segunda-feira, dezembro 29, 2008

Simplesmente Cristão.

WRIGHT, N. T.
Simplesmente Cristão: Por que o Cristianismo faz Sentido
Ed. Ultimato, 2008.
.
JESUS: RESGATE E RENOVAÇÃO
.
"O cristianismo fala do Deus vivo que, no cumprimento de suas promessas e como climax da historia de Israel, nos encontrou, salvou e nos deu nova vida em Jesus. Através de Jesus, a operação-resgate de Deus foi colocada em pratica de uma vez por todas. Uma grande porta se abriu, e jamais poderá ser fechada. Trata-se da porta da prisão onde viviamos acorrentados. porém, nos foi oferecida a liberdade: a liberdade de experimentar o resgaste de Deus, de passar pela porta aberta e explorar o novo mundo ao qual agora temos acesso. Todos nós fomos especialmente convidados- ou melhor, convocados- a seguir a Jesus e descobrir que esse novo mundo é, na verdade, um lugar de justiça, espiritualidade, relacionamento e beleza. Não devemos apenas desfrutar de todas essas coisas, mas trabalhar para que elas se tornem evidentes, assim na terra como no céu. Quando ouvimos a voz de Jesus, descobrimos que é essa voz que ecoa no coração e na mente de toda a raça humana". p. 105
.
"O ponto central da obra de Jesus era unir o céu e a terra para sempre, trazer o futuro de Deus para o presente e mantê-los juntos. porém, se o futuro de DEus chega ao presente e encontra-o despreparado, certamente ocorrerão choques, e foi o que aconteceu" p. 114.
.
"o céu e a terra não são a mesma coisa, nem estão distantes um do outro, mas se fundem e se mistruram misteriosamente de varias maneiras. O Deus que fez o ceu e a terra esta atuando dentro e fora do mundo, partilhando de nossas dores, na verdade carregando-as sobre seus ombros(...) quando Jesus ressuscitou, toda a nova criação de Deus emergiu do tumulo, apresentado um mundo repleto de novos potenciais e possibilidades" p. 127
.
VIVER NO ESPIRITO
...a intenção do Espírito é capacitar os seguidores de Jesus a levar ao mundo as boas novas do Senhor, contar que ele conquistou a vitória sobre as forças do mal e que um novo mundo está surgindo. Devemos contribuir para que isso aconteça" p. 135
.
ADORAÇÃO
"a exposição das Escrituras é uma demonstração que estamos tratando-a com a seriedade que ela merece. Assim como você insulta um bom vinho ao usar um copo de plastico em vez de uma taça de vidro, que permite apreciar seu aroma e sabor, você insultará a Bíblia se, dada a oportunidade voce nao usa-la de modo que a Palavra seja ouvida e celebrada pelo que ela realmente é: o relato dos feitos poderosos do Criador e Redentor" p. 163
.
"Assim como os filhos de Israel provaram, ainda no deserto, dos alimentos trazidos pelos espiais quando de sua visita secreta à terra prometida, no partir do pão provamos da nova criação de Deus, cujo modelo e origem é o próprio Jesus" p. 166
.
"Viver como cristão significa viver em um mundo remodelado por jesus, atrav´s do seu Espirito;. Assim, a oração cristã é um tipo diferente de oração- diferente do panteísmo, em sua busca pelo que está no interior da natureza, e do deísta, enviando mensagens através do vazio". p. 176
.
ORAÇÃO
"A oração do Pai-Nosso, como a chamamos, é fruto direto de tudo aquilo que Jesus realizou na Galileia- e no Getsemani. E aponta diretamente para aquilo que ele conquistou por meio de sua morte e ressureição" p. 172
.
LIVRO SOPRADO POR DEUS
"A Bíblia realmente oferece muitas informações, porém, mais do que isso, ela nos da forças para executar a tarefa que Deus nos chama a realizar. Falar sobre a inspiração da Biblia é uma maneira de dizer que essa força vem através da obra do Espirito de Deus". p. 194
.
HISTORIA E TAREFA
.
"a bÍBLIA de fato não é simplesmente uma descrição autorizada de um plano de salvação, como se fosse a fotografia aérea de determinada paisagem. Ela faz parte do plano. Ela comparavel ao guia que nos conduz até a paisagem e nos ensina como tirar o melhor proveito dela" p. 198
.
"A Bíblia não é simplesmente um repositório de informações verdadeiras sobre DEus e Jesus, nem de palavras de esperança para o mundo. Ela é um elemento essencial pelo qual no poder do Espirito, o Deus vivo resgata seu povo e o conduz em sua jornada em direção à nova criação, tornando-o agente dessa nova criação durante a viagem". p.203
.
"A unica regra certa é lembrar que a Biblia é de fato o presente de Deus para a igreja, a fim de equipa-la para a sua obra no mundo" p. 209
.
CRER E PERTENCER
.
"A igreja é a familia multietnica prometida pelo Deus criador a Abraão. Ela foi criada através de Jesus, o Messias de Israel, fortalecida pelo Espirito de Deus e chamada para levar a toda a criação a boa nova de que a justiça de DEus nos resgatou". p.213
.
"O chamado da fé é o chamado para crer que o Deus verdadeiro, o Criador do mundo, ama voce de tal maneira que veio na pessoa do seu Filho, morreu e ressuscitou para extinguir o poder do mal e criar um novo mundo no qual todas as coisas serão endireitadas e a alegria tomará o lugar da tristeza" p.220
.
"a mensagem do evangelho,anunciando que Jesus é Senhor e nos chamando à obediência contem o remedio: o perdão, concedido de forma imerecida e gratuitamente, através da sua cruz. A unica coisa que nos resta fazer é agradecer" p. 221
.
"a igreja existe principalmente para 3 propositos: adorar a Deus, trabalhar pelo estabelecimento do seu reino no mundo e encorajamento mutuo" - p.223
.
.
.
NOVA CRIAÇÃO, COMEÇANDO AGORA
.
"Ao contrário do que muita gente pensa, dentro ou fora da familia cristã, o objetivo de tudo isso não é ir para o ceu quando morrer.
O Novo Testamento retoma o tema do Antigo Testamento ao colocar que o proposito de DEus, no final das contas, é endireitar toda a criação. A terra e o céu foram feitos para se sobreporem um ao outro, e não para se adaptarem de forma misteriosa e parcial, como acontece no momento, mas de forma completa, gloriosa e absoluta (...) O grande drama chegará ao fim não com as almas salvas sendo arrebatadas ao céu, para longe da terra perversa e dos corpos mortais que as arrastaram para o pecado, mas com a Nova Jerusalém descendo do ceu à terra pois o tabernaculo de Deus está com os homens, e Deus habitará com eles (ap. 21:3)" p. 230
.
.
.
"Paulo e João, o proprio Jesus e todos os grandes mestres cristãos dos dois primeiros seculos declararam sua crença na ressureição. Ressureição não significa ir para o ceu quando voce morrer. Não se trata de "vida após a morte" , "vida após vida após morte". Ao morrer, nós partimos para estar com Cristo -vida apos a morte-. mas nosso corpo permanece morto. É dificil descrever onde estamos e o que somos nesse interim, e a maior parte dos autores do Novo TEstamento nao tenta explicar. podemos chamar de ceu se quisermos, mas nao significa que este seja o fim de todas as coisas. Aquilo que é prometido apos esse interim é uma nova vida corporea no novo mundo de Deus - vida apos vida apos a morte-
Fico admirado que muitos cristãos contemporaneos achem isso confuso. A igreja primitiva e varias gerações posteriores de cristãos chamavam isso de segunda natureza. Era assim que eles criam e ensinavam. Se o que cremos e ensinamos é diferente, está na hora de rever nossa leitura dos textos. O plano de Deus nao é abandonar este mundo, que ele disse que era muito bom. A intenção dele é refazê-lo, e quando isso acontecerr ele ressuscitará corporalmente todo o seu povo para viver nele. Esta é a promessa do evangelho cristão." p. 231
.
.
  • "Viver como cristão significa morrer com Cristo e ressuscitar com ele. Como observamos, este é o significado do batismo, o ponto de partida da peregrinação cristã. A figura da peregrinação é util, uma vez que o batismo relembra a historia dos filhos de Israel saindo do Egito em direção a terra prometida. O mundo inteiro é agora a terra santa de Deus, ele irá regenerá-lo e renova-lo como meta final de todas as nossas andanças.
  • Nossa peregrinação começa com a morte e ressureição de Jesus. Nosso objetivo é a renovação desta criação corrupta. Isso significa que a rota pelo deserto, o caminho de nossa peregrinação, inclui renúncia por um lado e redescoberta por outro" p. 234-35.
.
.
Renúncia: a unica maneira é buscar uma força superior a nos, a força do Espirito Santo, com base no compartilhar da morte e ressureição de Jesus pelo batismo.
.
Redescoberta: aprender a viver como cristão é aprender a viver como um ser humano renovado, antevendo a nova criação em um mundo que aguarda ansiosamente e com gemidos pela redenção final.
.
...
.
"A fidelidade conjugal simboliza e antecipa a fidelidade de Deus para com toda a criação, do mesmo modo que outros tipos de atividade sexual simbolizam e incorporam as distorções e corrupções do mundo presente" p. 244
.
.
"No cerne da etica cristã está a humildade, enquanto que no cerne de suas imitações está o orgulho. Estradas diferentes levam a diferentes destinos, e os destinos revelam o caráter dos viajantes" p. 245
.
.
.

"Criados para a espiritualidade, nós mergulhamos na
introspecção. Criados
para a alegria, buscamos o prazer. Criados para a justiça,
buscamos a
vingança. Criados para os relacionamentos, buscamos traçar nosso
proprio
caminho. Criados para o que é belo, nos contentamos com a emoção. A nova
criação, no entanto, já começou. O sol já começou a brilhar. Os cristãos são
chamados a deixar para trás, no túmulo de Cristo, toda corrupção e
imperfeição,
do mundo presente. É tempo de assumirmos, pelo poder do
Espírito, nosso próprio
papel, nosso papel plenamente humano, como agentes,
arautos e administradores do
novo dia que está nascendo. Colocado de forma
simples, é isso que significa ser
cristão, é seguir a Jesus Cristo no novo
mundo que Deus tem colocado diante de
nós.

A igreja com todos os seus defeitos, é a principal comunidade
daqueles que estão tentando seguir a Jesus. Aqueles que estão começando a
descobrir essas coisas certamente encontrarão ajuda, encorajamento e
sabedoria
numa igreja local. Como diríamos a alguém que está começando a
apreciar a
musica: não se contente em escutar, aprenda a tocar um
instrumento e participe
de uma orquestra
"
p. 248-249

Nenhum comentário: