quarta-feira, junho 27, 2012

Mike Wells: O que se ajusta no discipulado celestial

O crente não obedece para beneficiar os outros, mas a si mesmo.  Mike Wells volta ao tema do primeiro capítulo de que a nova vida cristã não combina com a antiga vida.  Ele começa a falar de certas situações que não mais se ajustam ao caminho do cristão.

A primeira delas é a indiferença,  para ele, os indiferentes são pessoas egocêntricas que se cansaram de si mesmos, fora de Deus, o homem é limitado ao que pode realizar.

O medo é um dos maiores inimigos da fé, o evangelho mesmo começou com um anjo dizendo não temas, e depois da ressurreição, de novo, não temas. O discípulo se ajusta a calma e não ao medo.

O homem foi criado para confiar em algo muito maior do que ele próprio, quando confiamos no eu, o medo naturalmente predomina. Vejamos a oração que o autor coloca sobre o problema:

"Pai, temo que o meu foco tenha sido o medo. Olhei para mim mesmo a fim de sustentar-me, controlar o meu mundo, encontrar segurança, e colhi as consequências. Estou cheio de medo. Convido agora o medo para sair, faço de Ti o meu foco. Que a tua presença venha curar-me" p. 57

Outra coisa que não se adapta a vida do discípulo é a procrastinação, Mike lembra que uma decisão errada geralmente afeta uma área de nossa vida, contudo, a procrastinação afeta todas as áreas de nossa vida.

Devemos, então, tomar decisões baseadas no fato de que você tem um Deus que o protege, a fé não é escuridão, é clareza. Quando for decidir, Mike fala:

- Pai, esta é a minha decisão, quero a sua vontade e não a minha. A seguir entre em ação.

Há uma coisa exclusiva do cristianismo, ela chama liberdade.  Procurar a vontade de Deus com nossa compreensão finita, esperando sempre não deixar de vê-la é a causa de muita miséria. Tentamos fazer um retrospecto de nossos atos enquanto minimizamos todo o tempo a atividade dele em nossas vidas.

Somos designados para agir e não para a incredulidade da procrastinação

A amargura também não se ajusta ao discípulo, pois ela nunca produz o que promete. 

"Duas fontes comuns de amargura são as acusações falsas e sentir-se usado por alguém. Se você não conseguir aceitar  que outros pensem que está errado quando sabe que não está, pense que a verdade invariavelmente  acaba prevalecendo, portanto, a fé pode sempre esperar. Quando for usado, em vez de permitir que a amargura se instale, aceite que você está sendo usado e vá em frente" p. 63

O pessimismo também não se ajusta ao discipulado celestial, o pessimista é uma pessoa egocentrica, tudo existe para sua satisfação. 

"o mais surpreendente é que essas pessoas hipersensíveis são paparicadas por crente bem-intencionados por causa de um falso conceito do que significa ser espiritual. Ser espiritual é falar a verdade em amor. A verdade  não só liberta, como também é um grande divisor... a resposta é realmente muito simples: diga a verdade a eles em amor. Se estiverem decididos a andar na carne , a verdade irá afasta-los de você" p. 65

O discipulo celestial tem em si o poder de criar felicidade para os outros.

O discipulo celestial deve compreender suas fraquezas, seus desajustes e aceita-los.  Existe um alvo para cada um de nós, muitos se perdem no meio do caminho devido a sua divisão interna.  Ag

Nenhum comentário: