domingo, julho 19, 2015

PROVA DE FOGO: Seção 2- Ele nos amou primeiro.



Como posso demonstrar amor a alguém que me rejeita constantemente?
- Você não pode amá-la pois não pode dar a ela aquilo que você não tem.
(trecho do filme)

Hoje em dia, as razões para a separação cada vez mais fáceis.  A pessoas buscam a dor do divórcio  como se fosse um chiclete que perdeu o sabor e virou borracha.




E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:18-21

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.  Gálatas 5:13-26


CASAMENTO ESPIRITUAL


"Se eu tiver a expectativa de que meu casamento preencha o vazio espiritual do tamanho de Deus em meu coração, não serei capaz de servir ao meu cônjuge. Somente Deus pode preencher esse espaço que é do tamanho dele. Enquanto Deus não ocupar o devido lugar em minha vida, estarei sempre me queixando de que meu cônjuge não me ama, não me respeita e não me apoia como deveria" (Timothy Keller, Significado do Casamento, p. 89)


Antes de tudo, devemos nos lembrar que o casamento tem um aspecto espiritual.  Paulo em Efésios 5:18-21 nos coloca que antes de tudo, devemos ser cheios do Espírito Santo.  

Todo casamento vai precisar de algumas coisas que os cônjuges não podem dar. Em algum momento desta união, vão precisar ir até Deus para preencher o vazio que descobrem um no outro.

Se o casamento é um ambiente onde o amor não para, não será fácil criar este ambiente.



CASAMENTO GUIADO PELO ESPÍRITO.


SUJEIÇÃO MÚTUA


Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.



O propósito de sermos cheios do Espírito é para nos capacitar a vivermos uma vida de sujeição mútua no temor de Deus.  O casamento depende de que cada um abra mão de sua própria força e confiança, para sujeitar-se um ao outro num vínculo que vai além dos seus gostos e interesses pessoais. 

Busca a base no temor de Deus e a força no Espírito Santo.



É UMA ESCOLHA
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13,14


Quando somos libertos por Jesus, recebemos a liberdade de Deus para vivermos para a glória de Deus. O casamento é a liberdade para amarmos alguém de maneira mais profunda e completa como também é um lugar para satisfazer as necessidades de nossa vida: sexo, afeição, material, etc. 

Podemos usar essa etapa da vida para  dar ocasião à carne, aos nossos próprios desejos ou para servirmos uns aos outros em amor.


DOIS TIPOS DE VIDA
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:15-18

Temos diante de cada um de nós, dois tipos de vida. A vida segundo a carne e a vida segundo o Espírito. 

Não há meio-termo, estes caminhos se opõem um ao outro.

As escolhas são claras e as consequências também. 

Ou somos Espirituais ou Carnais.


O propósito de Deus não é, nem será jamais, reformar a carne mas sim destruí-la. O eu na carne deve ser destruído com a vida de Deus que o crente recebe na regeneração. (W. Nee)

A ESCOLHA DE VIVER POR SI E PARA SI.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.   Gálatas 5:19-21

O que é ser carnal? 

Viver para a carne é viver uma vida buscando a alegria em si mesmo, sem se importar com o Espírito. 

Alguns procuram domar a carne ou tentam controlá-la.

"Todo dia preciso me reconhecer como morto pra essas coisas e vivo para Deus. Minha satisfação agora está nele somente, não importa quem me procure para fazer uma oferta. Acredito que é por causa do amor e da sua misericórdia que Deus permite esse teste contínuo no nosso viver. O desejo dele é que a certeza de nossa incapacidade de viver longe do Senhor se transforme em uma convicção muito profunda. Também deseja que refutemos a doutrina satanica que diz: Deus não é suficiente" (CARLOS MCCORD, A VIDA QUE SATISFAZ, p. 155)



A ESCOLHA DE VIVER PARA DEUS E POR DEUS.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:22-26

"Ter o Espírito de Cristo significa que o Espírito Santo está habitando em você, que você não está mais na carne, mas no Espírito, que você nasceu de novo, é um novo homem, uma nova criação. O teste final e supremo é a sua relação com o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo- a sua relação com Ele, o seu conceito sobre Ele e a sua atitude para com Ele." (D. Martyn Lloyd-Jones Romanos: Os Filhos de Deus Exposição sobre Capítulo 8:5-17 Editora PEp. 95)


O fruto do Espírito é a semelhança de Jesus em nossa vida que manifesta através do amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 


O crescimento espiritual é gradual, inevitável, interno  e simétrico.

Gradual: assim como um ser vivo que vai crescendo e amadurecendo 

Inevitável: haverá um crescimento,se alguém tem o Espírito Santo dentro da sua vida, e já crucificou nele sua velha vida na cruz de Cristo, uma nova vida e novos comportamentos irão surgir.

Interno: tendemos a ver os dons  como o sinal único da Obra do Espírito na vida de uma pessoa. Judas e o Rei Saul foram usados por Deus para profetiza, fazer milagres, mas não tinha os corações transformados pelo Espírito.  Muitos de nós confiamos em certos dons e habilidades que temos para tentar manter a felicidade, mas temos que buscar a maturidade

Simétrico: Paulo usa a palavra fruto no singular para descrever uma lista de características, ele nunca fala em frutos.  Porque o fruto real do Espírito e suas características crescem juntas.

Quando olhamos a lista de características, vemos que algumas somos melhores e outras nem tanto devido ao nosso temperamento natural ou nosso interesse pessoal. Mas, isto não é sinal de que é uma obra do Espírito Santo.

Quando realmente estamos com a vida sendo guiada pelo Espírito Santo, não vamos estar buscando o bem do outro por causa de :

DESEJAMOS SER ELOGIADOS (VANGLÓRIA)
PARA IRRITAR OUTRA PESSOA.
PARA PARECER MELHOR QUE OS OUTROS (INVEJA)


Uma vida guiada pelo Espírito tem BASE certa, MODO certo e OBJETIVO certo.

DESEJO DE AGRADAR A DEUS.
DESEJO DE SERVIR A OUTRA PESSOA.
DESEJO DE OUTROS MELHORAREM.


O FRUTO.


AMOR (agape): isto significa servir uma pessoa por causa do valor intrínseco dela, não pela vantagem que você pode ter. O oposto é o medo, a auto-proteção ou o abuso de pessoas. 

GOZO (chara): uma alegria em Deus em ver a beleza e o valor de quem Ele é. Seu oposto é desespero, é aquela alegria baseada apenas nas circunstâncias.

PAZ ( irene): significa uma confiança e um descanso na sabedoria e no controle de Deus ao invés do seu próprio. Seu oposto é ansiedade e preocupação.

PACIÊNCIA (markothumia): uma habilidade para encarar o problema sem explodir ou diminuir, não tendo ressentimento ou cinismo.

BENIGNIDADE (chrestotes): é a habilidade de servir aos outros de maneira que ficamos vulneráveis que vem de uma profunda segurança interna. Seu oposto é inveja, que não permite que nos alegremos com a felicidade dos outros.

BONDADE ( agathosune): zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal, não é viver de modo hipócrita.

FIDELIDADE ( pistis): lealdade constante e inabalável, É diferente de ser oportunista, aquele que é amigo apenas em boas tempos.

MANSIDÃO (prautas): moderação, associada à força e à coragem, significa humildade. O oposto é aquela pessoa que se sente superior.

TEMPERANÇA (egkrateia): a habilidade de procurar o importante ao invés do urgente ao invés de ser impulsivo ou incontrolável, é o domínio sobre os nossos próprios desejos.


Crucificar a nossa natureza pecaminosa é dizer a Deus que o nosso coração tem seus falsos salvadores que precisam ser eliminados da nossa vida nova em Cristo. É olhar para Jesus somente e começar refletir o amor dele em todos os aspectos da nossa vida.

Devemos adorar a Cristo com a ajuda do Espírito Santo, adorando a Ele com seus coração  buscando em Deus mais beleza  que tudo que tenho. Enquanto faço isto, estou colocando a morte minha velha natureza, a carne, limpando o espaço para que o Espírito cresça e assim o fruto vai crescendo e me transformando.

"Paulo não cria uma represa contra o rio do prazer, ele cria um canal para ele. Ele diz: "maridos e esposas, reconheçam que no casamento vocês se tornaram uma só carne. Se vocês viverem para seu prazer particular à custo do seu cônjuge, vocês vão viver contra si mesmos e destruir seu prazer. Mas se vocês se dedicarem de  todo seu coração ao prazer santo do seu cônjuge, vocês estarão vivendo para seu prazer também e vivenciando o casamento de acordo com a imagem de Cristo e sua igreja". É isto o que Deus para o casamento: expor a glória de Cristo ao buscar seu prazer no prazer santo do seu amado"  John Piper, Plena Satisfação em Deus,  p. 69

Nenhum comentário: