sábado, junho 22, 2019

1Co 1:18-31: O centro de todo poder e de toda a sabedoria

1:18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

"A proclamação de Paulo revela uma sabedoria diametralmente oposta da sabedoria humana, pois é gerada pela obra de Cristo na cruz" (VANG, p. 28)

Há dois grupos os SALVOS x os PERECENDO.

"Na teologia de Paulo, a cruz é mais do que (não menos do que) um remédio ou reparação pelos pecados passados, ela também provê a base para identidade cristã e seu poder transformador para remoldar a existência cristã no presente e no futuro" 
O orgulho da própria conquista x transformação criada pela humilhação de Cristo

1:19Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".

a sabedoria humana volta-se a si mesma

1:20Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

 três tipos de pessoas: sábio, mestre da lei e o filósofo ( cf. Is 19:12,33:18)

Onde estão agora os seus sábios?
Que mostrem a vocês,
se é que eles têm conhecimento
do que o Senhor dos Exércitos
tem planejado contra o Egito.



1:21-25 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.


a loucura da sabedoria humana é revelada na segregação das pessoas 

A sabedoria confere a cada pessoa o mesmo acesso à salvação!

1:26-29  Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.  Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.  Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.

"pelos padrões humanos, nada em sua situação pré-cristã os qualificava para o relacionamento que agora desfrutam com Deus" (VANG, p, 30)

1:30-31É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".


o chamado exclui a soberba humana

APLICAÇÕES:

1. PENSAR CRISTO: DEVEMOS ESTAR FOCADOS NA CRUZ

2. SABEDORIA E LOUCURA

3. CONFIAR NO ESFORÇO PESSOAL

terça-feira, junho 18, 2019

1Co 1:10-17: O CHAMADO PARA A UNIDADE

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro. Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.  1 Coríntios 1:10-17

1. TEMA DA CARTA ESTÁ 1:10

O tema fundamental desta carta está ecoado em :

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10

Tudo que se segue, especialmente 1:11 a 4:21, deve ser entendido como uma elaboração deste apelo. Paulo está escrevendo para uma comunidade marcada por divisões, e apela por unidade. A palavra unidos aqui deve ser entendida como uma restauração para uma condição anterior, colocar em ordem algo que foi quebrado ou desmantelado. O mesmo verbo está em Mc 1:19, Mt 4:21.

Paulo realiza seu pedido como um membro da família para seus irmãos, como aquele que fala comissionado por Jesus Cristo para fazer tal pedido, portanto, através do nome de Jesus Cristo. 

A alusão ao nome de Jesus, vem exatamente do poder curador de Jesus, como remédio para as divisões - At 3:6,16;4:7,10. O nome também invoca o caráter e a reputação de Jesus Cristo como conhecidas publicamente .

UNIDADE 
A desunião da igreja e a declaração de fé - 2Co 13:5, 1Co 15:1 x 2Co 12:24-25



2. POVO DE CLOÉ (1:11)

A fonte da informação é o povo de Cloe. A precisão da identidade deles é desconhecida, mas presume-se que eram escravos ou funcionários de uma casa liderada por uma mulher chamada Cloé. Não sabemos se Cloé vive em Corínto ou Eféso, onde Paulo escreve esta carta. 

3. AS DIVISÕES DE CORINTO: 
APOLO (AT 18:24-19:7/1CO 1:17-2:5, 1Co 3:6, 1Co 16:12)
PEDRO (CEFAS) 1CO 15:5, GL 2:8-9
PAULO 
CRISTO

As pessoas de Corínto estariam se organizando ao redor de alguns pregadores e líderes, uns dizendo que pertenciam a Paulo, outros a Apolo, e outros a Pedro e uns de Cristo (1:12). Paulo desconhece a existência de uma facção paulina. e é muito difícil de acreditar que os lideres também sugeriam tal coisa aos liderados.

Apolo aparece em:

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.  Atos 18:24-28

A ênfase de Lucas no conhecimento retorico de Apolo pode explicar o texto de 1Co 1:17-2:5, alguns de Corinto impressionados com a capacidade retorica de Apolo, poderiam ter supervalorizado isto, daí o texto paulino.

"Apolo era um poderoso mestre das Escrituras, originário de Alexandria, o qual estivera em Éfeso logo após a visita inicial de Paulo e, em seguida, dirigira-se a Corinto. Em Éfeso, ficou claro para o pequeno grupo de cristãos que, embora conhecesse os fatos básico sobre Jesus, Apolo pensava em Jesus como extensão e aplicação de João Batista, não em Jesus como o Messias, cuja morte e ressurreição realizaram o que João apenas podia prever. Nesse momento, Priscila e Aquila, amigos de Paulo, separaram Apolo e explicaram-lhe os fatos de modo mais detalhado, proporcionando um dos momentos mais incríveis que poderíamos ter presenciado. (Em Éfeso, ocorreu um tipo de pequena e estranha continuação: Paulo conheceu um grupo de seguidores de João Batista e explicou-lhes como as palavras de João se concretizaram em Jesus). Para fins desta biografia, a ideia é que Apolo estivera em Corinto depois da saída de Paulo e exerceu forte impressão sobre a igreja,. levando alguns membros a decidirem que ele, não o apostolo, era o tipo de mestre que realmente queriam" (N T Wright, Paulo: uma biografia, p. 273)

Contudo, não se pode falar de uma desavença entre Paulo e Apolo, já que Paulo gostaria que ele fosse visitar a igreja como está 1Co 16:12.


Cefas é o nome aramaico de Pedro (1Co 15:5. Gl 2:8-9). Não é claro se ele esteve em Corinto realmente ou se apenas é reconhecido como um dos lideres da igreja primitiva. 

A única pista de uma passagem dele por Corinto está em 9:5. 

Segundo Gordon Fee, não há uma clara corrente judaizante na igreja como havia em Gálatas.

O partido de Cristo  seriam aqueles que clamavam Jesus como seu líder exclusivo, como se fosse uma pretensão de um acesso direto a Cristo longe dos apóstolos...Cristo é reduzido ao status de mais um líder disputando adesões na comunidade local.




Paulo tem esta situação como escandalosa. Assim ele coloca uma serie de questões retóricas (1:13). A primeira é se Cristo está dividido? A dissensão na comunidade criou uma coisa absurda, Paulo  sugere que Cristo é tratado como uma mercadoria que pode ser manipulada por eles. O corpo de Cristo foi fragmentado nos grupos de interesse. 

4. BATISMO: MENSAGEM X MENSAGEIROS (11:26,15:1-3)

1. Paulo se opôs ao batismo ou tentou desencorajar os convertidos de serem batizados?  Rm 6:3, Cl 2:12, 

2.Por que Paulo não praticava batizar todos os seus novos convertidos?  Paulo buscava evitar a ostentação e o culto pessoal, algo que afastasse as pessoas da cruz de Jesus. (1Co 1:31)

3.Qual foi o objetivo da missão de Paulo? O evangelho é a boa notícia de que quem recebe a Cristo como Salvador e Senhor será salvo. O batismo é um apelo a Deus por essa salvação. Portanto, a pregação do evangelho é primária, e a obra de Cristo na cruz é muito mais importante do que a obra de qualquer homem no batismo. O que importa não é quem te batiza, mas em quem você é batizado. (John Piper, Christ Did Not Send Me to Baptize )

4. O que tudo isso implica sobre nossa visão do batismo? Mt 28:19-20, é um mandamento de Jesus, Deve expressar nosso desejo de confiar somente em Cristo para a salvação e se orgulhar somente dele.


As questões seguintes mostram que não foi Paulo que foi crucificado e nem foram batizados em nome de Paulo. A vida da comunidade depende inteiramente da morte de Jesus na cruz (11:26, 15:1-3). 

Talvez, a grande dificuldade seja entender o significado do batismo. Isto explicaria porque Paulo está contente por não ter batizado muitas pessoas em Corinto (1:14-16). O batismo não cria um vínculo especial entre o batizado e o oficial, Paulo diz que não se lembra de quem batizou exceto de alguns lideres daquela igreja. 

A crucificação de Jesus e o batismo do crente são ideias que fluem juntas naturalmente para Paulo ( Rm. 6:2-3; Cl. 2:12-15). 

O culto a personalidade era uma característica da sociedade greco-romana. 



 A missão fundamental de Paulo é pregar o evangelho e não batizar.A tendência daquela igreja era de priorizar os mensageiros e não a mensagem, Paulo diz que o mais importante é a mensagem e não os mensageiros.


Wisdom (sophia) usually means accumulated philosophic, scientific, and experiential learning that includes an ability to discern essential relationships of people and things. It connotes competence in and a profound understanding of domains of human endeavor (philosophy, literature, art, science). It was highly prized and an important characteristic of the Greco-Roman culture in Paul’s day, but he feels it necessary to pit himself as a preacher of the gospel over against the rhetorical eloquence of trained orators, whom he regards as merely human sages. His reason? “Lest the cross of Christ be emptied of its meaning,” i.e., be dissipated in a cloud of learned rhetoric and words. The cross has been introduced in v. 13, where Paul alludes to the crucifixion of Jesus, and in the following v. 18 he will speak of “the message of the cross” (ho logos ho tou staurou), which is the heart of his gospel and which stands over against sophia logou, which may even be a phrase bandied about in Roman Corinth. Needless to say, Paul is not an antiintellectual and is not inveighing against the use of philosophy or other polished modes of communication in his endeavor to preach the gospel, but he is concerned that such preaching modes not obscure the mystery of the cross. “The evidence of Paul’s own testimony strongly suggests that the apostle deliberately chose not to make use of ancient rhetoric in his preaching of the Gospel and his written correspondence with various churches” (Weima, “What Does Aristotle,” 467). I hesitate to go along with Goulder’s sense of “wisdom” in this letter, which he sees as a way of life in accord with the Torah and halakhic regulations (“Sophia”). JOSEPH A. FITZMYER, S.J., FIRST CORINTHIANS, p. 149


terça-feira, maio 28, 2019

1 Coríntios: INTRODUÇÃO


PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS



INTRODUÇÃO

A CIDADE DE CORINTO.

“Corinto ocupava uma posição cívica invejável. A Grécia era geograficamente bipartida, suas cidades mais famosas eram Atenas, na região norte, e Esparta, na região sul. A faixa estreita de terra que liga as duas cidades, conducente de trafego e comercio entre ambas até o dia de hoje, é o Istmo de Corinto, e a própria cidade fica bem ali, a sudoeste do istmo e a sudeste do golfo ocidental.” (...) “A cidade dispõe de varias nascentes de agua doce, tornando o local atraente para moradia e comercio. Alem de localizar-se nas principais rotas marítimas e terrestres, Corinto se gaba de uma planície costeira magnifica, notória na antiguidade por sua fertilidade, além disso, também era conhecida por sua moral- ou, melhor dizendo, por sua falta de moral. Trata-se de uma cidade portuária clássica – ainda que, na verdade, os portos propriamente ditos fosse Lequeu, três quilomentros a oeste, e Cencreia, dez quilômetros a leste – onde todo tipo de comportamento humano poderia florescer desenfreadamente.” (...) “Era a capital da província da Acaia, administrada por um procônsul. “ (WRIGHT, p. 238-239)



OCASIÃO DA CARTA

“É agora início de 51 d.C.. Passaram-se apenas algumas semanas, no máximo alguns meses, desde que Paulo fora espancado em Filipos. Desde então, teve de deixar três cidades às pressas e está ansioso sobre a situação dos tessalonicenses após tumultos e ameaças contra Jasom.” (WRIGHT, p. 240)

Paulo tinha fundado a comunidade cristã de Corinto através da pregação e do ensino (Atos 18:1-11): consequentemente, ele descreve a si mesmo como quem plantou aquela comunidade (1Co 3:6), ou tenha deixado sua fundação (1Co 3:10) ou até mesmo tenha apadrinhado (1Co 4:15). De acordo com o relato de Lucas, Paulo passou 18 meses em Corinto (At 18:11), tempo suficiente para desenvolver relacionamentos significativos ali e providenciar uma instrução extensiva.  De acordo com sua missão de organizar novas comunidades  assim que uma igreja estivesse funcionando, Paulo deixa Corinto no ano de 51, e a carta que hoje conhecemos como a 1Co foi escrita no intervalo entre 53 a 55 dC.





BIBLIOGRAFIA



HAYS,  RICHARD B.  FIRST CORINTHIANS  INTERPRETATION: A BIBLE COMMENTARY FOR TEACHING AND PREACHING  LOUISVILLE: JOHN KNOX PRESS, 1997.

WRIGHT, N.T.  PAULO: UMA BIOGRAFIA  RIO DE JANEIRO: THOMAS NELSON BRASIL, 2019

sábado, maio 25, 2019

He has every reason to refuse from the human standpoint. It is veritable
folly to go to Nineveh, that great city which was always in arms against
God and his people. To begin with, he would have to make a tremendous
journey across the desert: about 750 miles on foot. Then he would arrive
at a very large city with far more than 120,000 inhabitants, and he would
be quite alone there... [T]he Ninevites... [were] a traditional foe of Israel.
The age of Jonah was the zenith of Assyrian power...The kingdom of
Israel where Jonah lived was an Assyrian province. God orders Jonah to
go to the very place he could not go—a light among the darkness. In sum,
Nineveh is the 'world' in the theological sense.


J. Ellul, The Judgment of Jonah (trans. G.W. Bromiley; Grand Rapids:
Eerdmans, 1971), pp. 26-27.

jonas 4:4-11: O CARÁTER DA COMPAIXÃO



Assyria’s unusually violent and brutal treatment of rebellious populations in the empire is well documented in its literary and visual media. Royal inscriptions regularly describe the violent defeat of the empire’s foes, while palace reliefs depicted in graphic detail the varied fates of its conquered opponents. The imperialistic sponsorship of this media reminds us that Assyria’s cruelty was a means to an end rather than an inherent Assyrian trait. It was at the same time probably not purely pragmatic, and Zehnder contends that Assyria’s upper echelons regarded the non-Assyrian ‘other’ as less than human and were consequently more likely to authorize and encourage acts of cruelty against them than  if they had viewed the ‘other’ as no less human than themselves ( DANIEL C. TIMMER, The Non-Israelite Nations in the Book of the Twelve, p. 79) 




E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires?
Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Jonas 4:4-11


DEUS QUE É PACIENTE

Jonas parecia que havia sido convertido dentro do peixe. Ele experimentou a graça de Deus e obedeceu a ordem de Deus para pregar a sua Palavra sem medo. Ele predisse que a ira de Deus estava para alcançar aquele povo, mas nada aconteceu. Agora, ele sente um tolo. Eles mereciam o julgamento de Deus.

 A ira de Deus que veio sobre Jonas através da tempestade letal, que ele sobreviveu graças a misericórdia de Deus. Ele também merecia o julgamento, mas recebeu misericórdia no lugar Agora Jonas está esquecido que foi perdoado (Mt 18:21-35)

Apesar de tudo isto, Deus é paciente com ele, Jonas retorna a mesma raiva opositora a Deus de antes. Desta vez, contudo, Deus não envia uma tempestade, mas começa aconselhando Jonas gentilmente. Ele pergunta: se havia alguma razão para aquela fúria?(Jn 4:4).

Esta será uma lição de humildade e consolação. 

DEUS QUE CHORA

Deus vem até Jonas mais uma vez e começa a argumentar com ele. 

Jonas ainda está cheio de justiça própria, sua resposta para Deus ecoa o irmão mais velho de Lucas 15.  

Mesmo sabendo que Deus não iria mais destruir a cidade, Jonas constrói um abrigo para esperar o que irá acontecer com a cidade. 

Para deixar Jonas mais confortável, Deus coloca uma grande planta para dar sombra a ele.  Ficamos sabendo que Jonas fica feliz com aquela planta.  Contudo, Jonas fica com muita raiva quando Deus envia uma lagarta matando aquela planta, logo de manhã, veio um vento quente, sua  raiva só aumenta. ele deseja morrer (Jn 4:9).

A palavra usada nos versos 10 e 11 para compaixão é uma palavra que significa ficar de luto por alguém ou por algo, ter o coração partido, chorar por algo. 

Deus diz que ele está chorando por aquela planta (Jn 4:10). Isto é, Deus está dizendo que você está chorando por causa dela, em luto. Seu coração ficou ligado a planta. Aí ele diz: você chorar por causa das plantas, eu choro por causa das pessoas.

Deus lamenta sobre o mal e a perdição de Nínive. Quando você coloca seu coração sobre alguém, você só pode estar feliz quando aquela pessoa está feliz, a dor dela se torna sua dor. O amor com apego nos faz vulneráveis ao sofrimento e ainda assim Deus diz isso sobre si mesmo aqui e em outros lugares também - Is 63.9

A maioria dos apegos mais profundos dos seres humanos são involuntários. Precisamos de muitas coisas, e ficamos emocionalmente apegados as coisas que encontram nossas necessidades.  Deus, entretanto, não precisa de nada. Ele é perfeito em si mesmo e não tem falta de nada. Mas como pode estar ligado a nós?

A única resposta é que o Deus auto suficiente ama apenas voluntariamente,

DEUS QUE É GENEROSO

A compaixão de Deus não é algo apenas abstrato mas concreto. Ele diz que o povo de Nínive desconhece a diferença entre sua mão direita da esquerda. Esta é uma figura de linguagem para se referir a cegueira espiritual.

Existem muitas pessoas que não tem ideia do por que deveriam viver, ou o significado de suas vidas, nem tem qualquer guia para falar o que é certo e o que é errado. Deus quando olha para estas pessoas que trouxeram problemas para suas próprias vidas por conta de sua própria estupidez.

A verdadeira compaixão, é o apego voluntário do nosso coração para os outros corações, significa que a doença do outro nos faz doentes. Isto é super desconfortável, mas este é o caráter da compaixão.

ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO.

Jonas como profeta de Deus não chora por causa da cidade, mas o Deus generoso e que chora nos lembra Jesus, o profeta que chorou sob as cidades.

Jesus indo para Jerusalém, na sua ultima semana de vida. Ele sabia que iria sofrer nas mãos dos líderes e da multidão daquela cidade, mas ao invés de ficar cheio de auto- piedade ou raiva, como Jonas, ele viu a cidade, mas, ele chorou sob ela (Lc 19:41,42,44) e Lc 13:34.

Na cruz, Ele pede que o Pai os perdoe pois não sabem o que estão fazendo (Lc 23:34). 

Jonas saiu da cidade, esperando testemunhar a destruição da cidade. 
Jesus sal da cidade, para morrer na cruz  para a salvação da cidade.

DEUS É UM PERSONAGEM COMPLEXO.

Como ele deixa sem punição pessoas más? 

Como Deus pode ser santo e justo, se Deus perdoa aqueles que merecem a retribuição divina? 

Somente quando olhamos para a cruz, conseguimos enxergar como Deus é santo e misericordioso ao mesmo tempo em que ele pune o pecado e prove a salvação.

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 3:25,26

O final abrupto de Jonas nos convida a nós mesmos com nossas vidas escrevermos nosso finais para a historia. Deus nos chama para aplicar este texto à nossa vida, em nosso tempo e lugar. As perguntas que ficam:

Qual é o nosso relacionamento com a palavra de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com o mundo de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com a graça de Deus?



We are told nothing, however, about his reaction to God's monologue. Is he skeptical about its logic? Does it drive him to further dejection? Or, on the contrary, does it restore his faith in God's justice? Pages of speculations can be written on this score; but it may be best to end these comments by revealing what took place according to a medieval Jewish homily: 'At that very moment, [Jonah] fell flat on his face saying, "Direct your world according to the attribute of mercy, as is written, 'Mercy and forgiveness belong to the Lord our God'"' Sasson, Jonah, p. 320.