sábado, julho 08, 2006

O Filho Pródigo

NOUWEN, Henri J. M. O Filho Pródigo Paulinas, 2004.

FILHO PRODIGO
“Quando Lucas escreve”partir para uma região longínqua”, ele se refere a muita mais do que o desejo de ver o mundo. Ele se refere a uma quebra drástica da maneira de viver, pensar e agir que recebeu como um legado sagrado das gerações passadas” p 41

MUNDO
“Só tomaram conhecimento da sua pessoa enquanto lhes podia ser útil. Mas não tendo mais dinheiro para gastar, ou presentes para dar, deixou de existir para eles” p 52

“Quando o filho mais jovem não era mais considerado como ser humano pelas pessoas a sua volta, sentiu a profundeza do seu isolamento, a mais completa solidão que alguém pode sentir” p 53

PERDAO
“Receber o perdão exige uma absoluta aceitação para deixar Deus ser Deus e fazer toda a cura, restauração e reparos. Enquanto eu mesmo quiser fazer isso, só obtenho soluções parciais” p 59

HISTORIA SEM FIM
“O fato de que a parábola não tem um fecho indica certamente que o amor do pai não depende de um final adequado” p 86

CONFIANCA
“Confiança é a convicção intima que o Pai me quer de volta pra sua casa” p 93

GRATIDAO
“Ressentimento e gratidão não podem coexistir, uma vez que o ressentimento impede a percepção e o reconhecimento da vida como um dom (...) A disciplina da gratidão é o esforço explicito para reconhecer que tudo que sou e tenho é dado a mim como um dom de amor, um dom para ser comunicado com alegria” p 94

“Em muitos pontos tenho que dar um salto na fé de modo a permitir que a confiança e a gratidão prevaleçam para escrever uma carta amiga a alguém que não me perdoe, dar um telefonema para alguém que me tenha rejeitado, falar uma palavra que abençoe alguém que não possa fazer o mesmo” p 95

AMOR DE DEUS
“O amor do Pai abrange todo o sofrimento humano, encerra toda a humanidade. O toque de suas mão, irradiando uma luz divina, deseja somente curar, restaurar a vida” p 105

“Pois Deus não é um Deus firme lá em cima, dizendo a cada um o que deve fazer, mas um Deus em agonia pedindo amor” p 159

VOLTA A DEUS
“Quando eu vir o meu eu perdido através dos olhos de Deus e descobrir a alegria do Senhor com a minha volta para casa, ai então minha vida pode se tornar menos angustiada e mais confiante” p 117

FE
“Escolher a luz mesmo quando ha muita escuridão para me assustar, optar pela vida quando as forças da morte são tão visíveis e eleger a verdade mesmo estou rodeado de mentiras” p 126

“É contentamento de pertencer à casa de Deus cujo amor é mais forte que a morte e que nos capacita a viver no mundo embora já pertencendo ao reinado da alegria” p127

REALIDADE
“O sentimento de pesar me permite ver alem do meu amor e me dar conta do sofrimento enorme que resulta da perdição humana. Abre meu coração para uma solidariedade com meus irmãos” 142