sábado, janeiro 25, 2020

Atos 10: A CONVERSÃO DE CORNÉLIO




ATOS 10:27-48: E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?  E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está hospedado em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos); Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.



O cristianismo é um poder que converte. Jesus disse em Mateus 18, a não ser que você se converta, não pode ver o reino dos céus.  A conversão significa uma mudança de como lidamos com nossa vida.

4 pontos importantes sobre a conversão.

1. A VERDADEIRA CONVERSÃO COMEÇA COM A INICIATIVA DE DEUS (Atos 10:29)

Pedro  pergunta porque me mandaste chamar? Cornélio responde que foi um anjo que Deus enviou mandou chamar a Pedro.

Sempre uma pessoa convertida sempre vai ter a ideia de que sua conversão na verdade foi resultado da busca de Deus por ela.

Significa que você está buscando a Deus, não o busque com ansiedade ou medo, mas com confiança porque Deus já está trabalhando no seu coração para encontrar e ajudar você. Não somos capazes de buscar a Deus.

O senso de sua ausência é na verdade uma marca da sua presença.

2. CONVERSÃO VEM DE UM DESAFIO PARA A RELIGIÃO E MORALIDADE

Cornélio diz que estava orando e jejuando em casa e um anjo apareceu.  Aquilo que o anjo diz não tem nada a ver a com o que Cornélio estava fazendo.

Cornélio era um homem rico e poderoso e ao mesmo tempo era piedoso, era um homem excelente, mas precisava ser convertido. Um exemplo disso é Nicodemus em João 3, um homem zeloso e rico mas que precisava nascer de novo.

Cornélio é um exemplo de um prosélito, um gentio que adotou a religião judaica, para tanto as pessoas tinham que passar por três passos: a circuncisão para os homens, os ritos de auto purificação pelo batismo com testemunhas e a oferta de sacrifício. 

Dois homens excelentes que apesar de tudo, precisavam de conversão. O versículo 11:18, deixa claro que a vida só vem da conversão:

E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida. Atos 11:18

A ideia que muitos tem da conversão é a idéia de ser uma boa pessoa a partir de tal ponto. 

Há dois modos de estar perdidos, um é a partir de uma vida imoral em busca da felicidade, outra é a partir de uma vida moral, buscando sua própria salvação.



“Olhe para mim agora”, falou o Fantasma, batendo no peito (mas as batidas não fizeram ruído algum). “Sempre andei direito. Toda a minha vida. Não digo que fosse religioso ou que não tivesse defeitos, longe disso. Mas fiz o melhor que podia a vida inteira. Fiz o máximo por todo mundo, eu sempre fui assim. Nunca pedi nada a que não tivesse direito. Se queria beber pagava pela bebida e se recebia salário, trabalhava pára isso. Está vendo? Eu era assim e não me importo quem saiba disso.”
“Seria muito melhor não ficar repisando esse assunto agora.”
“Quem está repisando? Não discuto. Estou só lhe dizendo como eu era. Não estou pedindo nada senão os meus direitos. Você pensa que pode me olhar de cima só porque está vestido desse jeito (e não estava quando trabalhava comigo) e eu não passo de um pobretão. Mas tenho de ter os meus direitos do mesmo modo que você, está vendo?
“O, não. Não é tão mau assim. Não tenho direitos. Caso contrário não estaria aqui. Você também não irá obter os seus. Vai ganhar algo muito melhor. Não tenha medo.”

“E isso que estou dizendo. Não tenho direitos. E sempre fiz o meu melhor e nunca nada errado. E não vejo porque devo ser considerado inferior a um reles assassino como você.”
“Quem disse que vai? Alegre-se e venha comigo.”
“Por que continua falando desse modo? Só estou dizendo como sou. Só quero os meus direitos. Não estou pedindo piedade de ninguém.”
“Então faça justamente isso. Peça piedade. Tudo aqui é recebido quando se pede e nada pode ser comprado.”
“Isso pode ser muito bom para você, tenho certeza. Se eles deixam entrar um miserável homicida só porque ele pede piedade na última hora, isso é problema deles. Mas eu não estou no mesmo barco que você, percebe? Por que deveria? Sou um homem decente e se tivesse os meus direitos já estaria aqui há muito tempo, e pode dizer isso a eles.” 
(C.S. Lewis, O Grande Abismo)


3. CONVERSÃO PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.


ATOS 10:44-46: E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

A conversão não é um programa e nem uma questão da vontade, é uma obra do Espírito Santo sobre a vida de alguém. Há aqui duas marcas que aparecem: magnificar a Deus e falar línguas

a. adorar a Deus: na Bíblia, adorar é dar o valor máximo a algo ou alguém. A Bíblia nos ensina que todos na face da Terra estão buscando algo para dar significado e valor para sua vida. 

E aquilo que você adora é o que motiva e controla sua vida, não podemos realmente mudar ou transformar nossa vida, a não ser que mudamos aquilo que adoramos. 

Normalmente, buscamos poder, aprovação, conforto ou controle para dar algo para sustentar nossa vida e colocamos isso como eixo da nossa vida. 

O Espírito Santo vem transformar o centro da nossa adoração e assim muda a nossa mente e não ficamos presos aos ídolos.

b. falar línguas:  Atos 11:15, Pedro nos diz que as línguas aqui são as de Pentecostes, glossolalia e não língua estranha. 

Com a glossolalia em Pentecoste, Deus estava dizendo que não há mais barreiras culturais, não há línguas mais apropriadas para o evangelho ou um idioma oficial de Deus. É o fim da ideia de uma raça superior. 

Quando Pedro se encontra com Cornélio, a primeira coisa que ele diz é que nunca havia se sentado com gentios antes. 

O trabalho do Espírito Santo é quebrar as barreiras que os homens levantaram sejam culturais ou sejam espirituais para a proclamação do evangelho. 

4. CONVERSÃO VEM DO EVANGELHO.

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Atos 10:44

O Espírito Santo vem sobre a vida das pessoas a partir da pregação do Evangelho.

Jesus é pregado a partir do verso 38.


APLICAÇÕES

Se você se sente impuro, use a verdade que a salvação é apenas pela graça. 

Pedro diz que comeu com Jesus ressurreto, Pedro está pregando algo que realmente aconteceu. 
Pedro diz que Co




Nenhum comentário: