quinta-feira, dezembro 01, 2011

As histórias do natal

A história de Maria.

A história de Maria começa antes mesmo de ela nascer. Bem antes, em Adão e Eva no jardim, quando Deus fala que da semente da mulher haveria de vir alguém, está lá em Gn. 3:15.

A promessa era que o salvador haveria de nascer de uma mulher. O estranho é que o resto do Primeiro Testamento coloca a semente do homem como fruto da promessa, e aqui, aparece apenas a mulher sem qualquer menção ao esposo. Paulo parece repetir os termos em Gl. 4:4.

Em Is. 7:14, é o texto mais profético em direção ao nascimento de Jesus, ali há  os personagens que mais adiante haverão de surgir na história: a virgem, o menino chamado Emanuel.

Essas duas passagens vieram a vida na história narrada em Mt. 1.18-25 e Lc. 1. 26-35. Maria foi uma jovem virgem que concebeu Jesus a partir de um milagre do Espírito Santo.

Algumas estórias:

1. Um nascimento anormal de Jesus, que Ele não teria nascido de modo natural ou normal, como por exemplo, Maria deu a luz sem dor. - Mq.5:2-3

2. O fato de Maria permanecer virgem até sua morte. Não encontra respaldo bíblico, embora alguns pais da igreja, até mesmo Lutero, Calvino, Wesley terem concordado com a idéia. Algumas razões, a 1. é que o matrimônio sem intimidade sexual se consistiria em pecado, Mateus 1.25, diz que eles não tiveram relações até que ela deu a luz e 3. as escrituras falam em irmãos e irmãs de Jesus, filhos naturais de Maria com seu esposo José.

3. Acreditar no nascimento virginal não implicar acreditar na deidade de Jesus, os Testemunhas de Jeová, acreditam no nascimento virginal, mas acreditam que Jesus é na verdade a encarnação do arcanjo  Miguel.

4. O pecado não está apenas na linhagem masculina. Para alguns teólogos católicos, a semente do pecado estaria na linhagem masculina, então, a não-participação masculina é que faria de Jesus sem pecado. O argumento vai ainda um pouco mais longe e busca criar uma natureza sem pecado para a própria Maria, o que é contraditório ao que ela própria diz nas escrituras (Lc. 1:46-47 e  2:22-24). Jesus nasceu sem pecado, não por causa de qualquer qualidade de Maria, mas por obra do Espírito Santo de Deus.






Nenhum comentário: