quinta-feira, dezembro 08, 2011

As histórias do Natal: Onde e quando Jesus nasceu?



Pensar na história do nascimento de Jesus é pensar na história bíblica. No primeiro livro da Bíblia, seu nascimento já recebe uma profecia logo no terceiro capítulo. A história de Jesus é uma realidade daquilo que estava como sombra no Primeiro Testamento.

Nesta semana, vamos pensar por que Ele teve de nascer em Belém?

O motivo está ligado a descendência de Davi, porque Deus tinha feito uma promessa ao rei sobre sua descendência - 2Rs  23:1-. Como também, aparecem em 1Sm 16:1, Mq 5:1.  E mais abrangente, os textos  de Am 9,11, Ez 37,24, Jr. 30,9,


Maria grávida entra em peregrinação, como Rebeca- Gn 25, 24


Quando Jesus nasceu?

Com certeza, Ele não nasceu dia 25 de dezembro. Para alguns,  data em dezembro é uma adaptação do séc. IV, em  Roma se celebrava o solstício do inverno em homenagem ao Deus Saturno, o Deus sol. Nos documentos da história da igreja, a consolidação da data está associada a Epifania, a festa mesma de Saturno, ou também chamada de NATALIS INVICTI,  há um genuíno documento de Hipolito do ano de 205 d.C., muito antes da ligação igreja-estado romano, que fala do nascimento em 25 de dezembro. A data foi estabelecia para a evangelização de uma região pagã da Armenia.


  Dezembro na Judéia é um mês frio e chuvoso, não haveria pastores cuidando de seus rebanhos e muito menos a chance de um casal com uma mulher grávida viajar  num rigído inverno.

Alguns estudiosos colocam a data como se  fosse na primavera  ou mesmo no outuno palestino, mas jamais no inverno. No século II d.C., Clemente de Alexandria, na Stromata I,21 colocou a data do nascimento de Jesus em 20 de maio.  Entretanto, o próprio Clemente testifica que os basileus celebravam a natividade em 10 ou 6 de janeiro. 

Outra questão é o ano do nascimento, há um consenso que não ocorreu no ano zero, que na verdade, Herodes morreu no ano 4 a.C., então, alguns historiadores colocam o nascimento em uma data aproximada de 7 a.C.- 4 a.C..

A Estrela de Belém e os Reis Magos?

Nenhum comentário: