terça-feira, dezembro 20, 2011

4 desafios para a vingança



Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

Mateus 5:38-44





O mal não é negado por Jesus neste texto, o que Ele nega é a retaliação. A lei mosaica foi colocada para ser aplicada pelos juízes - Ex. 19-. Ela era um limitador da vingança, a pena seria apenas sobre o prejuízo devendo ser passada pela avaliação judicial. 

Neste texto, Jesus coloca 4 males que podem ser sofridos, conforme ensina John Stott em Contracultura Cristã: 

1. agressão física e moral - a agressão descrita por Jesus tem mais um caráter de vergonha que sofrimento físico.

2. levando a justiça - agressão que a pessoa malvada busca prejudicar a outra.

3. obrigar a um serviço- a agressão está em fazer algo sem que seja sua obrigação

4. desfalcando quantia financeira- a agressão está em tomar dinheiro sem devolver.

Nestas coisas, Jesus nos diz que não devemos resistir aos perversos, isso seria impraticável? Seria, se não nos olhassemos para quem Jesus dirige o sermão. Ele está falando com aqueles que são humildes de coração, aqueles que não colocam mais sua satisfação e alegria na derrocada do outro. E, tem, confiança apenas na justiça não de suas próprias mãos, mas na justiça divina.

São aqueles que, pelo Espírito Santo, escolheram viver segundo a mansidão do Mestre.São confortados e consolados pelo Espírito Santo de Deus e não pelo mal que aflige os seus inimigos.  O primeiro desafio do Senhor é quanto a nossa própria honra, nossa auto-estima, dar a outra face, exige um coração que esteja focalizado na graça de Deus, como Paulo em 1Co 4:3.

Devemos nos calar diante da injustiça? O segundo exemplo que Jesus nos dá a entender que sim em numa leitura desatenta, contudo, se lermos joão 18:22-23, vemos o próprio Jesus resistindo a uma injustiça. Como conciliar isto? Entendo que o propósito bíblico é o da satisfação, a retaliação foi colocada de lado porque ela gera um ciclo infinito de violências. Contudo, como cristãos temos que lutar por condições mais justas e por justiça neste mundo, não podemos nos calar diante das injustiças, e diante do mal. O limite é a motivação, se a motivação é a preservação da própria auto-estima, ou uma satisfação pessoal, está condenada pelas Escrituras;  a Bíblia nos ensina a repreensão no sentido de ganhar o irmão, e não de perde-lo. 

Obrigação a um serviço, esta obrigação tem a ver com o direito dos governantes de obrigarem as pessoas a prestar meios de transportes para as autoridades, tem a ver com a submissão do cristão a ordem estatal. O crente poderia pensar que agora liberto em Cristo, não deve nenhuma satisfação a ninguém senão Deus, contudo, isto é antí-bíblico, já que as próprias autoridades estão constituídas por Deus. 1 Pe 2.18

O último aspecto é financeiro, há muitos cristãos que se afastaram devido a perdas de dinheiro. O dinheiro mostra onde está o nosso coração, por mais que a pessoa devolva, numa retaliação dos prejuízos sofridos, esta nunca mais trará paz e satisfação. O cristão deve aqui padecer alegremente o prejuízo pois suas esperanças já não estão mais nisto, ele se pobre.



Nenhum comentário: