sábado, junho 02, 2012

O anticristo, os anticristos e o espírito do anticristo.


Ricardo Quadros Gouveia em seu livro O Anticristo na Bíblia e na história estuda o papel e os conceitos a respeito desta figura bíblica nas Escrituras e na história.  Uma coisa que me surpreendeu é que ele defende que o conceito de anticristo tem uma plurivocal, ou seja, designa mais de uma coisa.

Normalmente, se atém somente ao estudo da figura última do anticristo, aquele que irá surgir antes da Parousia, contudo, o autor mostra que a bíblia tem mais de um conceito a respeito deste termo.

1. O anticristo como um ser único está no texto de 2Ts 2:3,4,8,9 e 1João 2:18.  Ele seria  o falso-cristo (Mt.24.5) e o tirano perverso (Ap. 13,14, 17, 18).

2. Os anticristos que são esperados para o futuro conforme os evangelhos e já revelados como está em 1 João 2. Seriam os falsos-cristos, falsos profetas, enganadores e mentirosos. A reforma, por exemplo, identificou com o papado. Se a igreja é universal e institucional, assim há também os hereges (falsos profetas) e perseguidores (inimigos de Cristo) -Mc 13.22 e Dn 9.27-.

3. O espírito do anticristo  (1João 4.3), seria como um princípio abstrato do mal. Está presente nas pessoas, nas palavras, nos sistemas e nos feitos de pessoas e instituições humanas.(Mt.25.15, Lc 21.20, 1Jo 4.1-6). Se pelo lado de Jesus, temos a verdade e o amor, por outro lado, há a falsidade e violência. (1Jo 3:7-10 e Ez 38-39).

"O mal como o experimentamos, o mal que afronta Deus, que aflige os homens, é a maldade concreta presente na vida humana, aquela que vemos ao nosso redor, que está presente em todos nós. O modo pneumático do anticristo deve ser temperado pelos modos plural e individual do anticristo" p. 436

Nenhum comentário: