terça-feira, maio 25, 2004

HABITOS para nossa salvação

"E é isto que eu peço; que o vosso maor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, a fim de poderdes discernir o que mais convém, para que sejais puros e irreprováveis no dia de Cristo, na plena maturidade do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo para a glória de Deus." Fp. 1,9-11.

A vida nossa é um soma de hábitos, eles desmonstram o que há de mais verdadeiro em nosso ser, mais do que nossas palavras nossas ações é que são o maior testemunho daquilo que queremos para nossa vida. Para a salvação de nossa vida é importantíssimo que desenvolvamos hábitos de salvação. Lendo o livro Ministério com Propósitos de Doug Fields, descobri essa verdade e alguma ajuda para a gente descobrir que hábitos são esses?

Hora silenciosa com Deus
Acompanhento de outros crentes.
Bíblia ( memorização)
Intregração com a igreja.
Texto bíblico (estudo)
Oração pessoal e intercessória.
Servir a Deus com ofertas e dízimos.

Hora silenciosa com Deus.
É muito importante uma hora silenciosa com Deus em nossa vida, lembra do Senhor te quero, aquela música, ela começa falando que "Eu te busco, te procuro óh Deus, no silêncio Tu estás", Deus pode falar no meio da multidão, mas a intimidade sempre exige de nós um momento a sós, um momento onde o podemos ver luz para nossos problemas, pois a luz de Cristo é que vemos a luz para nossa vida(Sl 36,10), descansar nos braços do Nosso Pai, deixar sobre nossa preocupação, porque Ele é quem cuida de nós (I Pe 5,7). Estimula-se aqui não apenas um periodo devocional diário particular, mas a criação de um diário pessoal honesto para um crescimento espiritual(I Pe. 5,6 e Sl 51,19).

Acompanhamento de outros crentes.
As preocupações deve ser como uma familia mesmo, Paulo nos ensina isso claramente que já não somos mais estranhos uns aos outros, nem marinheiros de primeira viagem, somos concidadãos dos santos e "membros da família de Deus"( Ef. 3,10). Não há ilhas na igreja, apenas todos têm que ir para o céu, nossa vida é entrega pela vida dos outros( I Jo 3,16).
"Dou-vos um mandamento novo: que vos amei uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros." Jo 13,34-35.

Bíblia (memorização)
A palavra decorar quer dizer saber de coração, a Bíblia fala que a boca fala aquilo que o coração está cheio, nada melhor que encher esse vaso de imagens e paixões com a Palavra de Deus para que sempre que transbordar possa transbordar a consolação e a esperança da nossa vida, "estando sempre pronto a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede" (I Pe. 3,15).
"Conservei tuas promessas no meu coração para não pecar contra ti" Sl. 119,11.

Integração com a igreja
O salmista diz que ficou alegre quando disseram que ele iria para igreja, a igreja deve ser mesmo um lugar de alegria pois ali o Senhor da nossa redenção e vida e tantas coisas mais que Ele nos dá habita e vai ser adorado(Sl 27,4). O reino de Deus é paz, justiça e alegria, é um lugar de pessoas semeam a paz, que são justificadas por Cristo e alegres pela óleo de alegria que desce dos Céus (Hb 12,14). A finalidade é que "a multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. Ninguem considerava exclusivamente seu o que possuia, mas tudo entre eles era comum".( At.4,32)

Texto Biblico (estudo)
"Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama"( Jo 14,21). Cristo nos fala a amar a sua Palavra que Ele é também, a Palavra de Deus é o próprio Cristo, seu estudo é ouvir aquilo que Deus tem para falar em nossa vida, sua prática é fazer aquilo que Deus tem para realizar em nossa vida( Tg.1,22). Temos que ter prazer naquilo que sai da boca do nosso Deus(Sl 1,2) porque "o justo se algre com o Senhor e nele se abriga"(Sl 64,11), para termos esse abirgo em Deus temos que aprofundar nossa raízes em seu conhecimento, a palavra fidelidade e fé vem de fidelio que é amizade, sem amizade com Deus, sem passarmos um tempo com ele (habito no.1) e sabermos aquilo que Ele tem para nos falar, não podemos ter raízes profundas e frutificar.(Cl.2,6-7).

Oração Pessoal e Intercessória.
Falar com Deus e interceder pela nossa comunidade não há benção maior que Deus, nossos dons dever ser consagrados ao serviço uns dos outros (I Pe 4,10). A oração é o desejo mais puro do nosso ser e nada mais pode ser mais eficaz que usar esse desejo puro de benção sobre a nossa vida para pedir e agradecer a Deus que ajude não só a nós mas ao nossos irmãos (Ef.4,12-13). A oração pessoal é a comunhão com Deus, e a oração intercessória é levar nossa comunhão fraterna aos ouvidos de Deus.

Servir a Deus com nossas ofertas e dízimos.
É nossa obrigação e nossa oblação, é um direito nosso mas também é um dever, somos por demais abençoados por Deus para não estender nossos braços para semear em sua Obra. Não somos aquilo que querermos ser, somos aquilo que semeamos, se semeamos na Obra de Deus, nosso coração estará dando terra para o nascimento de um arvore cheia de vida (Pv. 3,9-10). Honrar a Deus é reconhecer que nada temos que não nos foi dado por ele( "um homem nada pode receber a não ser que lhe tenha sido dado do céu" Jo 3,27).

Justiça, paz e alegia (Rm 14,17)

Allen

Nenhum comentário: