segunda-feira, maio 03, 2004

O que não é uma igreja com Propósitos
Carlito M. Paes

Este texto é dedicado aos líderes de diversos lugares do Brasil: Nossa oração e esperança é que seu interesse pelo tema "Propósitos" venha abençoar muito sua vida e ministério; estamos trabalhando com muita dedicação para que isto aconteça.
O fato de você desejar saber mais sobre isso, demonstra claramente seu interesse no crescimento de sua igreja, de alcançar os sem-igreja de sua comunidade, o que julgamos ser algo muito importante, porque a nossa missão é alcançar pessoas e torná-las parte do núcleo de discípulos de Jesus.

Este artigo nasceu da grande procura de líderes, que começaram a nos contatar para conhecer um pouco da experiência que temos vivido aqui em São José dos Campos, nossos sucessos e fracassos na implantação da visão de uma igreja com propósitos. Temos reproduzido diversos materiais procurando manter a fidelidade dos originais, ao mesmo tempo fazendo um trabalho de adaptação à realidade brasileira e temos realizado muitos treinamentos tanto em nossa igreja como fora dela. Nossa agenda é extensa e estaremos em diversos lugares do Brasil este ano.

Nós não cremos que a visão de uma igreja com propósitos é a única visão bíblica disponível para as igrejas, acreditamos sim, que Deus hoje está mobilizando muitos líderes e igrejas ao redor do mundo para fazer coisas fantásticas e impactarem o mundo.
Assim, cremos é que a visão de uma ICP vem de Deus, e por isso está dando certo no mundo inteiro, levando novas e antigas igrejas a encontrarem seu caminho junto a suas comunidades.

Você está lendo constantemente sobre o que "é" uma igreja com Propósitos, sendo assim gostaria de citar aqui o que "não é" uma igreja com Propósitos...

1. Não é simplesmente ser uma igreja contemporânea

Ser Igreja com Propósitos não é ser contemporânea. É ser bíblica e eterna. Os 5 propósitos da igreja como nos foram entregues por Jesus Cristo no Grande Mandamento e na Grande Comissão são eternos, e nunca ficarão ultrapassados. Eles não são um modismo. Qualquer igreja que falha em cumprir os propósitos que Jesus estabeleceu para a igreja, falha em cumprir sua missão como igreja!

2. Não é exclusivamente ter um alvo evangelístico

Há literalmente milhares de variedades de Igrejas com Propósitos (ICP): ICPs étnicas, ICPs de grupos lingüísticos, até mesmo ICPs para cowboys, solteiros, artistas, e ICPs para surfistas. Há ICPs para todas as gerações (Geração "X", Geração "Milênio", etc.) e elas estão localizadas em todas as partes ao redor do mundo em mais de 100 países diferentes. Sua igreja com propósito será singular também!

3. Não é somente ter um culto sensível ao interessado não crente

ICPs estão comprometidas com o propósito do evangelismo (um dos cinco propósitos do Novo Testamento para a igreja), não com um método particular de evangelismo ou culto. Elas realizam evangelismo em diferentes formatos, atingindo o coração das pessoas.

4. Não é o seu estilo de culto

Não importa se o seu estilo de culto é tradicional, contemporâneo, country, carismático, multi-sensorial, ou casual. O que importa é que ele combine com as pessoas que você está tentando alcançar para Cristo. É indispensável que você conheça sua comunidade para elaborar um culto que venha a alcançá-la.

5. Não é o seu tamanho

ICPs existem em todos os tamanhos e formas. A estratégia da ICP se concentra em equilíbrio, saúde e força, não em tamanho ou forma. Não existe nenhuma relação entre o tamanho e a força de uma igreja. ICP é uma ênfase na saúde eclesiástica, não um programa de super-igrejas. Igrejas dirigidas por propósitos bíblicos são saudáveis, e organismo saudável cresce, porém esse crescimento deve ser analisado de acordo com a região onde sua igreja está.

6. Não é a sua localização

ICPs são encontradas em todos os tipos de locais: zonas rurais, cidades pequenas, áreas de subúrbio, áreas urbanas e centros de cidades. Como mencionado antes, há ICPs em todos os lugares ao redor do mundo. Não importa o lugar onde ela está plantada, ela precisa, sim, é ser conhecida pela comunidade que você espera alcançar.

7. Não é a denominação à qual você pertence

Hoje ICPs existem em mais de cem diferentes denominações e associações de igrejas evangélicas em todo o mundo!

Aproveite ao máximo o material que disponibilizamos aqui, assim como toda a literatura disponível sobre esse empolgante assunto. Todos os que estamos envolvidos com esse ministério temos um objetivo comum, ver o reino de Deus crescer, firmado nos Propósitos da Palavra de Deus!