terça-feira, junho 04, 2013

Tim Keller: A tensão e a redenção da cidade


Capitulo 11 – A tensão da cidade.


O capitulo vai analisar a tensão entre a gloria brilhante de Deus e a sombra escura do homem em torno da cidade.

A cidade é uma forma social em que as pessoas ficam próximas. Primeiro, as cidades significam segurança e estabilidade. Segundo, elas tem diversidade. Terceiro, produtividade e criatividade, a cultura humana começou a se desenvolver nas cidades (Gn 4:11).

Numa progressão redentora, o conceito bíblico a respeito de cidades passa a se tornar positivo, começa com a rebelião de Babel e Sodoma e passa a enfatizar a importância e força das cidades como Jerusalém.

Em Babel, a torre foi construída para a cidade ganhar uma identidade a parte de Deus, nesta historia vemos como as cidades podem ser conduzidas pelo pecado para sua auto-glorificação e auto-salvação.

As cidades tem mais imagem de Deus por metro quadrado que qualquer outro lugar do mundo, amar e servir as cidades fortalecer as mãos do povo de Deus, que carrega a mensagem do evangelho no mundo.  O cristão deve enxergar o plano de Deus para as cidades, a historia redentora.


Capítulo 12: Redenção e a cidade.

Deus chamou os judeus exilados (Jr 29:6) para abraçar a tensão na cidade para gloria de Deus, e é exatamente o que os cristãos são chamados para fazer hoje.

A igreja primitiva era um movimento urbano que ganhava as pessoas das cidades romanas para Cristo, enquanto a maioria das pessoas na zona rural permaneciam pagãs. Porque a fé crista capturou o coração das cidades, ela capturou o mundo greco-romano.

O ministério na cidade é crucial do ponto de vista cultural, global e pessoal.

Através das cidades, os cristãos mudaram a história e a cultura, ganhando as elites e se identificando com os pobres.

Lembrando da consumação, devemos cultivar a cidade. A cidade dos céus, a nova Jerusalém é o mesmo jardim do relato de Gênesis,  que tem um rio central e a arvore da vida (Gn2:8-10// Ap 22:1-3) que foi expandido e refeito na cidade-jardim de Deus.


Muitos cristãos acham que o alvo final da redenção cristã é um retorno ao mundo rural do Edem. Baseado nesta presunção, o trabalho dos crentes é evangelizar e discipular. Contudo, o livro de Apocalipse revela que este não é o caso, a intenção de Deus para o produto humano que ele desenvolvesse cidades que o glorificasse e gerenciasse de modo sustentável as riquezas de Deus.

Nenhum comentário: