LLOYD-JONES, D. Martin OS PURITANOS: suas origens e seus sucessores PES
“Quando as pessoas não conhecem o Senhor, logo se tornam muito ignorantes da história da Igreja. Uma vez que você perde o conhecimento do Senhor, você perde o interesse pelas Suas obras” p. 117
“uma das provas da veracidade das doutrinas salientadas por Calvino, o que se conhece como “calvinismo”- embora eu já tenha dito que não gosto desses termos- é João Wesley. Ele foi salvo, apesar do seu pensamento confuso e errôneo. A graça de Deus o salvou, a despeito dele próprio. Isso é calvinismo! Se, como calvinista, você disser que o homem é salvo pelo seu entendimento da doutrina, estará negando o calvinismo. Não é calvinista! Todos somos salvos apesar do que somos, em todos os aspectos. Desse modo sucede que homens que podem estar tão confusos, por introduzirem a razão humana, como fizeram João Wesley e outros, são salvos e são cristãos, como todos nós, porque é tudo pela graça de Deus e apesar de nós” p. 219
“O calvinismo sem o metodismo tende a levar ao intelectualismo e ao escolaticismo - essa é sua tentação peculiar. O resultado é que os homens falam mais da verdade que sustentamos do que da verdade que nos sustenta” p. 219
Charles Herle: “Mas, quanto às diferenças entre nós, é melhor nos esforçarmos para querê-las menos do que para defendê-las mais” p. 243
John Knox foi o primeiro homem a ensinar as pessoas - e não somente a ensina-las, porém a pô-lo em pratica- a tomar a Ceia assentadas, outra inovação ele substituiu a hóstia pelo pão p. 277-278
Jonathan Edwards: “ na graça eficaz não somos meramentes passivos, nem ainda Deus faz um pouco e nós fazemos o restante. Mas Deus faz tudo, e nós fazemos tudo. Deus produz tudo, e nós agimos em tudo. Pois é isso que ele produz, isto é, os nossos atos. Deus é o único verdadeiro autor e a única verdadeira fonte; nós somos tão somente os verdadeiros agentes. Somos, em diferentes aspectos, totalmente passivos e totalmente ativos” p. 362
“A religião é o homem procurando Deus. O cristianismo é Deus procurando o homem, manifestando-Se a ele,atraindo-o para Si. Isso, creio eu, está por trás da idéia puritana de colocar na posição central à exposição da Palavra na pregação” p. 385
“É sempre mal sinal quando os homens lêem um texto e depois fecham a Bíblia e a põem de lado, e passam a pregar o sermão que prepararam. Do começo ao fim, o que pregador diz deve vir da Palavra. O que importa não é o homem ou suas idéias, sempre deve ser esta Palavra, pois esta é a única fonte de autoridade do pregador” p. 388