domingo, janeiro 12, 2020

ATOS 3: o primeiro milagre


to see this, compare three places where Peter tells people how to receive Christ. (Acts 2:38and Acts 16:31 are both responses to the same direct question--”what shall we do?”)Acts 2:38 -“Repent and be baptized in the name of Christ for the forgiveness of sins”Acts 3:19 -“Repent and turn to God”Acts 16:31 -“Believe in the Lord Jesus Christ, and you will be saved...”Notice that Peter says in one place “repent and turn”, but another place “believe”, indicatingthat turning from and toward is always involved in saving faith. (Also, we should notice thatPeter does not insist on water baptism in Acts 3 and Acts 16, which is evidence that Peter wasusing baptism as a “syndoche” figure of speech in which a physical act represents a spiritualact.)b) Peter promises three things as results of receiving Christ. First, he promises that your sinswill be wiped out (v.19b). The Greek word used here is exaleipho, which means to wash offand obliterate without a trace. It means our sins are gone to God, as if they had never beencommitted. Second, he promises that times of refreshing will come from the Lord (v.19c).The Greek word anapsyxis means relief or re-energysing. It means that God will not simplywipe away our sins legally, but he will infuse his Spirit and power in us actually. Notice, inrelation to this second item, that Peter says Christ “blesses” us by “turning you from yourwicked ways” (v.26). So again we see that God’s blessing is not simply forgiveness, but achanged life. He will change our character, heart, and behavior with an infusion of his power.“Wiping out of sins” is always accompanied by joy of heart (“refreshment”) and change of life“turn from wicked ways”.Third, he promises that Jesus will return to restore everything, as hepromised long ago (v.20). This means that Christians do not only hope for their individual,personal restoration of soul. We also can look forward to the complete restoration of theuniverse--materially, so that all sickness, death, disease and decay will be healed, and spiritually,so that all confusion, evil, hate, and sin will be healed. The Greek word for “restoration” meansliterally “regeneration”. In other words, through Jesus, not just people will be born again, but allof nature itself will be born again! So the Christian is not only concerned with helping people bespiritually healed, but we are also concerned with facilitating psychological, social, and physicalhealing as well.5. Summarize what can we learn about evangelism and witness from PeterThere are many things that could be said here. Any group of students will probably find endlessinsights. Here are just a few.a. Peter capitalizes on opportunities for witness whenever he smells “openness”. He see herethat the people are amazed at the healing, so he uses their interest as a bridge into thegospel. In Acts 2 he did the same thing with the Pentacostal worship. Granted that theseare very spectacular, but the principle is a universal. We too must look for times of

Atos 3:1-26

Pedro apresenta o evangelho

1.     O que é surpreendente a respeito da cura do homem coxo? O que ela nos diz sobre como Deus trabalha em nossas vidas?

Lucas escreve que muitos sinais e maravilhas aconteciam através dos apóstolos (2:43) e agora, nos dá um exemplo concreto disso. Algumas coisas para repararmos nesta história:

- Demonstra a historicidade do que aconteceu.  O comentário sobre “a hora nona” é um detalhe que é marca de um relato de testemunho ocular. Lendas não contem estes detalhes desnecessários.

- Demonstra o poder de Deus. A doença física não era uma lesão passageira, mas algo congênito, severo e permanente, “um homem coxo desde o ventre” (3:2).

-Demonstra que o Messias veio. Esta é uma profecia cumprida. Isaias disse que quando o Messias viesse o coxos iriam saltar como os cervos (Is 35:6), e é isto que este homem faz “andando e saltando” (3:8).  O salto é uma imagem viva  e maravilhosa e também é uma marca do testemunho ocular.

- Demonstra o primeiro princípio da obra de Deus em nossas vidas - que o poder divino vem num ato de fé, não antes.  Pedro toma o homem coxo pela sua mão direita e o ajuda a levantar, mas somente quando ele está de pé é que sente que seus pés e artelhos se firmaram. Isto é algo interessante para reparar que ele não sentiu o poder antes de ficar de pé, mas quando ele ficou. Ele tinha concordado em tentar ficar de pé antes de ser curado. O poder de Deus vem para nós enquanto obedecemos, não antes.

-Demonstra o segundo princípio da obra de Deus em nossas vidas – que geralmente começamos buscando algo menor do que aquilo que Deus quer nos dar. Tudo que o homem queria era dinheiro (3:3), mas ele ganhou a cura física (3:8) e provavelmente salvação (4:14 indica que o homem agora permanece na companhia dos discípulos). Mesmo assim, uma pessoa normalmente vai até Deus apenas para buscar ajuda com um problema ou atrás de forças num tempo de necessidade ou  em busca de perdão por algum pecado que cometeu- mas, quando viemos até o verdadeiro Deus, Ele termina realizando mudanças ainda maiores em nossas vida que poderíamos vislumbrar.



“Imagine-se como uma casa viva – você pede para Deus para fazer alguns reparos. A princípio, Ele  começa cuidando de alguns vazamentos no telhado e logo Ele está batendo nas paredes causando uma dor que parece não fazer sentido. O que Deus está fazendo? Ele está construindo uma casa diferente da que você imaginou. Você pensou num puxadinho, Ele pensou num palácio” – C.S.Lewis

-Demonstra que Deus usa vidas transformadas para que levar outros a ouvirem o evangelho. Isto é por que a partir da mudança real e clara na vida de um homem (3:10), uma multidão se reuniu e ficou aberta para ouvir o evangelho (3:11-12).



2.     Quais são os fatos essenciais que Pedro nos fala sobre Jesus?

Quais são as três evidências que ele nos dá sobre estes fatos?

Pedro prove uma clara visão compreensiva da pessoa e da obra de Jesus.

Primeiro, a pessoa de Cristo. Ele aponta para a divindade de Jesus quando ele o chama de o Santo e o Justo (3:14).

Segundo, ele mostra o sofrimento e morte de Jesus  dizendo que Cristo haveria de sofrer (3:18)

Terceiro,  ele declara que Jesus ressuscitou dos mortos (3:15) e virá outra vez para restaurar todas as coisas (3:20-22) e isto é porque Ele está vivo e assim pode enviar seu poder em nossas vidas (3:16).

A evidência é tanto objetiva como subjetiva.



Objetivamente, Pedro diz que somos testemunhas disto (3:15), falando sobre a ressureição física. Este é um testemunho de um evento histórico- um relato de uma testemunha ocular. Então, Pedro não nos deixa com um apelo puramente emocional ou pragmático: ele não diz que sabe que ele esta vivo porque ele mora no meu coração. Mas, por outro lado, ele nos dá uma evidência subjetiva, ele aponta para as vidas transformadas. “é pelo nome de Jesus e a fé que veio através dele que ela cura chegou até o coxo” (3:16). Evidência da vida transformada ou da cura não pode por si mesma provar que Jesus é real, por outro lado, o argumento objetivo não persuade toda pessoa. Precisamos da combinação dos dois.

3.     Como Pedro prova a partir da Bíblia que Jesus é o Messias? Onde Pedro aprendeu tudo isto? Qual é a importância de ver a centralidade de Cristo no Velho Testamento?

A exposição de Pedro do Antigo Testamento é Cristocêntrica Ele diz que Deus falou sobre Jesus através de todos os profetas (3:18). Ele diz que Jesus é cumprimento de todas as profecias sobre o servo sofredor (3:13,.18 cf. Is 53) e é o cumprimento da predição de um profeta final feita por Moisés (3:22-23 cf. Dt 18:15,18,19) e é o rei davidico (3:24 cf. At 2:30 cf. Sl 132:11) e é a semente prometida de Abraão (3:25-26 cf. Gn 12:3, 22:18). Esta é uma visão espantosa, Pedro mostra que toda figura maior (Davi, Moisés, Abraao) era realmente um tipo ou uma sombra de Cristo. Jesus é o verdadeiro profeta, o maior Moisés, que nos traz a verdade numa forma que ninguém poderia. Jesus é o verdadeiro rei, o maior Davi, nos libertando e governando num modo que ninguém poderia. E Cristo é o a verdadeira benção para o mundo, a criança de Abraão em quem todas as nações encontrarão salvação (3:25). Claro que o Espírito capacitou Pedro de modo único devido seu apostolado. Mas, sua compreensão maravilhosa do Antigo Testamento revela que o Jesus ressuscitado deve ter treinado bem seus discípulos em Bíblia e teologia. Realmente temos um retrato do curriculum que Jesus ensinou seus discípulos nestes últimos quarenta dias (Lc 24:44-49) Este foi o assunto principal que Jesus mostrou, como que literalmente tudo no Antigo Testamento – a lei, os salmos, a história, cada profeta, sacerdote, rei e herói- era realmente sobre ele.

Qual é a importância de ver Jesus no Antigo Testamento? Se não vemos Jesus por trás de tudo na Bíblia, então iremos ler cada personagem apenas como exemplos morais, ficaremos carregados de culpa! Mas, eles não são só isto. São figuras do nosso Salvador- e quando os vemos desta maneira, podemos aprender a ter esperança e como a graça de Deus trabalha, e assim somos motivados a partir da esperança e da graça para viver como deveríamos. Por exemplo, se Davi, na luta com Golias fosse apenas um exemplo moral, então seria esmagador. Davi nos ensinaria que devemos tomar grandes tarefas sem medo. Um duro exemplo para seguir! Mas, se Davi nos aponta para Cristo, vemos que Davi era o campeão- aquele que lutava representando todo um povo, então sua vitória era a vitória de todos. Ele arriscou sua vida e salvou todo o povo. Isso aponta para Jesus, que deu a sua vida e salvou todo o povo. Como nosso representante, sua vitória é a nossa vitória. Então, Davi se torna primeiro uma figura da nossa salvação pela graça. E também nos ajuda a entender por que Deus continuar usando ele apesar de seus fracassos! Era para o bem seu maior Filho que Deus poderia usar Davi como um mini-campeão. Então, fortalecidos por este vivido e comovente novo retrato do evangelho, podemos nos voltar para Davi como nosso exemplo. Ele foi um redentor ungir, e traves do verdadeiro Redentor ungido, nós também podemos assumir riscos, confiar em Deus, e salvar os outros.

4.     Como Pedro conta aos seus ouvintes que devem fazer pare receber a Cristo? Compare isto com o que ele conta aos ouvintes em Atos 2? O que ele diz que serão os resultados de receber a Cristo?

O coração do que Pedro faz está em 3:19, onde ele menciona duas coisas. Primeiro, ele diz que devemos nos arrepender. Temos que lembrar que arrependimento (metanoia) significa mais do que tristeza sobre os pecados- ele significa literalmente uma mudança de mente. Arrependimento é mudar toda abordagem de uma pessoa em relação a Deus e a vida com base e através da obra e mérito de Jesus e não com base  e através de nossa obra e nosso mérito.  A segunda coisa é que devemos nos voltar para Deus. Esta é outra forma de dizer acreditar, é uma excelente maneira de evitar um erro comum. Assim como muitas pessoas pensam que arrependimento é apenas uma tristeza pelo pecado, muito pensam que crer é uma concordância intelectual. Mas a fé salvífica não é simplesmente concordar que Jesus morreu, mas realmente ir até Deus com confiança baseada na morte de Jesus. A fé que salva é uma real mudança e nos leva a Deus para o buscarmos, o conhecermos, o amarmos e o servirmos.

 Então, como está em At 2:38, o verdadeiro arrependimento e a verdadeira fé nunca podem permanecer sozinhos. Arrepender-se é voltar-se de um caminho e seguir em direção ao outro.  O arrependimento é a volta e a fé é seguir. São apenas dois lados da mesma moeda, o verdadeiro arrependimento não pode coexistir sem uma verdadeira fé e vice-versa.  

Vemos isto claramente em Atos 2:38, 3:19 e 16:31.

Pedro promete três coisas como resultados das pessoas que recebem Jesus. Primeiro, ele promete que nossos pecados serão apagados. (3:19b). A palavra grega usada aqui é exaleipho, que significa lavar sem deixar traço. Isto mostra que nossos pecados se foram para Deus, como se nunca tivéssemos cometido. Segundo, ele promete que tempos de refrigério virão do Senhor (3:19c). A palavra grega anapsyxis significa alívio ou reenergizamento. Significa que Deus não apenas vai apagar nossos pecados legalmente, mas vai nos dar o Espírito e poder em nós realmente. Note, em relação ao segundo item, que Paulo diz que Cristo nos abençoa em nos apartando de nossa maldade (3:26). Então, de novo, vemos que as bençãos de Deus não são simplesmente perdão, mas uma vida transformada. Ele vai mudar nosso caráter, coração e comportamento com uma infusão do seu poder. Apagando nossos pecados é sempre acompanhado da alegria do coração (refrigério) e da mudança de vida das nossas maldades. Terceiro, ele promete que Jesus vai voltar e restaurar todas as coisas, como Ele prometeu (3:20) Isto significa que os cristãos não esperam apenas pela restauração pessoal ou individual de suas almas. Podemos também ansiar pela restauração de toda a criação, onde toda a doença não mais existirá.  A palavra grega para restauração é regeneração. Em outras palavras, através de Jesus, não apenas pessoas vão nascer de novo, mas toda a criação vai nascer de novo!



5.     Resumindo o que podemos aprender sobre evangelismo e testemunho de Pedro.

Pedro aproveita as oportunidades para testemunhar quando ele vê uma abertura. Aqui, ele vê que as pessoas estão maravilhadas com a cura, então, ele usa o interesse delas como uma ponte para o evangelho. Em Atos 2, ele fez a mesma coisa a partir do Pentecoste. Devemos olhar estes momentos e aproveitar para compartilhar o evangelho.

Pedro se adapta a sua audiência. Ele se identifica com os judeus aqui os chamando de irmãos (3:17), e usa as Escrituras de maneira extensiva, já que as Escrituras eram reconhecidamente uma autoridade para eles. Do mesmo modo, temos que ter cuidado em conhecer as pessoas que estamos tentando alcançar, compartilhar a vida com eles o máximo que pudermos, e  buscar pontos e autoridades que eles respeitam para fazer o nosso caso em favor do evangelho.

Pedro mostra uma combinação  de respeito  e simpatia equilibrada com franqueza e força. Repare que em 3:17, ele toma um tom suave, mostrando respeito por suas dúvidas, mostra quão facilmente podemos estar distraídos  e quão difícil é fazer uma escolha acertada em relação ao evangelho. Por outro lado, ele não diz que é porque eram ignorantes, então nos os considera como culpados ou responsáveis  por sua descrença. Ele, ainda, os chama para o arrependimento (3:19)- isto mostra que eles não eram também inocentes. Ele é extremamente categórico ao dizer que aquele que não ouvir a ele será tirado fora do seu povo (3:23). Então, Pedro mostra tanto gentileza como franqueza.




Nenhum comentário: