sábado, setembro 02, 2006

Evangelismo e Responsabilidade Social: Lausanne Papers


Parece-nos que o evangelismo e o interesse social sempre estiveram relacionados intimamente a um outro durante toda a história da igreja, embora o relacionamento seja expressado em diferentes maneiras. Os povos cristãos uniram forças frequentemente em ambas as atividades completamente, sem sentir nenhuma necessidade definir o que faziam ou por quê faziam.
"A atividade social é uma conseqüência do evangelismo. Isto é, o evangelismo são os meios pelo qual Deus traz os povos ao nascimento novo, e sua vida nova manifesta-se no serviço de outro. Paulo escreveu que a “fé trabalha com o amor” (gal. 5:6), Tiago que “eu mostrarei lhe a minha fé por meus trabalhos” (Tiago 2:18), e João que o amor do deus dentro de nós transbordará em servir a nossos irmãos e irmãs em suas necessidades (1 John 3:16 - 18).
Como Robert E. Speer escreveu sobre o Evangelho em 1900: “onde quer que vai, planta força nos corações dos homens que produzem vidas novas; planta forças nas comunidades dos homens que críam combinações sociais novas. ” Nós ouvimos dos evangelistas em nosso próprio dia que, durante suas missões ou cruzadas, incentivam ativamente cristãos (novos convertidos inclusive) se tornar envolvidos nos programas da igreja para suprir necessidades do ser humano naquele local.
Isto destaca eficazmente a dimensão do serviço na conversão e no compromisso cristão. Nós podemos ir mais mais do que este, entretanto. A responsabilidade social é mais do que a conseqüência do evangelismo; é também um de seus alvos principais. Para Cristo que deu a si mesmo para nós não somente “para redimir-nos de todo o pecado” mas “para purificar para si também um povo zeloso para ações boas” (Tito 2:14).
Semelhantemente, através do evangelho nós “somos criados em Cristo Jesus para os trabalhos que o bom Deus preparou de antemão, que nós devemos andar Nele” (Ef. 2:10).
As boas obras não podem nos salvar, mas são uma evidência indispensável da salvação (Tiago 2:14 - 26).
Se o evangelismo e a responsabilidade social forem gêmeos, sua mãe é amor. Por evangelismo queremos expressar as palavras de amor e serviço social que significam obras de amor, e ambos devem transbordar naturalmente de uma comunidade do amor.
Nós não pensamos que a igreja local pode alcançar para fora a sua vizinhança com qualquer grau de credibilidade a menos que e até que esteja enchida com o amor do deus.