terça-feira, janeiro 14, 2020



INTRODUÇÃO DOS CAPÍTULOS 4 - 7







Os três primeiros capítulos de Atos nos mostram o enorme poder e recursos dado à igreja. Primeiro, há o treinamento intensivo de 40 dias do líderes fundadores - os apóstolos - pelo Cristo ressuscitado. Depois, há o doação do Espírito Santo. Finalmente, temos uma figura em Atos 2: 42ss. do o tremendo amor e alegria experimentados pela igreja primitiva. Tudo está bem. Mas agora em Atos 4-7, há um histórico ininterrupto de perseguição e oposição e hostilidade para com a igreja.

“Se o ator principal na história de Atos 1 e 2 é o Espírito Santo, [agora] o ator principal ... quase parece ser Satanás. Verdade que ele é identificado apenas uma vez pelo nome, mas sua atividade pode ser discernida o tempo todo. ” (Stott, p.88).





INTRODUÇÃO AO CAPÍTULO 4






Quem são os saduceus que causam tantos problemas para a igreja primitiva, tanto capítulo 4: 1 e no capítulo 5:17? Esses homens não eram apenas mais um partido da Fariseus - eles eram algo muito diferente. De fato, não seria muito longe dizer que os saduceus eram os "liberais" e os fariseus os "Conservadores". Teologicamente, os saduceus não acreditavam em uma ressurreição ou vida após a morte, e eles também não procuraram um Messias. Eles pensaram que o A era messiânica havia começado quando os macabeus lideraram uma revolução por muitos anos antes. Em outras palavras, eles viram o reino de Deus estritamente terrestre, político, termos humanísticos. Como não procuraram uma vida após a morte, concentraram-se em indo bem nesta vida, e eles cooperaram com os romanos e tomaram posições no governo colonial. Por outro lado, os fariseus eram um partido forte entre os "professores da lei". Eles eram muito legalistas conservadora e muito mais classe média do que os saduceus. Eles não aprovar a cooperação com os romanos, eles acreditavam na Bíblia muito literalmente e esperava um Messias e uma vida após a morte







O que aprendemos sobre a descrença com a reação dos saduceus, governantes, anciãos e mestres da lei em contraste com a reação do povo?

Primeiro, aprendemos que a perseguição aos cristãos é pelo menos esperada e provavelmente inevitável. Duas passagens que confirmam isso (mas são muito angustiantes!) São II Timóteo 3: 12 e Mateus 5: 10-12. Paulo escreve: “Você sabe tudo sobre… o perseguições que eu sofri. De fato, todo mundo que quer viver uma vida divina em Cristo Jesus será perseguido. ”As duas últimas bem-aventuranças de Jesus (de nove) são para aqueles que são perseguidos. Ele escreve: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça ... Bendito seja você quando as pessoas o insultam, te perseguir e dizer falsamente todo tipo de mal contra você por minha causa ... ” As bem-aventuranças de Jesus são todas descrições dos crrsitas. (Todos nós devemos ser “Puro de coração”, “misericordioso”, “pacificadores”.) Assim, Paulo e Jesus ensinam que os cristãos serão perseguidos.






Segundo, essa descrição de perseguição deve ser colocada ao lado de Atos 2:47 que os primeiros cristãos “desfrutaram do favor de todo o povo” e Atos 4:22 que “todos o povo estava louvando a Deus pelo que havia acontecido ”e que“ muitos que ouviu a mensagem acreditar, e o número de homens cresceu para cerca de 5.000 " (4: 4). Em outras palavras, como igreja, ambos estavam sofrendo forte perseguição e desfrutando de enorme popularidade e amplo suporte. Eles eram ambos atraente e crescente, mas odiado e atacado. Esta descrição dos primeiros a igreja nos corta de duas maneiras. Se, por um lado, não experimentamos ataques ou perseguição por nossa fé, significa que simplesmente estamos sendo covardes. Nós não somos assumindo riscos em nossa testemunha, não estamos sendo ousados. Por outro lado, se nós experimentar ataques sem uma fecundidade e atratividade concomitantes (ou seja, se tivermos muita perseguição e nenhuma afirmação), pode significar que estamos sendo perseguidos por serem severos, insensíveis ou estridentes. Jesus disse que só seja abençoado se formos perseguidos "por causa da justiça". É bastante possível (de fato, é muito normal) que os cristãos sejam perseguidos não por seus fé, mas pela falta de cortesia, insensibilidade e falta de carinho e respeito suas relações com os outros. Cristãos insensíveis e severos terão perseguição mas não elogios. Cristãos covardes terão elogios, mas não perseguições. A maioria Os cristãos (cuja caminhada com Deus é fraca) na verdade não recebem nenhum! Mas os cristãos quem estiver mais próximo de Jesus receberá os dois, como ele fez. Há pelo menos outra coisa que aprendemos sobre a perseguição e a descrença. isto é extremamente interessante ver que os saduceus liberais e os conservadores professores da lei (fariseus) estão completamente unidos em sua oposição à Evangelho. Eles não tinham quase nada em comum intelectualmente. Suas próprias posições eram diametralmente opostos e hostis um ao outro. No entanto, agora eles estão unidos em seu ódio ao cristianismo. Isso nos diz que a descrença não é, no embaixo, uma coisa inteligente - é uma coisa visceral. As pessoas são hostis a Cristianismo por razões completamente diferentes e contraditórias. (por exemplo, alguns dizem que é muito difícil, outros que é muito fácil. Alguns dizem que isso coloca muita ênfase no moral, alguns dizem que isso não é suficiente.) As pessoas se apegam a qualquer argumento intelectual possível para se defender das reivindicações de Cristo. Pois esse é o verdadeiro problema - as reivindicações exclusivas de Cristo (veja Atos 4:12) intimidar todos.

O que é particularmente preocupante para os líderes sobre os apóstolos (v.7, 13-14) e
que ligação existe entre esse sofrimento e a rejeição do evangelho?
mensagem?
A preocupação deles é “com que poder ou que nome você fez isso?” E que o
os pregadores do evangelho são “homens comuns e sem escolaridade” (v.13). O que é
particularmente preocupante para os líderes é que os apóstolos presumiram ser
professores públicos de religião e moral sem as credenciais apropriadas. Isso é
altamente, altamente ofensivo para eles. Esta não é apenas uma percepção desses antigos
grupos de pessoas. Em geral, a classe média alta e as classes altas colocam longe

mais peso em graus e acreditação profissional do que as massas de
pessoas trabalhando. Isso ocorre porque as pessoas que “conseguiram” foram para
grandes esforços para frequentar as escolas certas e obter as credenciais adequadas. Eles
tendem a se sentir superiores às massas de pessoas que estão abaixo delas. Na sua
visão de mundo, linhagens e conquistas são tudo. Assim, eles olham para o
discípulos, “homens comuns” e vêem perdedores no grande jogo competitivo de
vida. Então eles dizem, na v.7: “quem você pensa que é, para ensinar as pessoas sobre
religião? Nós conquistamos esse direito - você não. ”O evangelho assalta seus
toda a maneira meritocrática de pensar sobre a vida.
Mas o mais preocupante para eles é o fato de que esses "homens comuns" são ambos
corajoso / confiante e altamente dinâmico e eficaz. Eles são especialmente
espantado com a coragem de Pedro e João. Como pessoas sem o
linhagem e credenciais têm essa confiança? Eles ficaram "surpresos" que
eles tinham. Eles não o mereceram (como o fizeram) - então, como eles poderiam tê-lo?
Mas a razão pela qual ficaram surpresos foi porque não compreenderam o
Evangelho. O evangelho é que o registro passado de alguém nunca é primitivo (está cheio de
egoísmo, orgulho e pecado) e que, portanto, “homens comuns” podem ser salvos e
escolhido e presenteado por Deus para o serviço. Pedro e João têm essa confiança
porque eles receberam sua posição com Deus e sua posição em Sua
serviço tudo pela graça.
Então aprendemos que, em geral, os poderosos e influentes são mais confusos e
ameaçada pelo evangelho do que as massas de pessoas. Em pessoas de influência e
status, existe uma resistência particularmente forte à ideia de que somos salvos
completamente pela graça.

vv.8-12. Que evidência e argumentos são usados ​​por Pedro em sua defesa? o que
é a resposta dos líderes?
Os líderes estão preocupados com esse enorme desafio à sua autoridade.
Aqui estão homens sem credenciais proclamando a soberania de um homem (Jesus) que
os líderes religiosos rejeitaram e mataram. Se as pessoas continuarem ouvindo
isso, o poder dos líderes acabou. Então eles atacam o direito de Peter de ser publicamente
“Ensinar o povo” (v.2) e desafiar sua autoridade como porteiros
do discurso religioso público. Então eles perguntam "com que poder ou qual nome você
fazer isso? ”Peter responde astutamente e com ousadia.
Primeiro, Pedro se concentra na cura do homem aleijado, que ele chama de “um ato
de bondade ”. O próprio fato e presença do homem curado, é claro, é
evidência de que algum tipo de enorme poder e autoridade estava presente no
apóstolos. Então, levantando o aleijado curado, eles estão dizendo: "bem, nós
obviamente, temos poder para fazer o que estamos fazendo, por isso é apenas uma questão de
determinar sua fonte. ”Segundo, Peter fornece essa fonte. "É pelo nome
de Jesus ... que este homem esteja curado ”(v.10). Novamente, isso é difícil de refutar.
Jesus vinha fazendo esses milagres completamente autenticados


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