terça-feira, maio 11, 2004

aprendendo com o Rick.

Estou lendoUMA IGREJA COM PROPOSITOS, algumas coisas do livro são complexas demais outras estranhas demais para nossa tradição de culto. Mas coisas bem simples são fundamentais... .e fica sempre aquela impressão diante da obviedade das suas palavras: Por que não pensei nisso antes?

Eis alguns extratos do livro:

Ainda que esteja usando a palavra “visitantes”, não os chamamos assim na nossa comunidade. Nós os chamamos de “convidados”. O termo “visitante” indica que eles não estão aqui para ficar. O termo “convidado” indica que esta é uma pessoa que deve ser alvo de toda atenção possível par ela se sinta à vontade.
....
Dê uma boa vinda que relaxe as pessoas. As primeiras palavras do púlpito indicam o direcionamento do culto. Cada semana, um dos nossos pastores diz alguma coisa assim: “Bem-vindo ao domingo na Igreja Saddleback! Estamos felizes em tê-lo aqui. Se você está aqui pela primeira vez, queremos que se sinta à vontade, relaxe e desfrute do culto que nós planejamos para você”.
Faça com que as pessoas saibam que elas devem desfrutar do culto. Diga que elas não vão ter que falar nada para ninguém ou fazer algo que possa envergonhá-las....

....
Acredito que um dos maiores problemas com os evangélicos é que estamos fazendo as coisas ao contrário: nós nos levamos muito a sério, mas não levamos Deus tão a sério assim! Ele é perfeito, nós não. É mais do que coincidência que as palavras humor e humildade tenham a mesma raiz. De qualquer forma se você aprender a rir de si mesmo, sempre terá bastante motivo para dar muita risada.
...
Uma musica perde seu poder de testemunho se as pessoas não pensam no que estão cantando. Mas as musicas podem ser uma podem ser uma poderosa testemunha para os crentes quando as pessoas que as cantam sentem no coração o que estão cantando.
....
Gostamos das canções antigas porque elas nos trazem lembranças emocionais que mexem conosco. Existem canções que trazem automaticamente lagrimas aos olhos, porque elas me lembram de momentos espirituais importantes que vivi. Mas essas canções não possuem o mesmo impacto nos não-crentes ou mesmo em outros crente, porque eles não compartilham de minhas memórias.
...
...a maioria das canções de adoração efetivas é compostas de musicas cantadas diretamente para Deus. Esta é a adoração bíblica. A força de muitas canções de adoração contemporâneas é que elas são centralizadas em Deus, em vez de serem centralizadas no homem.
...
Quando os crentes cantam juntos em harmonia, é criado um senso de intimidade, mesmo quando existe um grande numero de pessoas. Essa intimidade impressiona os sem-igreja, que podem sentir que algo de bom está acontecendo, mesmo que eles não consigam explicar o que é.
...

Nenhum comentário: