Efésios 5.25-33: Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
1. O conceito mercearia de casamento.
Hoje em dia, existem duas idéias aparentemente contraditórias que falam para nós o que seria um casamento, ambas estão baseadas na concepção narcisista de que o casamento tem como finalidade: a felicidade pessoal.
1o- Alma Gêmea: existe um conceito hoje que existe para cada um de nós, a pessoa certa. Aquela que irá completar a gente, trazer felicidade para a nossa vida. Então, tudo que precisamos é achar a pessoa certa que tem as qualidades e personalidade que procuramos além de ser bonita e com um pouco de dinheiro.
2o. Tudo é uma questão de ser feliz: o casamento já foi visto como uma etapa importante da vida comunitária da pessoa, hoje é apenas tido como mais um bem pessoal, que vai completar a vida do indivíduo. Então, se por um lado, buscamos a pessoa ideal para nos completar, por outro lado, há uma flexibilidade do compromisso. É o que se chama romance de mercearia.
O romance de mercearia é aquele que funciona de acordo com as leis do mercado, se você é consumidor de uma mercearia, ela oferece produtos e um atendimento que você considera adequado, contudo, surgiu uma nova com os mesmos produtos e serviços mas, com um custo menor, você muda de comércio.
É o que acontece hoje com os casamentos que buscam somente uma satisfação pessoal. O esposo ou esposa olha para o cônjuge e calcula as satisfações recebidas e o custo que está sendo. Se ele encontra outra pessoa que ofereça as satisfações sem o mesmo custo, ele logo estará mudando de relacionamento em troca de ser feliz.
Essa perspectiva moderna ignora que há um mistério no casamento para sua permanência e que jamais se pode encontrar a alma gêmea ou felicidade no casamento.
2. Mistério do casamento.
No verso 33, Paulo fala do segredo do casamento. Maridos buscam respeito de suas esposas e Esposas buscam respeito de seus homens. Emerson Eggerichs coloca bem claro isto:
"Quando o marido se sente desrespeitado é especialmente dificil para ele amar a esposa. Quando a esposa não se sente amada é especialmente dificil para ela respeitar o marido" p. 25
Homens e mulheres são seres diferentes, que se complementam fazendo uma só carne, assim como Jesus se fez um com sua igreja. Um exemplo existem dois conceitos de roupa para usar: para os homens, isto significa roupa limpa, para as mulheres, isto quer dizer roupa nova.
A mulher precisa saber que a pior coisa que ela pode fazer contra o seu marido é desrespeita-lo. Para saber que um casamento não está saudável, este é um sintoma bem claro: quando a esposa começa a contradizer o esposo publicamente.
Por outro lado, cabe ao esposo amar a sua esposa, do mesmo modo que Cristo amou a igreja, a falta de amor é o que mais machuca uma esposa. Do mesmo modo, sabemos que um casamento não está saudável quando um esposo começa a desejar outras mulheres.
Quando não atentamos para esse detalhe isto gera um ciclo, o marido chega em casa em busca da esposa, mas não é amável com ela. Recebe dela uma comportamento frio que ele encara como desrespeitoso. Aí o ciclo doentio continua, corroendo o casamento.
O marido precisa saber que sua esposa quer:
que você esteja perto
que você se abra para ela.
que você ouça ela.
que você diga sinto muito
A esposa precisa saber que seu esposo:
valorize o desejo dele
valorize a liderança dele.
valorize a capacidade de realizar
valorize o desejo de prover e proteger
Carlos McCord, em seu livro Seis Metáforas de um Casamento Feliz, chama isto de mãos unidas. A mão direita é face pública do casamento, masculina e a mão esquerda, a parte íntima do casamento, privada.
"O que funciona é executar de forma conjunta as decisões que tomamos em nossa privacidade, visando o maior sucesso do amor"p. 87
3. Como ser feliz e casado?
Descobrimos até agora o que não é um casamento e o que é. Mas, como chegar até lá? Se não podemos alcançar felicidade no casamento e não existe a pessoa que vai realizar a nossa vida.
Casamento não traz felicidade, somente duas pessoas cheias do Espírito Santo, então, já felizes podem proporcionar um casamento feliz. O casamento deve ser visto como uma mistura de felicidades.
Vamos lembrar que respeito - submissão - e amor são frutos do Espírito Santo, somente com as nossas vidas ligadas em Cristo podemos oferecer estas coisas para o nosso cônjuge. Carlos McCord lembra que:
"Portanto, receber nosso casamento como um presente de Deus é a única maneira de fazer com que nosso casamento continue a ser o que de fato deve ser" p. 157
Enquanto estivermos focados em nós mesmos, não podemos ser felizes.
"Paulo não cria uma represa contra o rio do prazer, ele cria um canal para ele. Ele diz: "maridos e esposas, reconheçam que no casamento vocês se tornaram uma só carne. Se vocês viverem para seu prazer particular à custo do seu cônjuge, vocês vão viver contra si mesmos e destruir seu prazer. Mas se vocês se dedicarem de todo seu coração ao prazer santo do seu cônjuge, vocês estarão vivendo para seu prazer também e vivenciando o casamento de acordo com a imagem de Cristo e sua igreja". É isto o que Deus para o casamento: expor a glória de Cristo ao buscar seu prazer no prazer santo do seu amado" John Piper, Plena Satisfação em Deus, p. 69
Nenhum comentário:
Postar um comentário