terça-feira, janeiro 28, 2020

Atos 13

I

INTRODUÇÃO

Lucas nos mostra que o evangelho é uma coisa viva. Freqüentemente chamado "a palavra de Deus", Lucas a descreve como crescente e multiplicadora sob seu próprio poder (Atos 6: 7; 12: 24; 19:20). Lucas tem descrito como o evangelho tem fluído e progredido de acordo com o padrão que Jesus estabeleceu em Atos 1: 8. Lá ele dirigiu os apóstolos para irem "Jerusalém ... Samaria ... os confins da terra". Em Atos 2-6, vimos o evangelho se espalhando como um raio em Jerusalém ("assim se espalhou a palavra de Deus. O número de discípulos em Jerusalém aumentou rapidamente" 6: 7). Esse foi o primeiro estágio. Então, em Atos 7-8, vimos o evangelho começar a revolucionar as culturas humanas e as expectativas dos discípulos. Primeiro, através dos evangelistas de diáconos, Stephen (por sua teologia e morte) e Phillip (por sua missão a Samaria), vimos o evangelho sair de Jerusalém em suas primeiras novas culturas - os samaritanos e os etíopes. Em Atos 10-12, através da conversão de Cornélio e da grande nova igreja de Antioquia, vimos o evangelho mostrar seu poder não apenas de entrar em toda e qualquer cultura e classe, mas também de unir os cristãos com um vínculo mais profundo do que qualquer distinção humana. Pela primeira vez, o mundo estava vendo uma religião verdadeiramente sobrenatural e transcultural. Para se tornar cristão, um grego não precisa se tornar judeu, o aplebiano não precisa se tornar patrício ou vice-versa. Pois o cristianismo não é o produto da consciência nacional e cultural - é o modelador da consciência. Atos 7 a 12 foi o segundo estágio, no qual os evangelhos se espalharam por todas as culturas, e assim lemos no final deste período (“Mas a palavra de Deus continuou a aumentar e a se espalhar” 12:24).

Agora o palco está pronto para o estágio final. “O tempo todo a ação foi limitada ao continente palestino e sírio. Ninguém ainda teve a visão de levar as boas novas para as nações do exterior. ”(Stott, p.215) O evangelho se espalhou pelas culturas, mas agora está prestes a explodir geograficamente. Ficou claro que pode transformar qualquer um e, portanto, o palco está preparado para a propagação do evangelho "até os confins da terra". Começa com a igreja de Antioquia. Paulo e Barnabé fizeram uma oferta a Jerusalém (11:29) e agora haviam retornado (12:25)

vv.1-3. Esse grupo tornou-se o primeiro órgão de envio de missionários da história. O que os levou a isso? Observe o papel de a) sua composição de liderança, b) suas rotinas, c) o Espírito Santo. Antioquia primeiro missionário enviando igreja na história cristã. Os esforços evangelísticos em Samaria e Antioquia não foram planejados estrategicamente pela igreja de Jerusalém. Nos dois casos, os cristãos que fogem da perseguição simplesmente compartilharam sua fé através da amizade com as pessoas ao seu redor em suas novas cidades (ver 8: 1-4 e 11: 19-20). Como a igreja de Antioquia recebeu o insight de começar o projeto missionário mundial?
a)      Sua composição de liderança. A igreja de Antioquia tinha um conselho de líderes (evidentemente funcionando como uma junta de anciãos) que eram “profetas e professores”. (Lucas não nos diz se todos eram profetas / mestres ou se eram um e outro. Nem ele define aqui! Pena.) O que é notável é a diversidade de estações humanas a partir das quais esses homens foram desenhados. Barnabus era um judeu cipriota (4:36). Simeão foi chamado "Níger", que significa "negro", quase certamente indicando que ele era negro africano. Lucian era de "Cirene", que ficava no norte da África. Ele pode ter sido negro, mas a maioria das pessoas do norte da África naquela época não era. Ele provavelmente foi um dos evangelistas cirenianos originais que vieram a Antioquia em primeiro lugar (11:20). Manaen era um irmão adotivo ou parente de Herodes Antipas, e também tinha um status real de classe alta. E havia Saul, que era judeu e, essencialmente, um "acadêmico" - um professor. A liderança da igreja refletia os membros multi-classe e culturais da igreja.

A experiência nos diz que esse grupo nem sempre teria visto os olhos nos olhos! (Considere como Pedro - um judeu com pouca sofisticação e Paulo - um judeu com grande educação e sofisticação - teve conflitos devido a diferenças de fundo.) No entanto, os líderes em um corpo tão diverso, polinizariam continuamente a consciência um do outro, para que todos estivessem mais conscientes das necessidades e oportunidades de todo o mundo mediterrâneo do que qualquer equipe de liderança homogênea. Em geral, um grupo de pessoas muito diferentes que podem concordar com objetivos comuns é um corpo muito mais criativo do que um composto por pessoas semelhantes. O conceito de missão estratégica nasceu em um grupo. Faz sentido.

b)      Suas rotinas. Lucas indica que a igreja de Antioquia não chegou ao conceito de missões estratégicas como resultado de procurá-la diretamente. v.2 diz: “enquanto adoravam o Senhor e jejuavam”. A leitura mais natural dessas palavras é que elas não estavam em um período especial de oração, nem estavam planejando específica e deliberadamente missões. Em vez disso, estavam realizando sua rotina de adoração e buscando a presença de Deus. (Quem estava orando? V.1 se refere a toda a igreja junto com os líderes, por isso é provável que esse tempo de oração não fosse apenas para os 5 profetas / professores. Embora não possamos ter certeza absoluta.)
O que aprendemos disso? Certamente, não podemos deduzir disso que razões especiais de oração ou planejamento deliberado estão erradas! Pelo contrário, o que aprendemos é que o que pareceria uma oração "especial" para nós era claramente "rotina" para a igreja antioquia! Períodos de intensa adoração, jejum e busca da presença de Deus eram normais para eles. E nos mostra que esse é o tipo de igreja que Deus se revela .
c)       O Espírito Santo. Lucas nos deixa no escuro exatamente como o Espírito Santo mostrou à igreja que ele queria que Paulo e Barnabus se tornassem missionários. Isso é muito frustrante, é claro! Deus enviou uma profecia através de um membro da igreja (cf.11: 28)? Foi uma ideia que surgiu a alguns deles enquanto rezavam e, após deliberação, decidiam que o Espírito Santo os estava levando a fazer isso como um corpo (cf.15: 28: 15; 15: 1-22)? O Espírito Santo falou à igreja de duas maneiras. O fato de Lucas nos deixar no escuro significa que não é necessário conhecermos o método. Se, omitindo o específico, ele talvez nos ensine melhor que Deus liderará sua igreja se o procurarmos dessa maneira.
Também é importante notar que o Espírito Santo não dá muitos detalhes! “Separe Barnabé e Saulo para o trabalho para o qual os chamei.” (V.2) A mensagem não indica exatamente para que países ir. nem quais métodos usar. Isso significa que só foi mostrado à igreja enviar dois missionários, mas não dizer exatamente a eles o que fazer. É preciso um senso de aventura para seguir o chamado do Espírito Santo. Ele não mostra o mapa completo, mas dá um passo de cada vez.
Por fim, observe que a oração não era apenas a causa da palavra do Senhor, mas era o resultado. Possivelmente, durante a reunião, uma ou mais pessoas receberam a ideia de que Saul e Barnabus deveriam ser enviados para plantar novas igrejas em outros países. Em resposta a essa visão, vemos na v.3 que vemos que eles jejuaram e oraram um pouco mais. Por quê? Eles fizeram isso até que "colocaram as mãos sobre eles". A imposição de mãos é sempre uma maneira de se identificar com alguém, dizendo: "estamos com você, parte de você, concordando com você". O que isso significava era que toda a igreja estava confirmando e concordando que o Espírito Santo realmente os chamara. Então, em resposta à liderança do Espírito em alguns membros, todo o grupo orou e confirmou.
vv.1-3. O que podemos aprender com esse incidente para nossas próprias igrejas hoje? John Stott tem uma ótima maneira de resumir o que aconteceu aqui. “Em nossa ansiedade em fazer justiça à iniciativa do Espírito Santo, não devemos descrever o papel da igreja como sendo inteiramente passivo ... Esse equilíbrio será um corretivo saudável para extremos opostos. A primeira é a tendência ao individualismo, pela qual um cristão reivindica orientação pessoal direta pelo Espírito, sem referência à igreja. O segundo é a tendência ao institucionalismo, pela qual toda tomada de decisão é realizada pela igreja sem referência ao Espírito ... A escolha pessoal ... é segura e saudável apenas em relação ao Espírito e à igreja ”.
 Assim, aprendemos que, por um lado, não devemos ser auto-credenciados, dizendo: "Deus me disse isso" antes de obtermos a confirmação de outros cristãos. Por outro lado, não devemos transformar nossa igreja em burocracia, onde as decisões são tomadas apenas através de processos mecânicos. Devemos procurar ouvir o Espírito Santo na comunidade, juntos. Então, devemos buscar a confirmação do que ouvimos na comunidade, juntos. É assim que equilibramos e evitamos o individualismo e o institucionalismo.
v.2, vemos que os líderes (e provavelmente o povo) oraram e buscaram a Deus intensamente, e estavam abertos à liderança de Deus nesses momentos. Os líderes não realizaram reuniões apenas; eles adoraram juntos. Isso protege contra o institucionalismo. Na v.3, vemos os líderes (e provavelmente o povo) oraram um pouco mais em resposta à liderança de Deus e finalmente chegaram ao consenso de que essa estratégia era a coisa certa a fazer. Isso protege contra o individualismo.
vv.6-12. Por que Paulo era tão forte com Elimas? Por que o julgamento milagroso de Elimas foi apropriado?

A condenação de Paulo foi muito severa. Ele brinca com o nome próprio do Elymas, "Bar-Jesus", que significa "filho da salvação", e diz: "você é um filho do diabo" v.10 (isto é, não da salvação). O julgamento milagroso foi que ele estava cego. Lucas usa duas palavras - “névoa e escuridão” - que, na época, eram termos médicos para a perda da visão (Stott, p.220). Paulo explica que a cegueira é "por um tempo". A força de Paulo parece ligada a: a) natureza pública da oposição de Elimas ao evangelho eb) à abertura do proconsul Sergius Paulus ao evangelho. Paulo discerniu que o oficial estava “em cima do muro” e, portanto, agiu de forma decisiva.

O sinal do julgamento é "apto" - não é um mero golpe de vingança de Deus ou de Paulo. É apropriado de duas maneiras. Primeiro, tinha um valor instrutivo ou revelacional. Era uma ilustração perfeita de que, se perdermos e negar a luz (a verdade) que temos, ficaremos espiritualmente cegos e confusos. Certamente, Paul recordou vivamente o que significava ser cego por Deus, como um sinal para mostrar-lhe sua cegueira espiritual (Atos 9). Em outras palavras, nada estava acontecendo com Ellymas que não havia acontecido com Paul! Segundo, o julgamento teve um valor provisório possível. A cegueira era temporária, não permanente. Se Elimas "entendeu" como Paulo, poderia ser o caminho para ele encontrar Deus.

Do mesmo modo, devemos estar dispostos a falar claramente, especialmente quando houver uma oposição pública ao evangelho que esteja prejudicando espiritualmente uma pessoa potencialmente aberta. Mas, apesar da aparente nitidez da repreensão, devemos seguir o padrão de Paulo de ser "apropriado" em nossa oposição. Em outras palavras, devemos nos opor às pessoas apenas para resgatá-las.

vv.13-41. Leia a apresentação do evangelho de Paulo. O que você pode dizer do endereço sobre seu público-alvo? Como ele argumenta que o cristianismo é verdadeiro nas vv.16-25 e 31? O que ele diz que o coração do cristianismo está nos versos 26-37? Como ele os convida a responder nas vv.38-41?
Alguns salientaram que cada apresentação do evangelho em Atos tem quatro componentes básicos: a) as testemunhas do evangelho (seu argumento por credibilidade); b) o evangelho promete (sua relevância para nossas necessidades), c) os eventos do evangelho (sua mensagem do que Jesus fez), d) as condições do evangelho (como se apropriar disso). Lucas fornece três resumos da pregação do evangelho de Paulo. Aqui Atos 13, vemos ele se comunicando com judeus e tementes a Deus gentios. Dentro Atos 14, ouvimos sua mensagem para pagãos não educados e, em Atos 17, lemos um resumo de um sermão para filósofos e pagãos educados. É instrutivo ver as diferentes maneiras pelas quais as capacidades e crenças de sua audiência moldam a maneira como Paulo apresenta e defende o evangelho.
A AUDIÊNCIA
Em qualquer sinagoga fora da Judéia não teria sido uma combinação ofJews e gentios “tementes a Deus”, alguns dos quais tinham sido circuncidados andwere convertidos completos para o judaísmo, e outros dos quais (como Cornelius) teve adoptedmonotheism e da moralidade bíblica em maneiras gerais, mas não haviam se convertido. Hisaudience é nomeado de forma expilcitly na v.16. Mas é facilmente deduzido pelo próprio modo como o evangelho é apresentado e defendido. Qualquer pessoa na sinagoga respeitava a autoridade das Escrituras Judaicas, a Bíblia (Antigo Testamento). Isso é particularmente evidente nas vv.16-25, seu "argumento" inicial. Nas vv.16-25, Paul defende a verdade do cristianismo e, ao longo do tempo, assume que sua audiência já confia na Bíblia. Portanto, todos os seus argumentos vêm da Escritura.
O testemunho do Evangelho.
Paulo defende o cristianismo apelando a) para duas autoridades reconhecidas (as Escrituras e João Batista) eb) para testemunhar testemunha ocular. Por toda a vv.16-25 Paulo defende o cristianismo, enfatizando como Deus sempre tomou a iniciativa de graça na história de seu relacionamento com as pessoas. Deus "escolheu" os patriarcas judeus (v.17). Ele ficou com eles, mas apenas porque os pacientemente os “suportou” (v.18). Ele “deu” a eles todos os seus líderes e libertadores - primeiro Moisés (sem nome, mas aludido na v.17), depois os juízes, profetas e reis (v.20), especialmente Davi, o maior libertador de todos. A história de Israel, ele mostra que o favor de Deus nunca foi conquistado, sempre foi graciosamente dado e sempre mediado por grandes líderes que salvaram o povo pelo poder gracioso de Deus. É uma negação completa de que a salvação pode ser pela bondade, moralidade e religiosidade. Quando ele chega a Davi, ele imediatamente pula para Jesus e aponta para ele como filho de Davi (v.23), o “prometido” que havia sido predito. Então ele finalmente observa que João Batista credenciou Jesus como o Messias.
 Em tudo isso, Paulo está apelando às autoridades que seus ouvintes respeitavam. Ele usa essas autoridades para lembrá-las de que precisamos ser salvos pela graça por meio de grandes libertadores que Deus envia e, em seguida, lembra-lhes que a Bíblia previu um grande e final Salvador, que João Batista reconheceu como Jesus. Finalmente, na v.31, ele refere-se às testemunhas oculares da ressurreição de Cristo (como sempre fazia Pedro). Portanto, o caso de Paulo para o evangelho é: a) a vida e a morte de Jesus se encaixam na predição das Escrituras do Messias; b) o maior profeta, João Batista, reconheceu Jesus como o Messias; ec) temos evidências da realidade e da verdade da ressurreição corporal. de Cristo. É importante ver que os apóstolos nunca proclamaram o evangelho dizendo: "apenas creia porque disse isso" ou "apenas acredite porque será maravilhoso". Eles fizeram um argumento razoável para a verdade do evangelho.
O conteúdo do evangelho.
Agora nas vv.26-37, Paulo mostra que "o cristianismo é cristo". O foco não está em aprender, mas em si mesmo - em sua pessoa, vida, morte e ressurreição. Paulo compartilha a morte (vv.27-29) e a ressurreição (vv.30-32) de Cristo. Paulo primeiro mostra que Jesus foi condenado por pecados que não cometeu ("embora eles não tenham encontrado ... motivos, eles ... eles o executaram" v.28). A referência a Jesus morrer "em uma árvore" é uma conexão com a afirmação do Antigo Testamento de que uma árvore era um lugar de maldição divina (Dt.27: 26. Cf. Gál.3: 10). Assim, ele era o inocente sofrendo uma maldição pelos culpados. Então ele foi enterrado, mas ressuscitado. Paul de novo argumenta que a ressurreição do descendente de Davi foi prevista em Sl.2: 7, Isaiah 55: 3 e Sl.16: 10, onde Davi diz que Deus não deixará "o santo" decair. "Como pode ser isso, desde a decadência de Daviddid?", Pergunta Paul. Aqui estão as razões,  “portanto, deve ser que o Messias da linhagem de Davi lamentasse e nunca veria decadência” (v.36-37). Portanto, o coração da mensagem do evangelho não é que um professor veio nos mostrar como nos salvar, mas que um Salvador veio para morrer e ser criado por nós.
O compromisso com o evangelho.
Paulo agora dá aos ouvintes uma escolha muito característica dos escritos posteriores de Paulo (Romanos e Gálatas). Ele diz que em Jesus podemos receber o “perdão dos pecados”, que está disponível para “todo aquele que crê” (v.38-39). Depois, ele introduz sua famosa palavra “justificação” e insiste nessa crença na vida e na morte de Cristo. para nós, podemos ser "justificados", ou seja, "justos" ou justos diante de Deus. Isso é mais do que simples perdão - significa estar em um estado de aprovação e honra. Significa ser considerado, simplesmente - justiça e sem culpa. Então Paulo traz aviso. Ele diz que, ao obedecer à “lei de Moisés”, não podemos ser justificados por nossos pecados e, ainda mais, com Deus (v.39) e, finalmente, termina com uma declaração contundente de que aqueles que perderam a grande coisa que Deus fez em Cristo perecerão (v. 41)
De muitas maneiras, essa é uma apresentação do evangelho mais desenvolvida que vimos nas primeiras apresentações de Pedro. Aqui começamos a ter uma ideia de como o trabalho de Jesus nos salva e o que acontece quando cremos. E, no entanto, é o mesmo esboço do evangelho que vimos em todos os “sermões” desde Pentacostes. Existe o conteúdo do evangelho (morte e ressurreição de Cristo), o caso do evangelho (as Escrituras e as testemunhas oculares), as condições do evangelho (arrependimento e fé) ) Então, para aqueles que aceitam isso, há as promessas do evangelho (perdão e justificação). John Stott escreve:
“Paulo está [aqui] se dirigindo a Gálatas. Apenas alguns meses depois, ele escreverá sua carta aos gálatas. É muito impressionante que ele junte aqui ... cinco das grandes palavras que serão as pedras fundamentais de seu evangelho ... tendo se referido à morte de Jesus na árvore (29 cf. Gal.3: 10-13), ele continua em falar de pecado (38), fé, justificação (39) e graça (43).
5.vv.42-52. a) Por que os que rejeitam o evangelho o fazem? b) Por que aqueles que aceitam o evangelho o fazem?
a) Por que o evangelho é rejeitado.
As especificidades históricas dessa situação são essas. Tanto judeus como gentios responderam favoravelmente ao evangelho (v.42), mas quando o evangelho se estabeleceu na cidade, os membros judeus da sinagoga começaram a se afastar da mensagem cristã (v.45). Por quê? "Ciúme" diz Luke. Podemos lembrar que a mensagem de Paulo na sinagoga era principalmente para os judeus, falando sobre "nossos pais" (v.17) e mostrando que Jesus era o Cristo de Israel. Portanto, essa apresentação mostrou que a história do povo judeu era central para os propósitos salvadores de Deus para o mundo. Isso é muito honroso e lisonjeiro para o povo judeu, e certamente foi motivo de alegria. Mas no sábado seguinte, começou a surgir para os ouvintes judeus que a mensagem cristã é a seguinte: embora a salvação tenha chegado à etnia Israel, é agora para o mundo inteiro e todos os povos. Isso foi demais para eles aguentarem. (Considere quanto tempo levou para o resto dos apóstolos entender isso!) Isso explica as razões específicas para a rejeição do evangelho, neste caso. Mas há um princípio espiritual mais profundo acontecendo. Paulo diz a eles: "Vocês ... não se consideram dignos da vida eterna" (v.46). Paulo não está dizendo que os considera indignos da vida eterna. (Isso contradiz o ensino dele em outros lugares, a saber, que ninguém merece a vida eterna.) Ele diz que não se "consideram" dignos disso. A frase é uma reviravolta irônica. Os judeus encontraram a insolência do evangelho - sua oferta a todos, bons e maus, religiosos e pagãos -. O evangelho exige que os destinatários da vida eterna admitam que não são dignos dela, seja qual for o registro deles. Mas os judeus em PisidianAntioch se consideravam dignos demais para receber a vida eterna! Uma de suas histórias do evangelho é que a única maneira de ser digno (ou "adequado" a ele) é admitir que você é completamente indigno (ou impróprio para ele). Como os judeus antiochan se consideravam dignos da vida eterna, eles não eram dignos da vida eterna.
 Esta é uma condição e princípio universal. O evangelho é tão absolutamente livre que, como um escritor disse: “tudo o que você precisa é necessidade; tudo o que você precisa é de nada. ”Mas esse é o ponto muito difícil para as pessoas. Se não podemos admitir nossa necessidade e indignidade, não podemos receber a vida eterna.
b) Por que o evangelho é aceito.
 Embora os seres humanos devam aceitar a responsabilidade de rejeitar o evangelho quando o fazem, eles não podem assumir a responsabilidade de aceitá-lo quando o fazem. vv.48 nos diz por que algumas pessoas responderam ao evangelho, enquanto outras não. "Quando os gentios ouviram isso ... todos os que foram designados para a eterna vida creram." Não diz que "todos os que creram foram designados para a vida eterna", mas "todos os que foram designados para a vida eterna creram". Isso diz categoricamente que: se respondermos positivamente ao evangelho, é porque houve um “compromisso” prévio para nós. Vemos uma afirmação semelhante em Atos 16:14 - "Uma dessas pessoas ouvindo era uma mulher chamada Lydia ... O Senhor abriu seu coração em resposta à mensagem de Paulo". John Stott escreve:
Alguns comentaristas, ofendidos com o que consideraram um pré-capitalismo extremo nessa frase, tentaram de várias maneiras atenuá-lo. Mas o verbo grego tasso significa 'ordenar' (AV, RSV), às vezes no sentido de 'atribuir alguém a uma determinada classificação'. FFBruce refere-se à evidência de papiro de que significa 'inscrever-se' ou 'inscrever-se'; nesse caso, é uma referência ao 'Livro da Vida'. , não por mérito próprio. O inverso não é assim, no entanto. É significativo que, nesta mesma passagem, aqueles que rejeitaram o evangelho sejam considerados como tendo deliberadamente feito isso, porque não se consideraram dignos da vida eterna (46). (Stott, p. 227-228)
Muitas perguntas surgem sobre a “predestinação”, mas é melhor simplesmente descansar nos fatos úteis e claros apresentados aqui. Quando rejeitamos o evangelho, isso é feito dolorosamente. Não somos obrigados a fazê-lo - somos responsáveis pelo que temos feito. Mas se alguém aceita o evangelho, é porque Deus tem superado nossa hostilidade livremente escolhida (cf. João 6:44). Assim, depois que cremos que não temos ninguém para louvar, a não ser Deus (cf. I Cor.1: 26-31).

Nenhum comentário: