução ao Evangelho que vi em português. Escrito 9 lições, ele aborda temas centrais do que seria realmente uma vida centrada no Evangelho.
 

Alguns trechos:

CRESCER NO EVANGELHO

"Crescer no evangelho significa enxergar mais da santidade de Deus e mais do meu pecado. E por causa daquilo que Jesus fez por nós na cruz, não precisamos ter medo de ver Deus como ele realmente é ou  de admitir quão falhos realmente somos. Nossa esperança não está na nossa própria excelência, nem na vã expectativa que Deus vai abrir mão dos seus padrões e "baixar o nível". Pelo contrário, descansamos em Jesus como nosso perfeito Redentor, aquele que é nossa "justiça, santificação e redenção"(Cl 1:30)"".p.22

CRISTIANISMO DE DESEMPENHO.

"O cristianismo de desempenho é realmente uma minimização da santidade de Deus. A ideia de que podemos impressionar Deus com a nossa vida correta mostra que temos rebaixado seus padrões a muito menos do que eles realmente são. Em vez de ficarmos admirados com a medida infinita de sua santa perfeição, temos nos convencido de que, se nos esforçarmos bastante, podemos merecer o amor e a aprovação de Deus" p. 31

MARTINHO LUTERO E A JUSTIÇA PASSIVA:

"Chama-se justiça passiva porque não temos de labutar por ela ... Não é uma justiça pela qual trabalhamos, mas a justiça que recebemos pela fé. Essa justiça passiva é um mistério que alguém não conhece a Jesus não consegue entender. Aliás, nem os cristãos têm uma compreensão completa dela e raramente usufruem dela na vida diária ... Quando existe qualquer medo ou nossa consciência fica perturbada, isso é sinal de que perdemos de vista nossa justiça passiva e Cristo está oculto.
A pessoa que se afasta da justiça passiva não tem outra escolha senão viver pela justiça das obras. Se não depender da obra de Cristo, terá de depender de sua própria obra. Portanto, temos de ensinar e continuamente repetir a verdade dessa justiça passiva ou cristã para que os cristãos continuem a crer nela e jamais a confundam com a justiça das obras"  Martinho Lutero na p. 36

BOA NOTÍCIA

"A boa notícia do evangelho não é o fato de que Deus dá muita importância para nós, mas, sim de que ele nos liberta para dar muita importância para Jesus."
  p. 36

"Quando abraçamos o evangelho dessa forma, o padrão infinito da santidade de Deus já não mais nos amedronta ou intimida. Ele leva à adoração, porque Jesus o satisfez por nós. Nossa identidade está nele. A boa notícia do evangelho não é que Deus nos favorece por causa de quem somos, mas que ele nos favorece apesar de quem somos" p. 37

LEGALISMO E LICENCIOSIDADE.

"Os legalistas continuam a viver sob a lei, acreditando que a aprovação de Deus depende, em alguma medida, de sua conduta correta. Pessoas licenciosas dispensam a lei, acreditando que, uma vez que estão debaixo da graça, as regras de Deus não tem importância.(...) a lei nos impulsiona na direção do evangelho e o evangelho nos liberta para obedecer à lei" p. 41

LUTERO E A LEI

"A lei corretamente entendida e bem compreendida, não faz nada mais do que nos lembrar do nosso pecado e nos assassinar por meio dele, e nos faz sujeitos à ira eterna...A lei não é cumprida pelo próprio poder do homem, mas unicamente mediante Cristo, que derrama o Espírito Santo em nossos corações. Cumprir a lei....é fazer suas obras com prazer e amor..que são postos no coração do homem" p. 42


PECADO

"O pecado é uma condição, e não apenas um comportamento. Da mesma maneira, o verdadeiro arrependimento é um estilo de vida, e não apenas uma prática ocasional. O arrependimento não é algo que fazemos apenas uma vez (quando somos convertidos), ou apenas periodicamente (quando nos sentimos muito culpados). O arrependimento é contínuo, e o toque divino que nos mostra o nosso pecado é sinal do amor paternal de Deus por nós "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso e arrepende-se" (Ap. 3:19)" p. 51

PERDÃO 

"O perdão tem um custo, pois significa cancelar uma dívida quando temos todo o direito de exigir seu pagamento. Significa absorver a dor, o prejuízo, a vergonha e o pesar do pecado de alguém contra nós. Significa desejar arrependimento e restauração. Mas é exatamente assim que Deus, em Jesus Cristo,tem agido em relação a nós. E por meio do evangelho, o Espírito Santo nos capacita a fazer o mesmo em relação aos outros" p. 58







Nenhum comentário: