quinta-feira, julho 02, 2015

O Nascimento de Sansão



Juízes 13:1-25Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos. Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse:  "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus". Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: "Um homem de Deus veio falar comigo. Era como um anjo de Deus, de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome, mas ele me assegurou: ‘Você engravidará e dará à luz um filho. Todavia, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus, desde o nascimento até o dia da sua morte’ ". Então Manoá orou ao Senhor: "Senhor, eu te imploro que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer". Deus ouviu a oração de Manoá, e o anjo de Deus veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo; Manoá, seu marido, não estava com ela. Mas ela foi correndo contar ao marido: "O homem que me apareceu outro dia está aqui! " Manoá levantou-se e seguiu a mulher. Quando se aproximou do homem, perguntou: "És tu o que falaste com a minha mulher? " "Sim", disse ele. "Quando as suas palavras se cumprirem", Manoá perguntou, "como devemos criar o menino? O que ele deverá fazer? " O Anjo do Senhor respondeu: "Sua mulher terá que seguir tudo o que eu lhe ordenei. Ela não poderá comer nenhum produto da videira, nem vinho ou bebida fermentada, nem comer nada impuro. Terá que obedecer a tudo o que lhe ordenei". Manoá disse ao Anjo do Senhor: "Gostaríamos que ficasses conosco; queremos oferecer-te um cabrito". O anjo do Senhor respondeu: "Se eu ficar, não comerei nada. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor". Manoá não sabia que ele era o anjo do Senhor. Então Manoá perguntou ao anjo do Senhor: "Qual é o teu nome, para que te prestemos homenagem quando se cumprir a tua palavra? " Ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? Meu nome está além do entendimento". Então Manoá apanhou um cabrito e a oferta de cereal, e os ofereceu ao Senhor sobre uma rocha. E o Senhor fez algo estranho enquanto Manoá e sua mulher observavam: Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e à sua mulher prostraram-se, rosto em terra. Como o Anjo do Senhor não voltou a manifestar-se a Manoá e à sua mulher, Manoá percebeu que era o Anjo do Senhor. "Sem dúvida vamos morrer! " disse ele à mulher, "pois vimos a Deus! " Mas a sua mulher respondeu: "Se o Senhor tivesse a intenção de nos matar, não teria aceitado o holocausto e a oferta de cereal das nossas mãos, nem nos teria mostrado todas essas coisas, nem nos teria revelado o que agora nos revelou". A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou, e o Espírito do Senhor começou a agir nele quando ele se achava em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.



POR QUE OS OLHOS IMPORTAM?
Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos Juízes 13:1

Mais uma vez, ficamos sabendo que os israelitas fizeram o que era mal aos olhos do Senhor e, também, o resultado disso, foi a opressão e a escravidão. O pecado sempre nos leva a escravidão - Rm 6:12.

Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Juízes 13:2
A partir do versículo 2 e seguintes, Deus começa a preparar um resgatador para salvar o povo. Não há indicação desta vez que Israel estava arrependida ou clamando. Em todos os ciclos anteriores, há uma oração e arrependimento por parte do povo (3:9; 3:15; 6:7; 10:10). 

Nos versos 1-7 do capítulo 10 também não há uma indicação de uma oração ou um arrependimento pela parte do povo, mas há a descrição do ciclo de apostasia-avivamento. 

O termo "mal aos olhos de Senhor" começamos a ver em 2:11 e continua a se repetir em todo o livro. Isto se coloca num contraste claro com o último verso de Juízes 21:25:

Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos Juízes 21:25



O Escritor está nos falando que aos olhos das pessoas, as coisas não pareciam mal algum. Em outras palavras, em sua percepção, a maioria ou todo seu comportamento era perfeitamente aceitável. Eles não pensavam que estavam fazendo o mal por que era mal. Isto nos ensina duas coisas sobre o pecado:

1. Definição de pecado:

O termo "os olhos do Senhor" está em contraste com "seus próprios olhos", isto nos ensina que o pecado não consiste numa violação da nossa consciência apenas ou nossos padrões pessoais ou sociais, mas é violar a vontade de Deus. Isto vai contra a mentalidade moderna de que cada um pode definir o que é certo e errado, ou em outras palavras, meus próprios olhos, meus sentimentos, minhas percepções que devem decidir aquilo que está correto ou não. 

O pecado deve ser definido como uma violação a vontade de Deus para nós. Aquilo que Deus enxerga como pecado é pecado, independente do que sentimos ou de que nossos experts dizem. 

2. Engano do pecado.

Isto também nos lembra quão facilmente podemos nos auto-enganar. Os israelitas racionalizaram e assentiram com o pecado, então eles estão numa etapa de negação. Eles achavam que não havia nada de errado com que estavam fazendo. Há uma profunda negação do conhecimento de Deus, rejeitando sua vontade.  

Muitas vezes, não sabemos onde estas racionalizações estão, mas devemos lembrar que o coração de todo pecado é idolatria e ídolos não são coisas ruins apenas, coisas boas podem se tornar as esperanças e amores de muita gente.  E um ídolo é por natureza enganoso. Isto  nos fala sobre sermos sensíveis e cuidadosos quando colocamos alguma coisa ou alguém no lugar de Deus em nossos corações. 

Devemos estar sempre nos avaliando através de uma reflexão bíblica e vendo se não estamos mascarando pecados como materialismo, preocupação, orgulho e amargura. 


E assim na consciência de nossa ignorância, fatuidade, penúria, fraqueza, enfim, de nossa própria depravação e corrupção, reconhecemos que em nenhuma outra parte, senão no Senhor, se situam a verdadeira luz da sabedoria, a sólida virtude, a plena abundância de tudo que é bom, a pureza da justiça, e daí somos por nossos próprios males instigados à consideração das excelências de Deus. Nem podemos aspirar a ele com seriedade antes que tenhamos começado a descontentar-nos de nós mesmos. Pois quem dos homens há que em si prazerosamente não descanse,quem na verdade assim não descanse, por quanto tempo é a si mesmo desconhecido, isto é, por quanto tempo está contente com seus dotes e ignorante ou esquecido de sua miséria? Conseqüentemente, pelo conhecimento de si mesmo cada um é não apenas aguilhoado a buscar a Deus, mas até como que conduzido pela mão a achá-lo ( CALVINO, Institutas, )

VOCÊ TERÁ UM FILHO


E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Juízes 13:2-5
Deus começa a salvar o seu povo. Sansão é o único juiz escolhido antes de nascer. Manoá era estéril e anjo do Senhor aparece para ela, dizendo que ela iria conceber um filho. Ela deveria não beber vinho e nem consumir nenhum alimento impuro. Não poderia cortar o cabelo do filho, porque ele foi escolhido para ser nazireu.

O voto de nazireu está no livro de Números 6:1-21, e contém três estipulações básicas: um nazireu não poderia cortar seu cabelo durante o período do voto, não poderia beber ou produzir vinho  e nem entrar em contato com qualquer corpo morto.

O propósito do voto era pedir para Deus uma ajuda especial durante um tempo de crise. Era um sinal de que estava se buscando a Deus com grande intensidade e concentração.  Não cortar o cabelo e não consumir vinho era formas de mostrar que vocês estava se dedicando a um objetivo. Não tocar em corpo morto, era um sinal de que estava se adotando regras rígidas de pureza cerimonial, pois os sacerdotes tinham esta regra porque trabalhavam na casa de Deus, estavam na presença de Deus. O voto, então, significa que o nazireu está vivendo diante da presença de Deus todos os dias.

Em Nm 6, é claro que o voto é voluntário e feito durante um certo período de tempo. Mas, Sansão nasceu no voto, seus pais votaram por ele, e ele deveria ser um nazireu pelo resto de sua vida. Sua mãe não poderia tomar vinho ou comer algo impuro, porque Sansão já estava dentro dela. 


O DEUS DO IMPOSSÍVEL


Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte Juízes 13:6,7
Este nascimento de uma estéril aponta para um Deus que está além das possibilidades humanas e naturais. 

A mãe de Sansão mostrou uma completa fé em Deus e sua capacidade de ir além do possível.  Ela acreditou na palavra daquele anjo. Tanto que fala com seu marido com convicção. 

Ela também foi obediente, ela aceitou o voto de nazirado para si. 


ALGO MELHOR QUE REGRAS.


Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu. Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou. Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito. Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor. E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. E nunca mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor. E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo. Juízes 13:8-23


O pai de Sansão também  mostrou fé. Ele pede a Deus que o anjo volte a visitar aquela casa, para ensinar como deve crescer o menino.  Este pedido não é uma falta de fé, mas uma fé ainda maior que pede a Deus ajuda para ensinar um menino que ainda nem nasceu.

Deus envia o anjo novamente,  e agora, aparece a mulher que chama o esposo e passa as instruções de como será. 

Ainda influenciada pela cultura pagã, Manoá tenta oferecer comida para o mensageiro como também essa busca em saber o nome do anjo. Ela busca tentar controlar Deus com suas perguntas e gestos. Aí, o anjo sobe na chama do altar que estava o cabrito, e eles entendem que realmente era o anjo do Senhor, que não poderia ser manipulado ou controlado, mas que deveria ser reverenciado.


"Pensamos que precisamos de regras, mas precisamos conhecer Deus. Deus não e não quer nos dar um livro guia para cada tropeço e volta, cada dúvida e decisão na nossa vida. Ele nos dá algo muito melhor- ele nos dá a si mesmo" (Tim Keller, p. 132).
Keller lê esta passagem como os pais tentando buscar regras para viverem uma vida de acordo com aquilo que Deus quer ao invés de buscar o próprio Deus, de o adorá-lo. Ele nos lembra que o Novo Testamento existem muitas poucas regras porque agora nós temos acesso a Deus pelo Espírito Santo que nos guia, nós temos a mente de Cristo.


Bem-aventurados os que não viram, e ainda, como Manoá, ter acreditado. Bons homens são mais cuidadosos e desejosos de saber o dever de ser feito por eles, do que saber os eventos que lhes dizem respeito: dever é nosso, eventos pertencem a Deus. Deus guiará os de seu conselho, que desejam conhecer seu dever, e se aplicam a ele para ensiná-los. Pais piedosos, especialmente, vai implorar ajuda divina. O anjo repete as instruções que ele tinha antes dado. Há necessidade de muito cuidado para o direito de pedir tanto de nós mesmos e nossos filhos, para que possamos ser devidamente separado do mundo, e os sacrifícios de vida ao Senhor. (MATTHEW HENRI, COMENTÁRIO CONCISO)


O NOME SANSÃO

Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. Juízes 13:24,25

O nome de Sansão significa pequeno sol. O sol é considerado um deus pelos cananeus, é uma pista da mistura que havia no pensamento do povo israelita, afinal, a mãe dá um nome pagão ao libertador do paganismo. 


Ainda assim, Deus trabalha com pessoas fracas, e Sansão é abençoado por Deus e o Espírito do Senhor começa a trabalhar em sua vida. Sansão tem toda a vantagem espiritual e bençãos. Ele é o último juiz deste livro, a última grande esperança de Israel. 

Nenhum comentário: