Semana 20 Atos 20: 1-38 Adeus a Éfeso
Introdução: Este capítulo conta como Paulo deixou Éfeso, onde ele havia morado por aproximadamente três anos. De particular interesse na “despedida do Anciãos efésios ”nas vv.17-38, porque a) é o único discurso ou endereço em Atos
que é entregue a uma audiência cristã eb) é o único discurso ou
especificamente aos líderes cristãos originais - anciãos ou bispos (v.17
e 28). Isso, portanto, mostra-nos quais foram as “palavras de encorajamento” que
Paulo costumava fortalecer igrejas jovens e novos líderes.
1. vv.1-16. Para onde Paulo estava indo quando partiu de Éfeso?
Por que ele seguiu uma rota tão indireta? Como foram esses
dificuldades realmente uma vantagem para Paulo e a igreja? o que
você aprende com você mesmo (cf. Gn 50, 20)?
Para onde ele estava indo?
Por cerca de três anos, Paulo fez de Éfeso a base para sua igreja evangelística e
ministério de plantação na Ásia Menor. Mas Lucas nos mostra que Paulo não pretendia
fique lá. Em 19:21 nos dizem que Paulo planejava voltar a Jerusalém e,
depois disso, vá para Roma. 16:16 também nos mostra que Jerusalém era seu objetivo, mas cedo
o capítulo 20 mostra que sua viagem a ele era continuamente interrompida e desviada
em desvios e atrasos. Por quê?
Por que ele seguiu uma rota tão indireta?
a) Primeiro, vemos que ele pretendia que fosse um pouco indireto, porque ele
queria combinar uma visita típica às igrejas da Macedônia e Grécia com
sua viagem para casa. v.2 nos diz “ele partiu para a Macedônia”, o que obviamente não é o
caminho mais direto para Jerusalém! Ele poderia ter ido direto para a costa da Ásia Menor
e navegou para casa. Mas ele pretendia ir para a Grécia e navegar para casa a partir daí
(v.3-ele estava prestes a navegar para a Síria) para poder visitar as igrejas que havia plantado.
O que isso nos mostra? Novamente nos mostra que o ministério de encorajamento é
absolutamente crucial, especialmente para os novos crentes. (Lembre-se do ministério de
Barnabus nos capítulos anteriores.) Novamente, temos a palavra grega paraklesis
(“Encorajamento”) usado duas vezes - Paulo encoraja os efésios (v.1) e depois vai
através de todas as igrejas fornecendo “muitas palavras de encorajamento”. Então aqui nós
aprendemos que o incentivo é um ministério tão importante que devemos deixar
nós mesmos somos muito incomodados para fornecê-lo. Tem uma prioridade.
b) Mas no caminho ele encontrou oposição e perigo, o que transformou a viagem em um
mais longo do que ele havia planejado. Ele chegou à Grécia e ficou por três meses,mas soube de uma conspiração contra ele. Como resultado, ele foi forçado a voltar
através da Macedônia, uma rota terrestre muito mais longa até seu destino (v.3). Depois na v.16
nos disseram que ele pretendia voltar para Éfeso, mas ele novamente teve seus planos
interrompido por uma trama relatada. Assim, ao final de tudo isso, “ele estava com pressa de
chegar a Jerusalém ”.
Por cerca de três anos, Paulo fez de Éfeso a base para sua igreja evangelística e
ministério de plantação na Ásia Menor. Mas Lucas nos mostra que Paulo não pretendia
fique lá. Em 19:21 nos dizem que Paulo planejava voltar a Jerusalém e,
depois disso, vá para Roma. 16:16 também nos mostra que Jerusalém era seu objetivo, mas cedo
o capítulo 20 mostra que sua viagem a ele era continuamente interrompida e desviada
em desvios e atrasos. Por quê?
Por que ele seguiu uma rota tão indireta?
a) Primeiro, vemos que ele pretendia que fosse um pouco indireto, porque ele
queria combinar uma visita típica às igrejas da Macedônia e Grécia com
sua viagem para casa. v.2 nos diz “ele partiu para a Macedônia”, o que obviamente não é o
caminho mais direto para Jerusalém! Ele poderia ter ido direto para a costa da Ásia Menor
e navegou para casa. Mas ele pretendia ir para a Grécia e navegar para casa a partir daí
(v.3-ele estava prestes a navegar para a Síria) para poder visitar as igrejas que havia plantado.
O que isso nos mostra? Novamente nos mostra que o ministério de encorajamento é
absolutamente crucial, especialmente para os novos crentes. (Lembre-se do ministério de
Barnabus nos capítulos anteriores.) Novamente, temos a palavra grega paraklesis
(“Encorajamento”) usado duas vezes - Paulo encoraja os efésios (v.1) e depois vai
através de todas as igrejas fornecendo “muitas palavras de encorajamento”. Então aqui nós
aprendemos que o incentivo é um ministério tão importante que devemos deixar
nós mesmos somos muito incomodados para fornecê-lo. Tem uma prioridade.
b) Mas no caminho ele encontrou oposição e perigo, o que transformou a viagem em um
mais longo do que ele havia planejado. Ele chegou à Grécia e ficou por três meses,mas soube de uma conspiração contra ele. Como resultado, ele foi forçado a voltar
através da Macedônia, uma rota terrestre muito mais longa até seu destino (v.3). Depois na v.16
nos disseram que ele pretendia voltar para Éfeso, mas ele novamente teve seus planos
interrompido por uma trama relatada. Assim, ao final de tudo isso, “ele estava com pressa de
chegar a Jerusalém ”.
Que vantagem foram essas dificuldades?
Certamente esses perigos foram muito angustiantes para Paulo e também muito frustrantes,
desde que seus planos e horários foram interrompidos continuamente. No entanto, do nosso
perspectiva, podemos ver várias maneiras pelas quais Deus usou todos os atrasos. a)
Geralmente, isso significa que as igrejas receberam muito mais "palavras de encorajamento"
de Paulo do que ele havia planejado (v.2) para dar a eles. Por exemplo, o magistral
“Adeus aos anciãos efésios” que ocupam a última parte deste capítulo
nunca foram entregues se os planos de Paulo se mantivessem. Deus simplesmente sabia que esses
as pessoas precisavam mais de Paulo do que ele próprio pensara. b) Particularmente, o
a cura milagrosa de Eutychus (v.7-12, veja abaixo) nunca teria ocorrido se
Paulo não havia retornado pela Macedônia. c) A maioria dos comentaristas acredita que
Paulo escreveu o livro de Romanos enquanto estava na Grécia nesta viagem. (Vejo
F.F. Bruce, pp.404-405 para algumas das evidências.) Então, talvez possamos atribuir
nossa posse desse importante trabalho aos atrasos que deram a Paulo tempo para
escrever.
Em Gênesis, os irmãos de José o venderam como escravo no Egito e, como resultado, ele
levantou-se para ser um grande líder que salvou sua família e a nação. Quando ele
confronta-os, ele diz: "você quis dizer isso para o mal, mas Deus fez isso para o bem".
(Gn 50: 20). Que afirmação! Não atenua a má intenção e a pecaminosidade
de suas ações, mas insiste que os propósitos amorosos de Deus não podem ser frustrados pelo
eles. Do mesmo modo, os inimigos de Paulo foram usados por Deus para o bem. este
Paulo não poderia ter sido algo que Paulo podia ver do seu ponto de vista na época,
mas podemos ver do nosso. Quando nossos planos de vida dão errado, nós
lembra das palavras de José e da vida de Paulo?
Certamente esses perigos foram muito angustiantes para Paulo e também muito frustrantes,
desde que seus planos e horários foram interrompidos continuamente. No entanto, do nosso
perspectiva, podemos ver várias maneiras pelas quais Deus usou todos os atrasos. a)
Geralmente, isso significa que as igrejas receberam muito mais "palavras de encorajamento"
de Paulo do que ele havia planejado (v.2) para dar a eles. Por exemplo, o magistral
“Adeus aos anciãos efésios” que ocupam a última parte deste capítulo
nunca foram entregues se os planos de Paulo se mantivessem. Deus simplesmente sabia que esses
as pessoas precisavam mais de Paulo do que ele próprio pensara. b) Particularmente, o
a cura milagrosa de Eutychus (v.7-12, veja abaixo) nunca teria ocorrido se
Paulo não havia retornado pela Macedônia. c) A maioria dos comentaristas acredita que
Paulo escreveu o livro de Romanos enquanto estava na Grécia nesta viagem. (Vejo
F.F. Bruce, pp.404-405 para algumas das evidências.) Então, talvez possamos atribuir
nossa posse desse importante trabalho aos atrasos que deram a Paulo tempo para
escrever.
Em Gênesis, os irmãos de José o venderam como escravo no Egito e, como resultado, ele
levantou-se para ser um grande líder que salvou sua família e a nação. Quando ele
confronta-os, ele diz: "você quis dizer isso para o mal, mas Deus fez isso para o bem".
(Gn 50: 20). Que afirmação! Não atenua a má intenção e a pecaminosidade
de suas ações, mas insiste que os propósitos amorosos de Deus não podem ser frustrados pelo
eles. Do mesmo modo, os inimigos de Paulo foram usados por Deus para o bem. este
Paulo não poderia ter sido algo que Paulo podia ver do seu ponto de vista na época,
mas podemos ver do nosso. Quando nossos planos de vida dão errado, nós
lembra das palavras de José e da vida de Paulo?
2. vv.7-12. Por que a história de Luke é tão detalhada? Como os detalhes nos dizem
sobre o que aconteceu com Eutychus? Que evidência há de que Lucas
está descrevendo uma ressurreição, não uma ressuscitação? O que aprendemos
aqui sobre adoração cristã primitiva?
Por que essa conta é tão detalhada?
Este é um relato de testemunha ocular, porque temos aqui uma "passagem de nós" (v.7)
indicando que Lucas estava presente. Como resultado, ele pinta uma imagem muito detalhada de
o que aconteceu.
Como os detalhes nos dizem o que aconteceu?
Primeiro, somos informados de que Eutychus era uma neanias (v.9), que é um termo geral para
jovem, mas o v.12 o chama de pais que geralmente é usado por alguém de 10 a 15 anos.
Segundo, somos informados o suficiente sobre as condições da reunião para explicar como ele
adormeceu.
sobre o que aconteceu com Eutychus? Que evidência há de que Lucas
está descrevendo uma ressurreição, não uma ressuscitação? O que aprendemos
aqui sobre adoração cristã primitiva?
Por que essa conta é tão detalhada?
Este é um relato de testemunha ocular, porque temos aqui uma "passagem de nós" (v.7)
indicando que Lucas estava presente. Como resultado, ele pinta uma imagem muito detalhada de
o que aconteceu.
Como os detalhes nos dizem o que aconteceu?
Primeiro, somos informados de que Eutychus era uma neanias (v.9), que é um termo geral para
jovem, mas o v.12 o chama de pais que geralmente é usado por alguém de 10 a 15 anos.
Segundo, somos informados o suficiente sobre as condições da reunião para explicar como ele
adormeceu.
Houve uma reunião noturna, ainda à meia-noite (v.7), e foi
uma longa reunião, na qual Paulo perseguiu “sem parar” v.9 - uma atitude incomumente sincera
descrição de um pecado ministerial comum! Lucas também menciona que havia
“Muitas” lâmpadas de óleo entrando naquele aposento, criando uma atmosfera abafada. O fato
que Eutychus estava sentado no parapeito da janela indica que ele estava
lutando contra a tendência de adormecer e se mudou para a janela para conseguir
ar fresco. Como confirmação dessa percepção, vemos que ele “estava afundando em um
sono profundo ”, uma forma verbal que é progressiva, mostrando que foi um processo demorado.
Ele adormeceu e caiu no chão a partir do terceiro andar, e quando eles correram
até ele, para buscá-lo, ele estava morto (v.9). Paulo desceu e imediatamente
jogou seu corpo no corpo do garoto e o abraçou e disse: "não tema! Ele é
vivo! ”(v.10). É uma visão muito emocionante.
Que evidência temos de que Lucas foi um milagre e não uma ressuscitação?
a) Primeiro, Lucas diz que quando ele foi apanhado, ele estava morto. O NEB
traduções diz que ele foi “apanhado como morto”, porque os tradutores pensam que
isso não foi um milagre. Mas o texto grego simplesmente não diz isso. Diz que ele estava
morto. b) Segundo, Lucas, um médico, foi testemunha ocular do evento, e ele
declara-o morto. c) Terceiro, a ação de Paulo com o menino é fortemente
remanescente de Eliseu ressuscitar o garoto morto em II Reis 4: 32-33. Os paralelos são
óbvio. Muitos acreditam que as referências à prostração de Paulo sobre Eutíquo
descrever a ressuscitação boca a boca, mas Eliseu fez a mesma ação física,
e foi uma ressurreição, não uma ressuscitação. d) Por último, devemos perguntar por que Lucas
registraria um mero erro e ressuscitação? Este é outro dos milagres
que Lucas fornece para nos mostrar que Paulo era o instrumento de Deus.
descrição de um pecado ministerial comum! Lucas também menciona que havia
“Muitas” lâmpadas de óleo entrando naquele aposento, criando uma atmosfera abafada. O fato
que Eutychus estava sentado no parapeito da janela indica que ele estava
lutando contra a tendência de adormecer e se mudou para a janela para conseguir
ar fresco. Como confirmação dessa percepção, vemos que ele “estava afundando em um
sono profundo ”, uma forma verbal que é progressiva, mostrando que foi um processo demorado.
Ele adormeceu e caiu no chão a partir do terceiro andar, e quando eles correram
até ele, para buscá-lo, ele estava morto (v.9). Paulo desceu e imediatamente
jogou seu corpo no corpo do garoto e o abraçou e disse: "não tema! Ele é
vivo! ”(v.10). É uma visão muito emocionante.
Que evidência temos de que Lucas foi um milagre e não uma ressuscitação?
a) Primeiro, Lucas diz que quando ele foi apanhado, ele estava morto. O NEB
traduções diz que ele foi “apanhado como morto”, porque os tradutores pensam que
isso não foi um milagre. Mas o texto grego simplesmente não diz isso. Diz que ele estava
morto. b) Segundo, Lucas, um médico, foi testemunha ocular do evento, e ele
declara-o morto. c) Terceiro, a ação de Paulo com o menino é fortemente
remanescente de Eliseu ressuscitar o garoto morto em II Reis 4: 32-33. Os paralelos são
óbvio. Muitos acreditam que as referências à prostração de Paulo sobre Eutíquo
descrever a ressuscitação boca a boca, mas Eliseu fez a mesma ação física,
e foi uma ressurreição, não uma ressuscitação. d) Por último, devemos perguntar por que Lucas
registraria um mero erro e ressuscitação? Este é outro dos milagres
que Lucas fornece para nos mostrar que Paulo era o instrumento de Deus.
O que aprendemos sobre a adoração cristã primitiva?
a) Esta é a primeira referência que temos que os cristãos se reúnem semanalmente no domingo
(“O primeiro dia da semana” v.7) para adoração, não no sábado como os judeus. Se nós
maravilha - por que nos encontrar na noite de domingo? - devemos lembrar que naquele período pré-cristão
domingo de cultura não era um "dia de folga", e como muitos dos primeiros cristãos
escravos e servos, eles não estariam livres para se encontrar de manhã. b)
Segundo, naquele dia eles “quebraram o pão”, o que significava que ambos comiam juntos,
e, nesse contexto, celebrou a Ceia do Senhor. (Ver Atos 2: 42 - onde “quebrar
o pão ”é claramente um ato de adoração cristã.) c) Terceiro, vemos que a pregação
fazia parte do serviço. À primeira vista, parece que foi um
sermão enormemente longo - ele falou até a luz do dia (v.11)! Mas John Stott aponta
que a palavra traduzida como "falou" nas v.7 e 9 é a palavra dialegomai - para "diálogo"
ou discutir. E, portanto, além do ensino, teria havido muito
mais como um “estudo bíblico” no qual havia perguntas e respostas e compartilhamento
de insights e experiências. Mas a palavra na v.11 para o discurso de Paulo é homileo
(de onde vem a palavra antiga "homilia" ou "sermão"). Este foi um sustentado
sermão.
As implicações disso são importantes. Devemos combinar a Palavra e
Sacramento da Ceia do Senhor juntos em adoração. Algumas pessoas insistem que isso
significa que devemos ter comunhão toda vez que pregamos a Palavra. Mas isso é um
passagem descritiva, não uma passagem que estabelece diretrizes e regras.
No entanto, devemos concordar com um equilíbrio. As igrejas "altas" enfatizam tradicionalmente sacramento e menosprezar a “homilia” ou a pregação - as igrejas “baixas” fazem isso
ao contrário. Aqui vemos a igreja primitiva combinada.
a) Esta é a primeira referência que temos que os cristãos se reúnem semanalmente no domingo
(“O primeiro dia da semana” v.7) para adoração, não no sábado como os judeus. Se nós
maravilha - por que nos encontrar na noite de domingo? - devemos lembrar que naquele período pré-cristão
domingo de cultura não era um "dia de folga", e como muitos dos primeiros cristãos
escravos e servos, eles não estariam livres para se encontrar de manhã. b)
Segundo, naquele dia eles “quebraram o pão”, o que significava que ambos comiam juntos,
e, nesse contexto, celebrou a Ceia do Senhor. (Ver Atos 2: 42 - onde “quebrar
o pão ”é claramente um ato de adoração cristã.) c) Terceiro, vemos que a pregação
fazia parte do serviço. À primeira vista, parece que foi um
sermão enormemente longo - ele falou até a luz do dia (v.11)! Mas John Stott aponta
que a palavra traduzida como "falou" nas v.7 e 9 é a palavra dialegomai - para "diálogo"
ou discutir. E, portanto, além do ensino, teria havido muito
mais como um “estudo bíblico” no qual havia perguntas e respostas e compartilhamento
de insights e experiências. Mas a palavra na v.11 para o discurso de Paulo é homileo
(de onde vem a palavra antiga "homilia" ou "sermão"). Este foi um sustentado
sermão.
As implicações disso são importantes. Devemos combinar a Palavra e
Sacramento da Ceia do Senhor juntos em adoração. Algumas pessoas insistem que isso
significa que devemos ter comunhão toda vez que pregamos a Palavra. Mas isso é um
passagem descritiva, não uma passagem que estabelece diretrizes e regras.
No entanto, devemos concordar com um equilíbrio. As igrejas "altas" enfatizam tradicionalmente sacramento e menosprezar a “homilia” ou a pregação - as igrejas “baixas” fazem isso
ao contrário. Aqui vemos a igreja primitiva combinada.
3. Compare as versões 17 e 28. O que aprendemos sobre como os primeiros
igreja foi governada a partir desses versículos?
Primeiro, aprendemos a forma de ministério em equipe do governo da igreja primitiva. A igreja em
Éfeso era liderado por uma equipe de líderes, não por um único ministro ou
executivo. Estes são os "anciãos" e "superintendentes" - palavras plurais, é claro. John
Stott (que é episcopal) deduz disso que “não há mandado bíblico
seja para a banda de um homem (um pastor tocando todos os instrumentos do
orquestra) ou para uma estrutura hierárquica ou piramidal na igreja local (uma única
pastor empoleirado no ápice da pirâmide). Nem sequer está claro que cada um dos
os anciãos estavam encarregados de uma igreja doméstica individual. É melhor diluí-los como um
equipe, algumas talvez com a visão de igrejas domésticas, mas outras com especialistas
ministérios de acordo com seus dons, e todos compartilhando o cuidado pastoral da igreja de Cristo.
rebanho. Hoje precisamos recuperar esse conceito de equipe pastoral na igreja.
Segundo, aprendemos a forma não hierárquica do governo da igreja primitiva. Lá
são três palavras importantes que todos se referem igualmente aos líderes dos efésios
igreja - a palavra presbyteroi (v.17), episkopoi (v.28) e poimenoi (v.28). A palavra
presbyteroi, do qual a palavra "presbiteriano" vem, significa "anciãos" - maduros
e sábio. A tradução da NVI da palavra "episkopoi" na v.28 é "superintendentes" -
supervisores em autoridade. Mas a palavra "superintendentes" mascara a importação do
frase. "Episkopoi", de onde vem a palavra episcopal, significa "bispos".
Por fim, a palavra poimenas, traduzida como "pastor", significa "pastor". Agora
O que isto significa? Significa que nesta igreja os bispos, os presbíteros e os
pastores eram todos do mesmo grupo. Não há conceito de anciãos que se sentam como uma espécie de
conselho de supervisão, mas que não pastorina pessoas. Nem existe o conceito de um
pastor que é pago pelos anciãos para fazer todo o seu ministério. Também não há
indicação de que os bispos eram de “posição mais alta” do que os pastores de posição mais alta
do que idosos.
igreja foi governada a partir desses versículos?
Primeiro, aprendemos a forma de ministério em equipe do governo da igreja primitiva. A igreja em
Éfeso era liderado por uma equipe de líderes, não por um único ministro ou
executivo. Estes são os "anciãos" e "superintendentes" - palavras plurais, é claro. John
Stott (que é episcopal) deduz disso que “não há mandado bíblico
seja para a banda de um homem (um pastor tocando todos os instrumentos do
orquestra) ou para uma estrutura hierárquica ou piramidal na igreja local (uma única
pastor empoleirado no ápice da pirâmide). Nem sequer está claro que cada um dos
os anciãos estavam encarregados de uma igreja doméstica individual. É melhor diluí-los como um
equipe, algumas talvez com a visão de igrejas domésticas, mas outras com especialistas
ministérios de acordo com seus dons, e todos compartilhando o cuidado pastoral da igreja de Cristo.
rebanho. Hoje precisamos recuperar esse conceito de equipe pastoral na igreja.
Segundo, aprendemos a forma não hierárquica do governo da igreja primitiva. Lá
são três palavras importantes que todos se referem igualmente aos líderes dos efésios
igreja - a palavra presbyteroi (v.17), episkopoi (v.28) e poimenoi (v.28). A palavra
presbyteroi, do qual a palavra "presbiteriano" vem, significa "anciãos" - maduros
e sábio. A tradução da NVI da palavra "episkopoi" na v.28 é "superintendentes" -
supervisores em autoridade. Mas a palavra "superintendentes" mascara a importação do
frase. "Episkopoi", de onde vem a palavra episcopal, significa "bispos".
Por fim, a palavra poimenas, traduzida como "pastor", significa "pastor". Agora
O que isto significa? Significa que nesta igreja os bispos, os presbíteros e os
pastores eram todos do mesmo grupo. Não há conceito de anciãos que se sentam como uma espécie de
conselho de supervisão, mas que não pastorina pessoas. Nem existe o conceito de um
pastor que é pago pelos anciãos para fazer todo o seu ministério. Também não há
indicação de que os bispos eram de “posição mais alta” do que os pastores de posição mais alta
do que idosos.
Devemos tomar cuidado para não usar esta única passagem para rejeitar e condenar todos
formas contemporâneas de governo da igreja. De fato, esta passagem mostra que o
A igreja efésica operava de maneira diferente em algum grau do que a presbiteriana,
Igrejas episcopal e católica. Devemos lembrar que esta é uma descrição
passagem, não uma passagem tentando estabelecer todas as diretrizes para o governo da igreja.
Talvez outras igrejas tivessem outras abordagens ao governo. Mas nós podemos aprender
princípios gerais importantes. a) Deve haver ministério em equipe na igreja. b)
Não devemos pagar cerca de uma ou duas pessoas para pastorear. c)
O governo e a disciplina na igreja não devem pertencer a um indivíduo autocrático.
líder.
formas contemporâneas de governo da igreja. De fato, esta passagem mostra que o
A igreja efésica operava de maneira diferente em algum grau do que a presbiteriana,
Igrejas episcopal e católica. Devemos lembrar que esta é uma descrição
passagem, não uma passagem tentando estabelecer todas as diretrizes para o governo da igreja.
Talvez outras igrejas tivessem outras abordagens ao governo. Mas nós podemos aprender
princípios gerais importantes. a) Deve haver ministério em equipe na igreja. b)
Não devemos pagar cerca de uma ou duas pessoas para pastorear. c)
O governo e a disciplina na igreja não devem pertencer a um indivíduo autocrático.
líder.
4. vv.18-36. Faça uma lista dos deveres específicos que Paulo recomenda
Os líderes cristãos devem fazer: a) exemplo, e / ou b) direção.
Por exemplo:
Primeiro, ele pregou (v.20). Isso é primário - as pessoas precisam da verdade, e ele
comunicou a eles.
Segundo, ele pregou tudo o que seria útil para você (v.20). Ele não apenas
pregar o que o excitou ou intrigou - mas ele escolheu e preparou todos os seus
ensinando às necessidades pessoais das pessoas. Isso não significa que ele apenas deu
eles o que eles queriam, mas sim o que eles precisavam.
Terceiro, ele ensinou essa verdade de duas maneiras: "ambos--"
a) Publicamente em ambientes de grandes grupos, cultos e assim por diante.
b) De casa em casa, provavelmente tanto em ambientes domésticos informais quanto
“Igrejas domésticas”, que são como nossos pequenos grupos.
Quarto, ele pregou para judeus e gentios, procurando não negligenciar ninguém
grupo, mas incluir todos na comunidade do rei.
Quinto, ele “se formou nas maiores” - arrependimento e fé (v.21), sobre graça e
reino (v.24-25).
Sexto, por outro lado, ele não “hesitou em declarar a você toda a vontade de
Deus ”(v.27). Isso não pode significar "tudo o que Deus sabe" ou mesmo "tudo no
Bíblia". (Lembre-se de que ele escolheu o que era útil - v.20). Mas juntamente com o
termo “não hesite” e “sou inocente do seu sangue”, vemos que Paulo quer dizer que ele
não se conteve com as coisas difíceis e os aspectos difíceis do
evangelho, bem como as bênçãos e recompensas gloriosas. Ele não revestiu doces o que
o evangelho requerido.
Os líderes cristãos devem fazer: a) exemplo, e / ou b) direção.
Por exemplo:
Primeiro, ele pregou (v.20). Isso é primário - as pessoas precisam da verdade, e ele
comunicou a eles.
Segundo, ele pregou tudo o que seria útil para você (v.20). Ele não apenas
pregar o que o excitou ou intrigou - mas ele escolheu e preparou todos os seus
ensinando às necessidades pessoais das pessoas. Isso não significa que ele apenas deu
eles o que eles queriam, mas sim o que eles precisavam.
Terceiro, ele ensinou essa verdade de duas maneiras: "ambos--"
a) Publicamente em ambientes de grandes grupos, cultos e assim por diante.
b) De casa em casa, provavelmente tanto em ambientes domésticos informais quanto
“Igrejas domésticas”, que são como nossos pequenos grupos.
Quarto, ele pregou para judeus e gentios, procurando não negligenciar ninguém
grupo, mas incluir todos na comunidade do rei.
Quinto, ele “se formou nas maiores” - arrependimento e fé (v.21), sobre graça e
reino (v.24-25).
Sexto, por outro lado, ele não “hesitou em declarar a você toda a vontade de
Deus ”(v.27). Isso não pode significar "tudo o que Deus sabe" ou mesmo "tudo no
Bíblia". (Lembre-se de que ele escolheu o que era útil - v.20). Mas juntamente com o
termo “não hesite” e “sou inocente do seu sangue”, vemos que Paulo quer dizer que ele
não se conteve com as coisas difíceis e os aspectos difíceis do
evangelho, bem como as bênçãos e recompensas gloriosas. Ele não revestiu doces o que
o evangelho requerido.
Primeiro, ele diz a eles para vigiarem a si mesmos (v.28). Ele sabiamente coloca isso em primeiro lugar.
Eles não podem guardar e nutrir a vida espiritual de outras pessoas se não o fizerem primeiro.
com eles mesmos!
Segundo, ele diz para eles vigiarem ... todo o rebanho ”. A palavra "vigiar"
ea caracterização da igreja como um “rebanho” aponta para o trabalho crucial da
pastor para proteger as ovelhas indefesas dos predadores. No contexto de todas as
ênfase no ensino da Palavra de Deus com precisão e coragem (v.28) e
útil e praticamente (v.20), Paulo deve se preocupar com os "lobos" que são
falsos mestres, que “distorcem a verdade” (v.30). Então eles estão sendo orientados a guardar
a doutrina da igreja. Lembre-se - isso significa que eles devem ver que a Bíblia
é ensinado com precisão e utilidade. (Deve ser possível ser preciso e
inútil)
Terceiro, ele diz para eles serem pastores da igreja ... que ele comprou com seus próprios
sangue. [Aliás, este é um dos lugares mais diretos e impressionantes da Bíblia
onde Jesus é chamado de "Deus" - porque a igreja foi comprada com o sangue de Deus.]
Essa direção pode ser parafraseada, “valorize e valorize as ovelhas”. Isso significa que eles
não são simplesmente distribuir informações boas e corretas, mas cuidar com ternura e
pessoal para o povo, lembrando seu valor para Jesus. Afinal - se ele estivesse
disposto a dar do seu sangue sacrificialmente, por que você não pode dar a eles do seu tempo
e energia sacrificialmente
5. vv.18-36. Faça uma lista dos traços de caráter específicos que Paulo
insta os líderes cristãos a terem, a) exemplo e / ou b)
direção.
Por exemplo:
Primeiro, ele não é covarde. Observe como duas vezes ele diz que não "hesita" em
ministrar a palavra (v.20 e v.27). Ele sabe que está destinado à morte, mas ele
não se importa (v.24).
Segundo, ele não é arrogante. Ele fala diretamente de sua "humildade", mas depois elabora
sobre o que ele quer dizer quando diz que ministrou “com lágrimas” (v.19 e v.31). Isto é
impressionante - seu povo sabia que ele não os “advertiu” e os ensinou porque ele era um
"Conheça tudo", mas porque ele os amava apaixonadamente e estava disposto a
sacrifique tudo em seu benefício.
Terceiro, ele não é ganancioso. (v.33-34) Estava claro para todos que ele não estava no ministério
para o dinheiro. Ele também foi um exemplo de generosidade positiva para com os outros (v.35).
Por direção:
Ele os instrui a crescer através da Palavra de Deus. Ele diz para eles crescerem
a palavra da graça que é capaz de edificá-lo (v.32). Este é um notável
descrição do evangelho, o ensino apostólico. Quando vamos à Bíblia, vemos
a) trata-se da graça como tema central eb) tem vitalidade para crescer e construir
nós espiritualmente.
Considere que essas características podem ser aplicadas a qualquer pessoa que esteja "liderando"
ou cuidar de mais alguém na comunidade cristã. Eles são
requisitos em qualquer nível. Você precisa deles se estiver tentando ajudar um
novo cristão crescer, ou apoiar uma pessoa que está sofrendo, ou liderar
um pequeno grupo - e também se você está liderando uma igreja inteira. Como está
você está fazendo com eles?
insta os líderes cristãos a terem, a) exemplo e / ou b)
direção.
Por exemplo:
Primeiro, ele não é covarde. Observe como duas vezes ele diz que não "hesita" em
ministrar a palavra (v.20 e v.27). Ele sabe que está destinado à morte, mas ele
não se importa (v.24).
Segundo, ele não é arrogante. Ele fala diretamente de sua "humildade", mas depois elabora
sobre o que ele quer dizer quando diz que ministrou “com lágrimas” (v.19 e v.31). Isto é
impressionante - seu povo sabia que ele não os “advertiu” e os ensinou porque ele era um
"Conheça tudo", mas porque ele os amava apaixonadamente e estava disposto a
sacrifique tudo em seu benefício.
Terceiro, ele não é ganancioso. (v.33-34) Estava claro para todos que ele não estava no ministério
para o dinheiro. Ele também foi um exemplo de generosidade positiva para com os outros (v.35).
Por direção:
Ele os instrui a crescer através da Palavra de Deus. Ele diz para eles crescerem
a palavra da graça que é capaz de edificá-lo (v.32). Este é um notável
descrição do evangelho, o ensino apostólico. Quando vamos à Bíblia, vemos
a) trata-se da graça como tema central eb) tem vitalidade para crescer e construir
nós espiritualmente.
Considere que essas características podem ser aplicadas a qualquer pessoa que esteja "liderando"
ou cuidar de mais alguém na comunidade cristã. Eles são
requisitos em qualquer nível. Você precisa deles se estiver tentando ajudar um
novo cristão crescer, ou apoiar uma pessoa que está sofrendo, ou liderar
um pequeno grupo - e também se você está liderando uma igreja inteira. Como está
você está fazendo com eles?
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