terça-feira, dezembro 16, 2008

Igreja Emergente: cristianismo clássico para novas gerações.



Focos de uma igreja emergente.



  • As pessoas não irão à igreja, mas serão a igreja em missão conjunta.

  • As pessoas não conseguirão ficar sem se alimentar profundamente das Escrituras por conta própria, para manter o coração tranquilo e a mente afiada, prontas para responder sobre a esperança que elas tem a todos que interagirem com elas - 1Pe 3:15-16

  • Os pais que se vêem com igreja irão conduzir a familia segundo Dt 6:4-9, em vez de deixar essa tarefa apenas para a igreja

  • As pessoas se portarão como embaixadoras de Jesus (2Co 5:20) e terão motivação para viver em santidade, concentradas no Reino, para que não desonrem o nome do Rei que elas representam.

  • AS pessoas passarão a depender muito mais da oração para que a missão da igreja continue (Jo 15:5)

  • As pessoas verão a igreja como uma familia e como uma comunidade em missão conjunta, e isso acontecerá de forma natural - At. 2:42-46

  • As nossas estratégias e projetos ministériais passão das grandes produções e programações para o treinamento de pessoas, para que sirvam na missão - Ef. 4:11-12- e para colocar novamente em evidência o sacerdócio dos crentes -1Pe 2:5-9

  • O evangelismo irá crescer de maneira drástica, já que a igreja interira estará sempre em missão- em nivel local ou global.

  • Por causa da missão, nossas igrejas irão se preocupar, com naturalidade e afinco, com a justiça social , com os probres e necessitados deste mundo.

( p.122)



"Numa reunião de adoração projetada para ser orgânica e de fé clássica, a intenção é o que tema flua pelo evento através de várias experiências de adoração e de elementos de adoração.... O objetivo é sair do modelo voltado para o consumo e do tipo "sente-se e observe" para uma reunião mais clássica, participativa e orientada para a comunidade, que nos conduz a experimentar a Deus de um modo transcendente. Não apenas ter dados sobre ele (o que , na verdade, é muito importante), mas experiencia-lo também." (p.153).



Ensino e adoração multissensoriais.


"A palavra tornou-se tridimensional, é viva, respira, é capaz de ouvir, ver e tocar. A propria Palavra comeu, bebeu, sentiu o gosto, sentiu cheiros e emoções. As escrituras apresentam uma Palavra multissensorial, multidimensional, mas alguns evangelicos na igreja moderna reduziram Jesus a meras palavras e fatos que devem ser aprendidos" (p.156)




  1. Olfato - uso de incenso.


  2. TAto- Imposição de mãos, batismo, ceia.


  3. Paladar - Ceia


  4. Audição- Musica


  5. visão - aspecto visual da adoração.

"O perigo, claro, é focar em demasia a experiência e ensinar as pessoas a reagir apenas com os sentimentos e pelas emoções. O objetivo não é manipular as emoções das pessoas através das experiências ou da pregação ou do uso dos elementos multissensoriais. Precisamos de discernimento. Creio que quanto mais a igreja emergente empregar ensino e adoração multissensoriais, mais forte e mais profundo será o uso das Escrituras. Nós, líderes, precisamos nos certificar de que estamos usando as Escrituras para orientar e ensinar enquanto adoramos. Isso irá colocar Jesus cada vez mais no centro da nossa reunião de adoração, em vez de afastá-lo! (p. 160)

PREGAÇÃO TEOTEMÁTICA:
recontando a historia para moldar uma cosmovisão.

"a pregação é uma excelente maneira de demonstrar às pessoas da cultura emergente não apenas que existe uma verdade num mundo relativista, mas que também existe uma Verdade que as ama como pessoas" (João 14:6) - p.222

pontos principais de uma pregação emergente

  • Conte a historia de Deus e dos homens continuamente.
  • Desconstrua, reconstrua e redefina os termos bíblicos.
  • Permite que Deus ainda seja Deus
  • Faça com que a pregação seja teocentrica e não antropocêntrica
  • Não brinque com a inteligência das pessoas nem com o desejo que elas têm de profundidade espiritual. - as gerações emergentes estão famintas por um ensino mais profundo, e o nosso dever é respeitá-las o suficiente oferecendo o que desejam.
  • Não temos de limitar os sermões ao padrão atual de vinte minutos.
  • Use trechos bíblicos completos tanto do AT como do NT
  • Ensine as raízes judaícas da fé
  • Todas as pregações devem, de algum modo, ensinar sobre a vida no Reino como discipulo de Jesus.
  • Pregue e ensine regularmente sobre Deus trino.
  • Ensine com regularidade qual o significado de Jesus ser o unico caminho que leva a Deus.
  • Trate periodicamente de assuntos sobre sexualidade humana.
  • Redefina o casamento e familia para as novas gerações-inserindo nelas a visão bíblica.
  • Ensine mais do que nunca sobre o inferno- "o nosso coração deve se quebrantar com essa realidade tão horrivel de uma eternidade longe de Deus, de tal forma que os ouvintes possam facilmente sentir nossa compaixão enquanto falamos sobre isso" (p.226)



Nenhum comentário: