segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Kant: Analítica dos Conceitos




A analítica dos conceitos é distinta da analítica dos princípios.




Princípios são aqueles pelos quais as categorias se aplicam. Os princípios vão dizer sobre o sujeito. Tudo que for objeto de juízo empírico objetivo te que ser matematizável. Condição para que se possa formular juízo empírico objetivo. o que está em S tem que ser quantificável.


O predicado que está na qualidade, vai dizer sobre o conteúdo do termo, dizendo que ele deva ter um grau.


A forma do juízo categórico vai dizer sobre a substância, lembrando que é uma relação, mas substância quer remeter a permanência no tempo. O princípio se constitui em toda mudança, a substância é permanentemente igual a uma constância.


Hipóteticos, leva-nos a causalidade regrando que toda alteração conforma-se à lei de conexão entre causa e efeito. É o dar-se conta de uma alteração no tempo. A lei não é uma descoberta empírica , mas uma construção que organiza. Causalidade é um sintético a priori.


Disjunção é a crença que todas as subtâncias estão em relação de reciprocidade supondo que há interação.


Possibilidade e impossibilidade é uma possibilidade temporal e não lógica. É o possível , o que concorda com as condições formais da experiência.


Existência e não existência: mostra-se como real , mas. não de modo necessário do ponto de vista das condições gerais da experiência.


Locke encontrou elementos a priori na experiência, mas tentou derivá-los da própria experiência. Contra o empirismo, há princípios anteriores à experiência. Contra o racionalismo, que esses conceitos são puramente formais.


.


Categorias: são conceitos de um objeto em geral mediante os quais a sua intuição é considerada determinada no tocante a uma das funções lógicas dos juízos B128


Num juízo categórico, o sujeito dve ser pensado como substância com permanência no tempo, tem que ser quantificável e para qual se predicarão um grau.




Analitica dos Princípios


uso transcendental da razão- usar as categorias sem a experiência dos objetos.




uso transcendental do entendimento, implica intuição, logo, implica experiência sendo legítimo.




Categorias - regras de uso


doutrina da capacidade de julgar é como aplicamos as categorias aos multiplos da experiência.


Conteudo das categorias é que são relações, relações que usam síntesis.












Nenhum comentário: