domingo, setembro 10, 2006

Conquista Divina por Tozer

TOZER, A. W. A Conquista Divina: A necessidade de ter Cristo como Senhor na vida Ed. Mundo Cristão, 1987

“O homem que quiser conhecer a Deus deve dar-Lhe tempo. Não deve considerar desperdício o tempo passado no cultivo do seu conhecimento de Deus. Deve entregar-se à meditação e à oração horas a fio, sem interrupção. Assim fizeram os fieis da antiguidade, o glorioso colégio apostólico, a boa e nobre comunidade dos profetas e dos crentes, membros da santa igreja em todas as gerações. E assim devemos nós fazer, se queremos prosseguir como seus sucessores” p.13
Todo o conteúdo da pregação evangelistica moderna contribui para essa atitude. Faz-se grande o homem e Deus pequeno; Cristo e colocado numa situação que desperta piedade, em vez de respeito, quando fica postado humildemente, lanterna em mãos, do lado de fora de uma porta coberta de trepadeira p. 32

O grau de bênção desfrutada por qualquer homem corresponderá exatamente à vitória mais ou menos completa de Deus sobre ele. P. 35
“A fé real sempre deve significar mais que aceitação passiva. Atreve-se a significar nada menos que a sujeição da nossa condenada vida adâmica a um misericordioso fim na cruz. Isto é, recebemos a justa sentença de Deus contra nossa carne má e admitimos o Seu direito de dar fim à sua carreira insossa. Consideramo-nos como crucificados com Cristo e como ressuscitados para uma novidade vida. Onde houver tal fé, Deus sempre agirá de acordo com que esperamos. Aí começa a divina conquista das nossas vidas” p. 41-42
Sobre o Espírito Santo:“Abramos todas as portas e convidemo-lO para entrar. Submetamos a Ele todas as salas do templo dos nossos corações e insistamos em que Ele entre e ocupe, como Senhor e Mestre, o nosso interior, Sua habitação. E recordemos que Ele é atraído pelo doce Nome de Jesus como as abelhas são atraídas pela fragrância do trevo. Onde Cristo é honrado, é certo que o Espírito se sente bem-vindo, onde Cristo é glorificado Ele se move com liberdade, com satisfação e à vontade” p.51

Poder do Espírito Santo: “Sua infalível capacidade de tornar as coisas espirituais reais para a alma. Essa capacidade pode ir diretamente ao seu objetivo, em linha pronunciadamente reta; pode difundir-se através da mente como uma essência volátil infinitamente delicada, conseguindo fins acima e além dos limites do intelecto.” p. 62
“Somente o Espírito pode mostrar-nos o que está errado conosco, e somente o Espírito Santo pode livrar-nos da paralisante irrealidade do cristianismo que O omite. Somente o Espírito pode mostrar-nos o Pai e o Filho. Somente a operação interior do poder do Espirito Santo pode manifestar-nos a solene majestade e empolgante mistério do Triúno Deus” p. 63

“O Espírito Santo é uma Pessoa viva, e deve ser tratada como Pessoa. Nunca devemos pensar nEle como uma energia cega ou como uma força impessoal. Ele ouve, vê e sente como qualquer pessoa. Ele responderá ao nosso tímido esforço para conhecê-lO, e sempre nos encontrará no meio do caminho” p. 86