sexta-feira, março 25, 2016

A História do Cordeiro.

A História do Cordeiro.

Êxodo 12:1-13: E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.


Para os judeus, o centro está na páscoa e para os cristãos, está na ceia. O centro é o sangue derramado para vítima inocente, a substituição.

1. Oferta do Cordeiro.

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.  Êxodo 12:12

Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. Êxodo 12:23


Deus pediu para Faraó para libertar os israelitas do Egito por diversas vezes. Este será o ataque final de Deus para libertação de seu povo.

Quando violamos o proposito de Deus para a vida, deixamos forças destrutivas tomarem conta da vida.

O destruidor virá, o que Deus quer dizer é que naquela noite o julgamento virá sobre o povo, seria um dia do julgamento temporário, preliminar.

Há somente um modo de se proteger da força mais terrivel do universo, um cordeiro.

Há uma historia do cordeiro na Bíblia que começa com Abraão e Isaque.

Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o Senhor. Números 3:13

Para a toda a família na face da terra existe um débito de pecado,  quando Deus pede o primogênito para Abraão, ele sabe que Deus tem o direito sobre seu filho.

O perdão significa que recusamos devolver aquilo que nos ofendeu, nós mesmos pagamos o debito que ficou.

Abraão sabia que devia a Deus tudo que tinha e que estava em débito com Deus.

Princípio Igualitário:

Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.  Êxodo 12:22

O destruidor nao vira apenas para os egipcios, ele não respeita nacionalidades ou famílias.  Deus está dizendo que do ponto de vista espiritual, moral os judeus não são melhores que os egípcios. Se tentarem ir para fora da casa e se salvar por si mesmo, não haverá salvação.


Princípio da Substituição:

Em toda a casa do Egito, ou havia um cordeiro morto ou um primogênito morto.  O cordeiro tomou sobre si o que o filho merecia, ele foi o substituto. O cordeiro pagou as dívidas da família no lugar do primogênito. Todo judeu olhava para a mesa, e pensava que a unica razão pela qual não estava morto era porque o cordeiro estava morto.

Sabemos que há uma dívida, que não vivemos como deveríamos viver.  Um débito que não conseguimos pagar. Então, precisamos de alguém que vai em nosso favor.


Quando colocamos os dois princípios juntos, percebemos que precisamos de uma páscoa ainda maior, de um cordeiro melhor, de uma salvação ainda maior.

Na páscoa com Jesus, não há um cordeiro na mesa, mas o cordeiro está na mesa com eles. O verdadeiro cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e nos leva para uma terra.

Esta é a resposta para a Abraão, a razão pela qual Isaque não precisa morrer, é porque Deus deu seu próprio filho.


1. não deixe seu individualismo obscurecer o que as culturas ensinam, que há um débito que precisa ser pago.

2. Ele deve estar no nosso lugar, para que possamos ser perdoados.

Nenhum comentário: