quarta-feira, junho 11, 2014

Um Povo Formado.


Vou começar uma série de postagens a respeito do livro CREATURE OF THE WORD: the Jesus-Centered Church escrito por Matt Chandler, Josh Patterson e Eric Geiger fala sobre um modelo de igreja centrado no Evangelho, em Jesus. Há um site feito para discutir e propagar o livro:

 http://www.creatureoftheword.com/.

Capítulo 1: UM POVO FORMADO

Existe um grande intervalo entre entender o evangelho e entender o que o evangelho significa para a igreja. Talvez, isto aconteça porque nós tendemos a pensar o evangelho como uma mensagem individual que causa uma transformação individual - isto é parcialmente verdade. Mas, o evangelho é muito mais do que isto. O evangelho também forma a igreja.  As Escrituras dizem que Jesus deu a si mesmo para a igreja (Ef 5:25), comprando a igreja com seu próprio sangue (At 20:28) para nos redimir de e toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras (Tt 2:14). O Evangelho precisa ser visto em sua perspectiva total.

O evangelho cria não apenas pessoas individualmente, mas um povo, coletivamente. O evangelho não apenas individual e cósmico, é também profundamente corporativo. Com seus dons individuais, recursos e níveis de fé, os primeiros cristãos construíram-se uns aos outros para a maturidade. Eles encorajavam um ao outro, abençoavam um ao outro, repreendiam um ao outro, disciplinavam um ao outro, ensinavam um ao outro no evangelho. Repetidamente em Atos, o crescimento da igreja é atribuído ao fato de que a a palavra de Deus se espalhava e prevalecia (At 6:7, 13:49, 19:20).

O evangelho

Ele está centrado na pessoa e obra de Jesus. É o próprio Jesus. O evangelho é a obra de reconciliação de Deus em Cristo- através da vida, morte e ressurreição de Cristo. Deus está fazendo nova todas as coisas tanto pessoalmente para aqueles que se arrependem e creem e cosmicamente enquanto Ele redime a cultura e a criação da sujeição à futilidade (p. 8).

Criada pela Palavra.

O título do livro vem de uma citação de Martinho Lutero:

"A igreja nasceu pela palavra da promessa através da fé, e por esta mesma palavra é alimentada e preservada. Isto é dizer que é a promessa de Deus que faz a igreja e não a igreja que cria a promessa de Deus. Portanto a Palavra de Deus é incomparavelmente superior a igreja, e nesta Palavra a igreja, se torna Criatura, tendo a nada a decretar, ordenar ou a fazer, mas apenas ser decretada, ordenada e feita". 

Deus criou a igreja através da proclamação do evangelho da palavra revelada, Jesus Cristo. Sem a Palavra de Deus, não haveria igreja.  

A igreja agora atua pelo poder do Espírito Santo e da graça manifesta de Jesus. Foi liberta da culpa e da vergonha pela imputação da justiça e da condenação na morte de Jesus. Então não precisamos mais temer a rejeição ou a ira de Deus como fatores motivadores da nossa santidade, mas sim, o deleite em sermos amados e salvos por um Pai gracioso. 

"Nós podemos nos aproximar de seu trono com confiança - não confiando em nós mesmos mas em Cristo, que cumpriu todos os requisitos da lei por nós. E isto é porque a igreja prospera, amadurecendo pelo poder do Espírito de Deus na e através da Palavra enquanto Ele coloca isto profundamente na vida do seu Corpo. A igreja é viva e plena quando ela é sustentada pelo sacrifício e ressurreição de Cristo e tem de voltar a esta preciosa realidade, de novo e de novo, sempre que se encontra" (p. 17)

Nossa motivação para obedecer os mandamentos das Escrituras pode se tornar um deleite quando vemos que as razões sempre nos levam para perto do amor e da provisão de Deus para nós em Cristo.


"A igreja que entende onde está seu poder é um lugar onde individuos são transformados e fortalecidos para se juntar a família corporativa de Deus e participar do plano de Deus para reconciliar todas as coisas a Si mesmo". (p.21)

A salvação  e a transformação individual leva a uma identidade corporativa que é então usada por Deus para redimir, restaurar e reconciliar todas as coisas no céu e na terra trazendo a paz através do sangue da Cruz. 

A igreja que é centrada em Jesus, se parece mais e mais com Jesus, já que Ele é o perfeito profeta, sacerdote e rei, a igreja também exercerá estes papeis.






Nenhum comentário: