"A psicologia do espiríto é impossível; ela não é passível de constituição, pois não pode encontrar em seu objeto em a constância nem a universalidade necessárias; somente uma psicologia das afecções pode constituir a verdadeira ciência dos homens"
Esse efeito da associação vai manifestar-se sob três formas ( 16 ). Ou a idéia apodera-se do papel que a torna capaz de representar todas as idéias às quais ela é associada por semelhança na imaginação: idéia geral. Ou a união das idéias pelo espírito adquire uma regularidade que ela não tinha, posto que “a natureza, de algum modo, indicaria a cada um as idéias simples mais apropriadas para se unirem em uma idéia complexa”( 17 ): substância e modo. Ou então uma idéia introduz nele uma outra idéia ( 18 ): relação (❋). Nos três casos, o efeito da associação é a cômoda passagem do espírito de uma idéia à outra; a essência da [7] relação é a transição fácil ( 19 ). O espírito, devindo natureza, tem tendência.
EMPIRISMO E SUBJETIVIDADE
Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume
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