domingo, maio 27, 2012

Quando Jesus vomita a gente?







Apocalipse 3.14-22:   E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.  Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!   Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),   aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Nas sete cartas para as igrejas, há sempre três coisas que aparecem: uma é Cristo como mensageiro e uma característica especial de sua pessoa, outra é um elogio e, a seguir, uma reprimenda. Laodicéia e Esmirna precisavam de renovação, então, não recebem qualquer elogio, pois a auto-ilusão já se fazia presente em ambas as comunidades.

O auto-engano proporcionado pela prosperidade foi o grande motivo da queda desta igreja, como muitos de nós, por vezes na vida, quando as coisas começam a ir bem, começamos a nos sentir auto-suficientes, achando que em nós temos respostas e suficiência para todos os problemas da vida.

Quando começamos a pensar assim, ficamos como um ser estranho dentro do Corpo de Cristo, e Ele tem mais é que nos vomitar para fora, porque não queremos ser mais alimentados da sua verdade e do seu Espírito,mas das nossas próprias conquistas e sabedoria. Ele nos vomita do seu Corpo santo porque antes o colocamos para fora da igreja. Mas, em sua misericórdia eterna, ele bate querendo entrar de volta.

Jesus quer que aprendamos que a santidade não pode vir de nossas próprias capacidades, que a real segurança não pode vir de nossas conquistas, e que a pureza não pode ser alcançada pelos nossos esforços.

Antes de mais nada, Jesus mostra a realidade de quem nós somos: pobre, cego e nu. Achamos que a riqueza pode nos trazer conforto, mas ela nos traz uma pobreza espiritual. Achamos que o poder pode fazer com que nos sintamos importantes, mas ele apenas nos cega sobre nossa situação. Achamos que nossos prazeres podem enganar nossa corrupção, mas estamos nu e envergonhados diante do Senhor.

Esta lista, João já tinha nos falado dela em outra forma:

1João 2.16   Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

Sexo, poder e dinheiro eis a argamassa do mundo, com a qual o inimigo constrói seu império mundano.  Quando a igreja tenta sem Deus, lidar com esses três poderes acaba se tornando refém deles.  A própria palavra Laodicéia pode significar opinião do povo, pensando assim, buscavam seu próprio conselho, e não mais de Deus.

A solução que Jesus busca é que reorientemos nossa vida, descobrimos nele o modo de como devemos lidar com essas três coisas.  A grande lição para Laodicéia é voltar a adorar a Deus, usando tudo para adora-lo e servi-lo, deixar de lado o orgulho espiritual e aprender de Deus como viver.


1. Vestes brancas para tua nudez.

Buscar em Jesus a santificação e a pureza do corpo, não em conselhos humanos.

1 João 2.6   Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.


2. Colírio para olhos.
Para o problema da busca do poder para dar sentido a vida, João nos ensina a buscar o poder do Espírito Santo para controlar nosso desejo.

1João 2.11   Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.


3. Ouro provado no fogo.

Nossa riqueza vem das mãos do Senhor, e não das nossas.

1João 2.15   Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

O senhor nos repreende por que nos ama, e quer voltar a ter um relacionamento íntimo e abundante com cada um de nós.

1João 2:4-5: Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.

O único modo que podemos viver a vida cristã não é confiando em nossa própria opinião ou em nossas próprias forças, mas na Palavra de Deus e na força do Espírito Santo, esse é o caminho para andarmos como Jesus em seu corpo, que é a igreja.




Nenhum comentário: