domingo, julho 04, 2010

Timothy Keller: Counterfeit Gods

 

O livro do Dr. Timothy Keller tem por objetivo desvendar as promessas vazias do  Dinheiro, Sexo e Poder como Deuses Falsificados e chegar à única esperança que importa.

Introdução : A Fábrica de Ídolos.

Dr. Tim Keller identifica o coração humano como a fábrica de ídolos.

Citando Alexis de Tocquerville, ele começa a analisar a crise economica de 2008, ele diz:

 

Americanos acreditam que a prosperidade pode preencher sua necessidade de felicidade, mas tal é esperança é ilusória, porque, como Tocqueville acrescentou, a incompletas alegrias deste mundo nunca vão satisfazer o coração humano. Esta estranha melancolia manifesta a si mesma em diversas formas, mas sempre deixa o mesmo desespero quando não se acha o que satisfaz.Há uma diferença entre sofrimento e desespero. Sofrimento é a dor para qual há fontes de consolação. Sofrimento vem da perca de algo bom em meio a outros, se você experimentou um revés na carreira, você encontra conforto na sua família para passar por isto. Desespero, contudo, é inconsolável, porque isso vem da perca da coisa absoluta. Quando você perde a coisa absoluta que é a fonte de esperança ou significado para sua vida, então não há fontes alternativas para se colocar no lugar. Isso arrebenta seu espírito. (pag. X)

 

Para as pessoas hoje a palavra idolatria está ligada a fotografias de pessoas primitivas cultuando deuses em estátuas, no Novo Testamento há vários retratos disto, as cidades greco-romanos tinham cada uma sua deidade favorita, no Parthenon em Atenas, algumas delas estavam reunidas como Afrodite, deusa da beleza, Ares, deus da guerra, Artemis, deusa da fertilidade. A nossa cultura de hoje não é tão diferente assim quanto imaginamos dessa cultura antiga, toda cultuar é dominada por certos tipos de ídolos, cada uma tem seus altares, sacerdotes Hoje não podemos ter altares para adorar a Afrodite, mas muitas mulheres são levadas a depressão ou desordens alimentares em função de uma louca obssessão com a a imagem corporal.

Qualquer coisa na vida pode se tornar um ídolo:

Momentos culturais como o que estamos vivendo agora nos providencia uma oportunidade. Muitas pessoas estão agora mais abertas para os avisos da Bíblia sobre dinheiro, que ele pode se transformar em muito mais que só dinheiro. Ele se transforma em algo com poder de alterar uma vida, um  deus formado culturalmente, um ídolo que quebra os corações de seus adoradores. As mas noticias é que nós estamos tão aficionados no problema da avareza, que nós tendemos a ver o problema como algo das pessoas ricas, e não nos atentamos para a verdade mais profunda. Qualquer coisa pode ser um ídolo, e tudo foi um ídolo. pág. XVI

 

CAPÍTULO 1- ALL YOU´VE EVER WANTED- (Tudo que você quis).

O autor começa falando sobre que muitas pesssoas buscam em suas vidas fazer com que os sonhos do seu coração se tornem verdades, afinal a vida não é uma busca da felicidade. Nós buscamos sem cessar jeitos, caminhos para ter as coisas que desejamos, nos sacrificamos para alcançá-las. Contudo, não conseguimos imaginar que ter aquilo que nosso coração deseja pode ser a pior coisa que acontecerá conosco.

Por que quando conseguimos o desejo mais profundo do nosso coração isto pode se tornar um desastre? O autor responde citando o apóstolo Paulo, em Romanos 1:24, colocando que a pior coisa que Deus pode fazer conosco é nos entregar aos desejo dos nossos corações: “Deus os entregou às concupiscências de seus corações”. Isto é a pior coisa que nos pode acontecer porque o nosso coração transforma estes desejos em ídolos, no mesmo capítulo Paulo sumariza a história da raça humana em uma única sentença:

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente Rm 1:25

Todos os seres humanos precisam viver por algo, algo deve capturar nossa imaginação, a esperança e desejo mais fundamental do nosso coração. Contudo, sem a intervenção do Espírito Santo, este objeto nunca será Deus em si mesmo. Se olhamos para as coisas criadas para nos darem o significado, a esperança, e felicidade que apenas Deus pode nos dar, isto irá eventualmente falhar e quebrar nosso coração.

O autor coloca que a história da Bíblia também poderia ser colocada como a rejeição da idolatria, exemplificando que a Bíblia está recheada de histórias que mostram de formas inumeráveis e os efeitos devastadores da adoração idolátrica. Cada deus falsificado que o coração pode escolher- seja amor, dinheiro, sucesso ou poder- há uma poderosa narrativa biblica que explana como este tipo particular de idolatria opera em nossos corações.

Tim Keller começa pelo patriarca Abraão, buscando demonstrar como o desejo mais profundo do coração deste herói bíblico poderia ter se tornardo um objeto de idolatria.

Deus chamou Abraão para deixar tudo aquilo que lhe era familiar- seus amigos, a maioria da sua família, e tudo que ele acreditava que significasse segurança, prosperidade, paz- e ir para o deserto, incerto do seu destino. Ele foi convidado a desistir, pelo amor a Deus, de quase toda a esperança mundana e coisas que o coração humano deseja. (pág. 5)

Nenhum comentário: