quarta-feira, dezembro 17, 2008

A Cabana



A cabana é livro ao mesmo tempo brilhante e ao mesmo tempo frustrante....


na pagina 184...é brilhante:

  • " A Bíblia não lhe diz para seguir regras. Ela é uma imagem de Jesus. Ainda que as palavras possam lhe dizer como Deus é o que Ele pode querer de você, é impossível fazer isso sozinho. A vida está Nele e em mais ninguém. Minha nossa, será possível que você se ache capaz de viver a retidão de Deus sozinho?"


na pagina seguinte, super frustrante:

  • "a religião tem a ver com respostas certas e algumas dessas respostas são de fato certas. Mas eu tenho a ver com o processo que leva você a resposta viva, e só ele é capaz de mudá-lo por dentro. Há muitas pessoas inteligentes que dizem um monte de coisas certas a artir do cérebro porque aprenderam com alguém quais são as respostas certas. Mas essas pessoas não me conhecem. Assim, na verdade, como as respostas delas podem ser certas, mesmo que estejam certas - Ela sorriu- Ficou confuso? Mas pode ter certeza: mesmo que possam estar certas, elas estão erradas".
Sobre o livro, Eugene Peterson declarou que é o Progresso do Peregrino da nossa geração. Por outro lado, Chuck Colson já publicou um artigo dizendo fique fora da Cabana - http://www.breakpoint.org/listingarticle.asp?ID=7830
Alguns pontos a serem pensados, caso você queira considerar isto mais que um romance:
A naturalidade com que Mack fica na presença de Papai- que é Deus Pai em forma mulher- é muito longe do modelo dos encontros bíblicos, ver Isaias 6. Outra coisa contraditoria é a frase de Papai, que diz que sofreu com Jesus na cruz:
"Jamais pense que o que o meu filho optou por fazer não nos
custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa- ela declarou, baixinho
e gentilmente- Nós estavamos lá, juntos"
- (p. 86)
Marcos 15:14 dismente tal versão:

"E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo:
Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste?"

Nenhum comentário: