domingo, junho 16, 2013

Ninguém pega Deus de surpresa.


Hebreus 4:12-16:  Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13   E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. 14   Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15   Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16   Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

  • Deus conhece todas coisas e pessoas.


Não há nada que esteja oculto para Deus. Ele conhece todas as coisas que ocorrem neste mundo, conhece até mesmo as intenções e pensamentos que acontecem por trás dos fatos.

Nós, muitas vezes, somos surpreendidos pelos fatos, pelas intenções e pelos pensamentos dos outros ou até de nós mesmos, mas Deus nunca é pego de surpresa. Ele conhece a cada um de nós como somos, fomos e seremos. 

Nós amamos aqueles que nos são agradáveis, temos nossas razões e interesses para amar, amamos aquilo que conhecemos, Deus ama aquilo que conhecemos e aquilo que escondemos, Ele ama de verdade, pois sabe exatamente o que somos, o que fazemos, o que desejamos e o que pensamentos.

Tudo está claro diante de Deus, todas as falhas e as manchas, toda maquiagem, toda beleza, todo valor e mediocridade estão diante dele claramente.

  • Jesus, nosso sacrifício, nosso passado.


Apesar disto, temos alguém que viveu a nossa vida, que mesmo antes da fundação do mundo sofreu as nossas dores, como lemos em Hebreus 9:26

Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Jesus foi feito sacrifício porque suas intenções, pensamentos e desejos são puros diante de Deus. Deus nunca é pego de surpresa, muito antes do mundo ser mundo, ele já sofria as nossas dores, o nosso pecado para aniquilar o mal em nós.

Os nossos erros estavam debaixo da ira de Deus, todos nós nascemos destinados para a morte e o pecado, mas o próprio Deus tomou sobre si a nossa morte e o nosso pecado para que o nosso passado, a nossa própria condição fosse purificada por Ele.

O nosso pecado não surpreende a Deus, o pecado que fazemos ou sofremos não surpreende a Jesus, Ele já sofreu por eles.

"O sacrifício de Jesus é o momento no qual a raça humana, na pessoa de um único homem, se oferece plenamente ao criador" N.T. Wright, Seguindo Jesus, p.21
  • Jesus, nosso sacerdote, nosso futuro.


E Jesus também é o nosso sacerdote, temos alguém que intercede por nós, Jesus não faz outra coisa no céu a não ser interceder pela sua vida. Ele sabe das suas tentações, ele conhece suas falhas, suas traições, mas mesmo assim Ele que sofreu por você está disposto hoje a estender a ajuda de Deus para você.

Hb 7.25   Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Podemos ter confiança, pois temos um Deus que não é estranho ao que vivemos no dia a dia, Ele sabe a nossa dor, conhece a tentação, sofreu o pecado em sua pele.  

Jesus é o nosso homem no céu, que está junto ao Pai intercendo por nossa vida e enviando o ESpírito para nos ajudar a caminhar.

Há misericórdia para nós: em Jesus, podemos não receber aquilo que merecíamos por nosso pecado.

Há graça para nós: em Jesus, podemos receber aquilo que não merecíamos por nosso pecado.

Nenhum comentário: