domingo, junho 01, 2014

Pecado como um predador (Gn 4:2-16)


Gênesis 4:2-16 : E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. 


1. O QUE HÁ DE ERRADO CONOSCO?

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7

O que está errado com os seres humanos? Por que vemos tanta violência? Por que temos tanta maldade?

O que está de errado com a raça humana é o pecado. Não vemos o pecado em nossa vida, nós subestimamos o poder dele sobre a vida ou tentamos controlá-lo. 

O pecado jaz a porta - A palavra jaz devem da palavra hebraica "rabbas" quer dizer agachar-se sobre as quatro patas dobradas, como um animal reclinado. É uma palavra usada para quando gatunos como leopardo e leão, quando estão escondidos para realizar uma emboscada. 

O pecado é tido como uma besta escondida, agachada que parece menor do que  e menos violenta do que é. Mas, é um monstro aguardando a presa para atacar.  

O pecado é maior que nós vemos.

Deus está dizendo que não vemos o tamanho do pecado que existe dentro de nós. O tempo todo subestimamos ou tentamos controlar esse pecado. 

No caso de Abel e Caim,  o problema com a oferta que é uma oferta de dedicação (minhah), não se trata de uma oferta para perdão de pecados, mas uma oferta  de presente como aquele que Jacó deu a Esaú em Gn. 32:13.

Hoje, uma oferta de dedicação é o anel de casamento. É um símbolo de dedicação de um esposo para sua esposa, para simbolizar a oferta do seu coração.  Quando viemos para adorar a Deus, e damos nosso louvor, nossa oferta e se não damos nosso coração é como se fosse uma barganha.

Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12

O problema é o coração, não a oferta em si.  O pecado é quando buscamos apenas o que queremos, e Deus é apenas usado para garantir isto. Escolhemos nós mesmos e nossos desejos e não Deus, quando a vida não vai do jeito que queremos nos revoltamos com Deus por não dar aquilo que queremos. É como se o nosso coração dissesse que somos Deus, e não Deus. 

Quando vemos coisas horrendas como Holocausto? Pensamos estas não são pessoas comuns, são monstros. Mas,  são pessoas normais que fizeram coisas terríveis. No coração de todos nós há um monstro. 

Por exemplo, nossos piores pecados sempre nos parecem menores que nos outros, nossa inveja é sempre menor que as dos outros, nossa luxúria sempre é menor, nossa raiva é sempre menor. O pecado se esconde.  O pecado vem até nós e diz eu só vou ficar aqui no cantinho, pode viver sua vida, eu sou tão pequeno que não vou atrapalhar você. 

O pecado é mais poderoso que nós pensamos.

Quando pecamos, o pecado acaba sendo o nosso desejo. Eles tomam o nosso coração e nos devoram.  Quando mentimos, teremos que mentir de novo. O pecado tem um poder de vício, sempre precisamos de mais para termos menos felicidade.

O pecado é como um fogo num cômodo da casa, você acha que se fechar a porta aquele fogo ficará ali sem crescer. Sempre achamos que podemos controlar o pecado e poder dele sobre a nossa vida. Mas, o que começa com uma inveja pode terminar com um homicídio. 

2. ESPERANÇA PARA O PECADO.

O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Gênesis 4:6

Deus vem ao nosso encontro para dizer que há algo que podemos fazer a respeito. O problema do pecado não está em Abel, mas dentro do coração de Caim.  O problema não é o que fizeram com a gente, mas é a resposta que demos ao que foi feito conosco.

O arrependimento é a única forma de nos salvar, precisamos enxergar, dominar o que está acontecendo em nosso coração. Não diminuir e nem esconder o pecado, mas arrepender-se. 

Quando Caim mata Abel, Deus pergunta onde está seu irmão? Deus está buscando informações? Não. Deus está buscando arrependimento. Mas, ele se nega mais uma vez a enxergar a destruição que o pecado causou em sua vida.  Deus diz que o sangue do irmão está clamando do chão, porque o nosso Deus é Deus de amor e reconciliação.

a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.  Hebreus 12:24

Deus hoje nos leva um sangue derramado.  O sangue do verdadeiro Abel, Jesus Cristo que chora por justiça, aquele que era perfeito que foi morto por nossos pecados. Este sangue foi derramado não para a nossa condenação, mas para a nossa justiça e para nos salvar.

Ele pagou por nossos pecados, se nos arrependermos temos um sangue que foi derramado para perdoar os nossos pecados, para purificar o nosso coração. Quando enxergamos os pecados da nossa vida e a grandeza deles poderemos enxergar realmente a grandeza e a vida que há no sangue derramado de Jesus.

Nenhum comentário: