domingo, julho 11, 2010

A Bíblia na igreja e na cultura

 

Em nossa igreja, nós sempre encorajamos nossos membros a levar o evangelho para a cultura em nós vivemos, seja através do trabalho para restaurar a composição social das nossas comunidades, ou trazendo a cosmovisão cristã para o nosso espaço de trabalho. Há críticos, contudo, que dizem que nõs devemos, invés disto, simplesmente trabalhar e tratar de construir nossa igreja e evitar qualquer esforço para mudar ou renovar a cultura. Eu gostaria de oferecer algumas passagens biblicas que serviram de pontos iniciais para a aproximação da igreja Redeemer neste assunto.

Amando nosso próximo.

Primeiro, a parábola de Jesus sobre o bom samaritano enxina que nós não apenas devemos amar nossos irmãos e irmãs em Cristo como também nosso próximo (Lucas 10:25-37). Nos dias de Jesus, as idéias de próximo e irmão eram a mesma coisa. Amar e suportar era demonstrado apenas para aqueles da mesma tribo, raça ou fé. Criando a parábola em torno de duas figuras principais, o Judeu e o Samaritano, contudo, Jesus  trouxe uma novidade, o fato que os cristãos devem considerar quaquer um, especialmente aqueles de outras raças e classes sociais, como próximos, mesmo se eles estiverem em outra fé.

Paulo segue este comando para ser bom com todas as pessoas, especialmente aqueles que pertencem a familia da fé (Gl. 6:10). Aqui Paulo claramente fala aos crentes para servirem os interesses dos seus próximos não crentes. A palavra bom inclui a doação de coisas materiais ( como na parábola do bom samaritano) out of love and desire for a person’s well-being in every way.
Thus Paul calls Christians to consider and work for the common good of their neighborhood and city.
It is no wonder that Christians seeking to obey Christ and Paul over the centuries have worked to abolish

Nenhum comentário: