domingo, maio 25, 2014

ALVIN REID: As You Go

AS YOU GO: Creating A Missional Culture of Gospel- Centered Students de Alvin L. Reid 

Como levar a mensagem do evangelho e criar uma comunidade de adolescentes e jovens missional? Alvin L. Reid não apresenta nenhuma fórmula nova, ele propõe uma volta à centralidade do evangelho como centro de um ministério de jovens e adolescentes.

É um livro muito bom e desafiador,  que busca voltar o ministério de jovens para um ministério que seja mais desafiante e centrado no Evangelho que leve os adolescentes à igreja e enxergue bem o papel dos pais em seu funcionamento.

Espero que logo logo seja traduzido e bem espalhado por aqui.
" Nós precisamos de uma transformação radical cristocêntrica, entendermos que o evangelho é para a salvação e para a santificação, para os salvos e não salvos. Jesus é a resposta para tudo na vida- não o fraco, superficial, subcultural Jesus, mas o Jesus que se importa com os quebrantados e repulsa os hipócritas-  o que ama crianças, o que chama para o discipulado, o que cura os leprosos, o que expulsa os fariseus, o nascido humilde e, enfim, o Senhor Jesus que reina" (p. 19)

Como missional, o ministério deve estar focado na missão de Deus, e fazer de cada participante um missionário. O modelo deve ser encarnacional e não atracional para isto deve ter um compromisso com a formação espiritual, enfatizar o sacerdócio universal, mudar o padrão de sucesso e valorizar os lugares comuns entre crentes e não crentes, dar aos estudante uma metanarrativa - criação, queda, resgate e restauração-. 



Trechos: 
"O centro da nossa fé é uma cruz sangrenta e uma gloriosa ressurreição pela qual nós encontramos resgate de nosso pecado através da fé em Jesus. Nós estávamos legalmente condenados diante de Deus, e através de Jesus somos justificados pela fé. Nós eramos escravos do pecado mas fomos redimidos por Cristo (Rm 3:24). Nós estávamos mortos em nossos pecados e agora estamos vivos pela graça de Deus através da fé em Cristo (Ef 2). Nós eramos órfãos que fomos adotados por Deus (Rm 8:15). Nunca podemos ir além do que Deus fez em Cristo!" (p. 54)

"Aqui está o desfio fundamental quando nós discipulamos estudantes. O evangelho, a ideia e a verdade mais maravilhosa da história, não é apenas para pessoas não salvas para começarem uma vida com Cristo. Não, salvação abre a porta para irmos para algo mais profundo. Eu uma vez pensei que o Cristianismo era como subir uma montanha da santificação, onde nós iríamos xingar menos e cobiçaríamos menos e seríamos melhores testemunhas e mais generosos e assim por diante. Mas, agora eu vejo que o caminho do crescimento vem de mergulharmos dentro do oceano da verdade do evangelho encontrado nas páginas da Bíblia. Quanto mais nós captamos o poder do Deus criador, vemos o mal em nossa própria depravação, e entendemos a maravilha de sua graça, resultando numa melhor compreensão de sua glória, mais nós poderemos ajudar estudantes a viver melhor" (p. 59)



Nenhum comentário: