terça-feira, dezembro 15, 2009

C.S. Lewis: Cartas de um diabo a seu aprendiz


"É engraçado como os mortais sempre nos imaginam enfiando idéias em suas cabeças, quando, na verdade, somos peritos em deixar coisas de fora"
Carta 4








Uma vez que você o persuada a considerar o Mundo uma finalidade e a fé um meio, você quase terá vencido o seu homem, já que é muito difícil perceber a pequena diferença entre uma finalidade mundana e o que ele está perseguindo. Uma vez providenciado para que encontros, panfletos, políticas, movimentos, causas e cruzadas comecem a ter muito mais importância para ele do que as orações, ordenanças e a caridade, ele é nosso e quanto mais religioso (nestes termos) ele for, mais seguramente nosso ele se tornará. Eu poderia mostrar a você uma gaiola cheia desse tipo de almas aqui embaixo.

Carta 7



Daí decorre que praticamente todos os vícios tem suas raízes no Futuro. A Gratidão olha para o Passado e o amor enfoca o Presente; mas o medo, a avareza, a luxúria e a ambição sempre estão olhando para frente. Não pense na luxúria e sensualidade como exceções. Quando o prazer presente chega, o pecado (que é unicamente o que nos interessa) já havia acontecido. O prazer é apenas a parte do processo que detestamos, e se pudéssemos, certamente o excluiríamos do processo; ele é exatamente a parte proporcionada pelo Inimigo, e é sempre experimentado no Presente. O pecado que nós conseguimos produzir, encarou o futuro.
Carta 15


a busca por uma igreja que combine com ele faz do homem, um crítico, quando, na verdade, o Inimigo quer que ele seja apenas um aprendiz

carta 16


Primeiro, fazemos d´Ele (Jesus) um simples mestre, e depois escondemos a própria semelhança que existe entre Seus ensinamentos e aqueles de todos os outros grandes mestres morais. Pois não devemos permitir que os homens percebam que todos os grandes moralistas sã enviados pelo Inimigo - não para informar os homens, e sim para relembrá-los , para estabelecere aquelas obviedades morais primordiais, opondo-se ao contínuo obscurecimento que fazemos delas"

carta 23


Nenhum comentário: