quinta-feira, maio 29, 2014

VIVENDO DE ACORDO COM EVANGELHO (Gálatas 2:11-21)



Gálatas 2:11-21 :E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.


A visita de Paulo a Jerusalém estabeleceu a grande unidade da verdade que nós somos salvos pela fé em Cristo, nada mais e nada menos. Agora, ele muda seu foco, ele estava junto com Pedro em Jerusalém, mas está contra Pedro em Antioquia. Em ambos os lugares, o ponto de Paulo é que só podemos ser salvos pela justificação pela fé.

O verso 11 é surpreendente, aqui estão dois apóstolos se encontrando, e um está dizendo que se opôs a outro cara a cara. Qual era o problema? Paulo explica que Pedro estava comendo com os gentios, ele começou a se separar deles.  

O Antigo Testamento tinha leis de pureza, uma complicada série de regulamentos para que os crentes ficassem cerimonialmente puros. Pedro foi criado para nunca comer com gentios, porque eles eram espiritualmente impuros. Mas, Pedro  começa a comer com os gentios porque entendeu que Cristo é quem nos purifica, tanto os judeus como os gentios.

Paulo não diz que o comportamento de Pedro era rude, mas diz que Pedro não estava agindo de acordo com o evangelho. 

Primeiro, o evangelho é  a verdade que inclui fatos que nós somos fracos e pecaminosos, que nós procuramos controlar nossas vidas em sendo nossos próprios salvadores e senhores, que a lei de Deus foi cumprida por Cristo para nós, que nós somos aceitos completamente apesar disso, ainda somos pecadores.

E também significa que a verdade do evangelho tem um vasto números de implicações para a toda a vida. É o nosso trabalho trazer tudo que há em nossa vida de acordo com a verdade do evangelho. Nós temos pensar as implicações em cada área de nossa vida, e procurar trazer nosso pensamento, nosso sentimento e o nosso comportamento para ficar de acordo com esta verdade.

A vida cristã é um realinhamento contínuo - temos que trazer tudo que temos em nossa vida para estar de acordo com a verdade do evangelho.

O pecado de Pedro era o nacionalismo, ele insistia que os cristãos não podem agradar a Deus a não ser que se tornem judeus. O nacionalismo é uma forma de legalismo, que é sempre olhar para algo além de Jesus para ser aceito e puro diante de Deus. O legalismo sempre leva ao orgulho e ao medo psicologicamente e a exclusão socialmente.

Sem o evangelho, nossos corações produzem auto-estima em comparando nosso grupo com outros grupos. Mas, o evangelho nos diz que todos somos impuros sem Cristo e somos limpos nele.

A resposta de Paulo.

Paulo não diz simplesmente que o racismo é um pecado, que é. Ele usa o evangelho para mostrar as raízes espirituais do erro que Pedro estava cometendo. Na raiz do racismo estava uma resistência ao evangelho da salvação.  O racismo é um obra de justificação pela carne, sentirmos melhores por algo além de Deus.

Este é modo cristão de opor alguém. Quando você tenta motivar alguém falando para ver as riquezas e o amor que estão em Cristo, então você nossa valor e dignidade em seu apelo.  Contudo, quando você tenta motivar pela ameaça, você está mostrando pouco respeito pelas pessoas e mostra que você não está do lado delas.  Quando usamos a graça de Deus como um motivador, nós podemos criticar diretamente e a outra pessoa estará aberta a receber seu conselho.

Quando nosso pecado está enraizado no medo, nós precisamos ser amados e fortalecidos para termos coragem de fazer a coisa certa apesar do nosso medo.

Justificação pela fé.

A justificação significa que em Cristo, nós somos pecadores, mas não estamos mais sob condenação.  Deus nos aceita apesar dos nossos pecados. Não somos aceitos por Deus porque começamos a agir direitinho, mas agimos de maneira certa porque fomos aceitos por Deus.

Somos justificados pela fé por aquilo que Cristo fez, não somos também justificados pelo que fazemos. A obediência não nos salva - verso 16. A lei nos serve para sabermos que estamos pecando e para mostrar que nós precisamos de um salvador.

A justificação pela fé nos leva a pecar? Não ela nos dá o motivo certo para a obediência.

O verso nos mostra que precisamos viver nossa de acordo com o evangelho, que Cristo agora é a nossa vida. Que estamos livres da condenação diante de Deus pois já estamos mortos em Cristo, somos julgados com ele. E somos amados de Deus como Jesus é. 

Se nós pudessemos salvar a nós mesmos, a morte de Cristo não tem sentido e não significa nada. A morte de Cristo vai significar tudo para nós se entendermos que não podemos salvar a nós mesmos. E então, nós vamos gastar a nossa vida que Ele nos deu em um serviço alegre para ele, levando toda a nossa vida para a verdade do evangelho.

Fonte:

Tim Keller GALATIANS FOR YOU 


Nenhum comentário: