sábado, agosto 25, 2012

Como degolar sua família?



MARCOS 6.17-29:   Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João e encerrá-lo manietado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o espiava e queria matá-lo, mas não podia; porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo; e guardava-o com segurança e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa vontade o ouvia. E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia do seu aniversário, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia, entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino. E, saindo ela, perguntou à sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João Batista. E, entrando apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que, imediatamente, me dês num prato a cabeça de João Batista.   E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar. E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi e degolou-o na prisão. E trouxe a cabeça num prato e deu-a à jovem, e esta a deu à sua mãe. E os seus discípulos, tendo ouvido isso, foram, tomaram o seu corpo e o puseram num sepulcro.


Mateus 18:5-6:  E aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim. Caso alguém escandalize um destes pequeninos que crêem em mim, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar”. Estas duas passagens estão relacionadas entre si.




Uma família real.

Em Marcos 6, temos uma família construída em cima de um adultério, sobre a cova de um irmão e um profeta que segue sendo uma pedra de tropeço para a felicidade desta casa. A mulher de Herodes, via no profeta João a causa de sua infelicidade conjugal, e não no seu pecado. 

Muitas famílias hoje estão procurando alguém para colocar a culpa pelos seus fracassos espirituais, profetas, pastores, irmãos e irmãs. A lista é tão grande quanto a busca para ocultar seus próprios pecados. 

Quando estamos numa situação de pecado, a igreja sempre parece um mal, e aqueles que nos aconselham de verdade são as pessoas que mais evitamos. Procuramos até a morte dessa pessoa, de maneira que acreditamos que uma vez livre delas, encontraremos a tão sonhada felicidade e sossegado para continuarmos no pecado.

Herodes tinha poder para mandar assassinar João Batista, mas o pouco que tinha de consciência o impedia de ordenar. Mas, foi na presença da multidão, embriagado com o seu orgulho e lascívia que depois de uma dança da filha na frente dele e de seus convidados, ele oferece a menina qualquer coisa que ela pedir.

A criança não tem seus desejos próprios, ela precisa que alguém a diz o que deve querer. A mãe encontra sua chance de finalmente ser feliz, matar João Batista, e pede a cabeça do profeta. 

A filha vai além da mãe e da metáfora, e pede a cabeça de João Batista literalmente num prato, numa maldade que os pais não conseguem pedir. A filha não tem qualquer consciência, ela apenas aprendeu o mal e por isso a toma literalmente. Ela só aprendeu o mal, e este a constrói como criança. 

Ela não sabe da situação pecaminosa familiar, ela apenas vê o profeta como um empecilho para a felicidade de sua mãe. Ela não consegue enxergar qualquer coisa boa nele.

1. A culpa não é dos outros.

Costumamos viver nossa vida jogando os fracassos pessoais e familiares nas costas de alguém. Se nossos filhos, nossos cônjuges, nosso sustento, enfim, se as coisas vão mal sempre buscamos alguém para culpar sobre a nossa situação. Mesmo que seja nós mesmos que estamos dando causa para a infelicidade.

As escrituras sempre nos lembra a respeito de duas coisas: a nossa enorme capacidade de praticar o mal e sermos maus. E a grandeza da misericórdia e amor de Deus. Contudo, para que as duas coisas que se unam é preciso abrir mão da primeira pelo arrependimento e tomar posse da segunda pela fé.

Para que possamos nos arrepender precisamos encarar de frente um fato simples da nossa herança do nosso pai: nós somos maus. A culpa maior pelos estragos e pecados da nossa vida é nossa mesma.

2. Somos mais modelos do que pensamos.

A segunda coisa é que somos mais modelos para nossos filhos do que imaginamos. Quando insistimos em colocar a culpa de nosso pecado sobre a vida de outras pessoas, nossos filhos seguem por esta mesma caminhada de auto-piedade e auto-justificação. 

E pior, eles pioram a nossa maldade. Como? Se nós sabemos do nosso erro, nossos filhos não sabem. Só vêem e ouvem aquilo que falamos e potencializam em cima de que somos os bonzinhos que estão sendo atormentados. A ira dos pais se tornam ódio nos filhos.

Só que esta semente volta para os pais? Pense quais são as coisas que seus filhos fazem que vocês como pais mais detestam? Eu vou dizer uma coisa biblicamente surpreendente: eles aprenderam com vocês. Por isto, Jesus diz que quando escandalizamos uma criança é melhor que colocássemos uma pedra pesada no pescoço e nos atirasse para o mar.  

A maldade que ensinamos para os nossos filhos volta-se contra nós levando a uma destruição total. Matamos a capacidade de nossos filhos amar certas pessoas que impedem nossa felicidade digamos assim. Um dia, essa raiz começa a crescer, e pode ser que eles deixem de considerar até a nós mesmos.

Herodes ficou triste com o pedido da filha, mas não voltou atrás por causa do orgulho.  Não deixe o orgulho destruir sua família, peça perdão aos seus filhos por culpar os outros por pecados que são seus, peça perdão.

3. Lembre-se que todos são presentes de Deus.

Jesus diz também que quem recebe uma criança no nome dele, recebe a Ele. 

Quando recebemos nossos filhos de Deus ficamos todos alegres. Fazemos a contagem regressiva, organizamos chá de bebê, compramos roupa, escolhemos nomes, sonhamos e imaginamos tanta coisa.

É uma alegria que Deus, de repente, dá a cada um de nós. Do mesmo modo, foi a nossa salvação, e salvação do nosso irmão em Cristo. São presentes da graça de Deus, nenhum de nós pode conseguir comprar ou fazer isto. Simplesmente Deus presenteia.

Sua vida hoje é um presente de Deus para sua vida, ela chama-se Jesus Cristo. A vida dos seus filhos e a vida dos seus irmãos, até mesmo aquele que você acha que é causa da sua infelicidade. 

Quando temos no coração esta atenção, entendemos que nossas palavras devem ser usadas para honrar nossos filhos e irmãos,  afinal foi Deus quem nos deu eles. 

Não existe nada mais chato que você dar um presente e a pessoa não gostar, será que quando Deus lhe deu um filho, você pediu para trocar?

As pessoas podem ser más com a gente, mas as vezes elas falam realmente a verdade sobre a nossa situação, a pior coisa que pode haver é ficar na auto-defesa aí.

Cuidado com sua língua, você pode usar ela para desgostar um presente que Deus te deu!




Nenhum comentário: