quinta-feira, julho 20, 2006

O Verdadeiro Avivamento

ARMSTRONG, John O VERDADEIRO AVIVAMENTO ed. Vida
"Avivamento verdadeiro é a intervenção soberana do Espírito Santo de Deus, o Espírito de Pentecostes, movendo-se impetuosa e poderosamente por toda a igreja visível, ao abençoar o ministério normal da Palavra de Deus e a oração na vida, tanto dos crentes veteranos, quanto dos novos-convertidos. Podemos entender isso como uma temporada extraordinariamente intensa de bênçãos sobre o cristianismo normal neotestamentário" p. 43

“A igreja dos nossos dias está desesperadamente necessitada da intervenção e ação divina em todos seus ministérios, por meio do verdadeiro avivamento; ninguém que se importa com a verdadeira prosperidade da igreja de Cristo deve duvidar disso” p. 46
“Pentecostes foi o inicio: ele trouxe um rio de bênçãos a todo o povo de Deus para toda era presente. Mas ele também pode ser entendido como primeiro numa serie de preenchimentos ou efusões” p. 71
“Deus tinha isso em seu coracao desde a eternidade, para glorificar seu querido e primogenito Filho; e há algumas epocas que ele aponta para esse fim, em que ele vem à frente com um poder onipotente para cumprir sua promessa e juramento a ele. E esses são tempos de um derramamento extraordinario de seu Espirito para o progresso em seu reino. Tal é o dia de seu poder” Jonathan Edwards p. 81

“Deus ordenou que a pregação fosse o meio primário para alimentar sua igreja, e ele ordenou que pastores alimentassem o rebanho com a Palavra. Os avivamentos autenticos sempre renovam a pregacao poderosa”. P. 84
"O arrependimento numa vida é a graça salvadora que por meio de um pecador, fora da verdadeira percepção do seu pecado, e compreensão da misericórdia de Deus em Cristo, finalmente, com pesar e aversão ao seu pecado, se volta para Deus com um propósito profundo,, e um empenho, de uma nova obediência" p. 88
C.S. Lewis: "SE você ler a história, vai descobrir que os cristãos que fizeram o máximo pelo mundo presente foram exatamente aqueles que pensaram o máximo no mundo vindouro" p. 92
"Uma onda de avivamento varre a igreja quando três coisas acontecem simultaneamente: ensino das grandes verdades do Evangelho com clareza, aplicação dessas verdades à vida das pessoas com poder espiritual e extensão dessa experiência a um grupo de grandes pessoas. Nós evangélicos precisamos urgentemente desse tipo de avivamento hoje. Nós precisamos redescobrir o Evangelho" Raymond Ortlund, Jr. p.97
"A obra do Espírito Santo é conduzir a igreja a lembrar e obedecer às verdades conservadas na Bíblia para todas as épocas" p. 101
P.T. Foryth: "o pecado não é nada mais do que o desafio à santidade de Deus, a graça ão é nada mais do que a reação da sua santidade ao pecado, a cruz não é nada mais do que a sua vitória e a fé não é nada mais do que a admiração da santidade" p. 103
"Quando o Espírito é derramado em medida maior sobre a igreja, o resultado sempre é o amor maior por Cristo, a apreciação mais profunda da sua importância e adoração mais intensa dele como o Cordeiro que está no trono" p. 105
"A justiça perfeita de Cristo é tudo de que preciso para que Deus olhe com benevolência para minha pobre alma. A vida e a morte de Cristo somente são suficientes para me redimir para toda eternidade" p. 109
"O Espirito Santo conduz as pessoas a confessarem o pecado e a confiarem somente na justiça de Cristo. Ele também provoca o desejo pela santidade e o amor a Cristo. Essas coisas são normais. Elas formam o padrão bíblico de igreja até o fim desta presente era. O que o avivamento produz é a intensificação dessas ações normais do Espírito" p. 123
"Toda oração verdadeira é uma variação do tema 'Seja feita tua vontade'" John Stott
"A oração é uma oferta dos nossos desejos a Deus para a realização de coisas agradáveis à vontade dele, em nome de Cristo, com confissão dos nossos pecados e gratidãoi por suas misericóridias" p. 146