quarta-feira, setembro 13, 2006

Voto de Rejeição


A idéia vem do livro de Fernando Rodrigues "Políticos do Brasil: Uma Investigação Sobre o Patrimônio Declarado e a Ascensão Daqueles que Exercem o Poder"

“O sistema funcionaria de maneira simples. Além de escolher um deputado, o eleitor teria o direito de registrar um voto contra algum candidato que não desejasse ver eleito. Cada ‘voto de rejeição’ cancelaria um voto positivo recebido pelo mesmo candidato.

Com o ‘voto de rejeição’, congressistas que renunciam ao mandato para escapar de punição receberiam sua sentença verdadeira nas urnas, diretamente dos eleitores – um argumento ironicamente usado pelos próprios deputados e senadores que abandonam o cargo para tentar voltar numa eleição seguinte.
Além dessa ferramenta a ser exercida no dia do pleito, outro mecanismo, este já presente em várias democracias, é o instrumento do recall. Serviria para que os eleitores, ao longo do mandato de um político, fizessem uma avaliação sobre se o desempenho é ou não satisfatório. Em caso de reprovação, o mandato seria encerrado antes do tempo, e nova eleição seria realizada”.