domingo, dezembro 14, 2008

Verdadeiramente a comunidade

Truly the community : Romans 12 and how to be church


Marva J. Dawn







Durante o livro, Marva J. Dawn vai usar o conceito de Hilariedade para descrever o que seria a comunidade cristã, não como o uso contemporaneo de alegria barulhenta, mas referindo-se a palavra grega hilarotês, que Paulo usa em Rm 12:8, quando convida aqueles que tem o dom para mostrar misericordia exercendo com alegria. A palavra Hilariedade é usada para descrever o espirito da comunidade cristã, sumarizando todos os aspectos que serão explicados no livro, nomeando a alegre esperança que pode caracterizar o povo de Deus. (p.x)





1. Getting the connections - tomando as conexões










Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1










Nos tres capitulos anteriores Paulo está lutando com a dificuldade de situar os judeus no plano de Deus. Apos muita procura, ele acaba se rendendo , e exclamando que nao pode descobrir. Os caminhos de Deus são muito magnificos para que ele possa entender. Então, ele usa Is. 40:14 e Jó 41:11 em voo extasiado pela Hilariedade:










Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém




Em resposta a esta grandeza, Paulo se apressa em convidar-nos a ofertarmos nossos corpos em sacrificio. Note-se que nos primeiros 11 capitulos, Paulo fala sobre formulaçoes doutrinais, nos capitulos 12-16, ele busca discorrer sobre o amor na comunidade um pelo outro.




A carta de Paulo aos romanos é incomum porque ele não é o fundador do cristianismo ali, e numa havia estado ali antes. Contudo, ele gostaria muito de visitar Roma e a viu como um ponto base donde poderia pregar na Espanha - Rm 15:23-24-. A igreja em Roma foi estabelecida por cristãos que vieram para a cidade imperial das diversas cidades onde Paulo e outros haviam pregado. Consequentemtente, ele conhecia alguns membros desta igreja (Rm 16).




Nos vivemos em uma era desperadamente necessitada de um tipo de amor que esta carta descreve, que é , o amor encontrado, e expressado através da hilariedade. Contudo, tal amor não pode ser criado através dos nossos recursos proprios. Deve estar conectado a transformações de vida, experiencias vindas de Deus e seu amor, do poder que nos livra do legalismo, e da imensa fidelidade de Deus para com seu povo.




Muitas coisas pode bloquear nossa visão. Nossas varias atitudes ruins- do orgulho , do interesse proprio ou ganancia- podem impedir-nos de vermos as misericordias de Deus. Esta é uma das razões pelas quais precisamos da comunidade cristã- para restaurar a hilariedade nos lembrando de ver as misericordias de Deus mais cuidadosamente e por nos ajudar a reposnder a elas de maneira mais fiel.




2. Dois modos de ofertas de corpos.




Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1




A palavra corpos pode ser interpretada para significar tanto individuos como também as varias casas-igreja da congregação em Roma. O resultado do sacrificio é a santa Hilariedade, a verdadeira alegria que nos tanto ansiamos.


Primeiro, a palavra grega soma é usalmente interpretada para significar nossos corpos fisicos. Neste sentido, Paulo apela para cada um de nos colocarmos numa relacao com Deus e com os outros. Isso está em Rm 6:13, quando ele coloca nosso corpo individual como instrumento da retidão ou nos lembra que nossos corpos são a morada do Espirito Santo e devem ser assim tratados - 1 Co 6:19-20.


A oferta dos nossos corpos tem varias implicações, uma delas é a adoração, não somente com nossos labios, mas com todo o nosso ser. Nos não podemos ser cristãos apenas intelectualmente, nos devemos responder ao amor de Deus com nossas palavras e atitudes em amor, nossas emoções e ações.




Quando nos oferecemos nossos corpos, nos queremos dar a Deus o melhor que nos podemos, e colocar todo nosso ser nessa oferta. Nossa motivação em fazer isto é a Hilariedade criada pela revelação do seu imenso amor e graça expostas nos primeiros 11 capitulos de romanos.




A palavra ofertar releva também liberdade, não somos coagidos, ao contrário, ofertar é um presente da nossa escolha.

Quando estamos cheios da gratitude pelo amor de Deus, Paulo diz, que poderiamos responder com a ofertar de nossos corpos como sacrificio, vivo e santo e aceitavel a Deus. O primeiro atributo é vivo, apresenta-se como um paradoxo a palavra sacrificio que implica uma oferta que seria queimada, um tipo de sacrificio que implica morte. O misterio da vida cristã é que podemos realmente oferecer a nos mesmos a Deus apenas quando abrimos mão de nos mesmos. - Ver Galatas 2:20.

O desafio de Paulo para nos é que sempre que abrimos mão de nos mesmos, em direção a uma oferta completa de nos mesmos, nós experimentamos a profundeza da Hilariedade em nossa vida.


A segunda interpretação possivel para soma é que a palavra corpo em Rm 12:5 significa a igreja como o organismo vivo de Cristo, então, aqui o termo plural refere-se as igrejas-casa que havia na congregação de Roma, esta interpretação faz sentido, pois Paulo busca que as igrejas busquem se juntar num sacrificio mutuo para o serviço e adoração, num todo coeso.





3.Set Apart and Acceptable - Separado e aceitável.



Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1



Seções anteriores de Romanos nos colocam a par de uma terrível realidade, nossos sacrifícios não são perfeitos. No capitulo 7, Paulo descreve a batalha da vida cristã, uma constante guerrra entre os desejos distorcidos e a vida cheia do Espírito Santo. Martinho Lutero, daqui, tirou sua conclusão: somos ao mesmo tempo santos e pecadores.

Nós somos santos porque Deus declarou que somos, através não de como nós atuamos, mas do que somos., Nossas tendencias humanas de fazermos a nós mesmos ainda existe e vai continuar a empestiar-nos até nós nos tornemos perfeitos num corpo incorruptivel ao final dos tempos.

Entretanto, por ora, como está em 2 Co 5, nos continuaremos dentro da falibilidade e limitação humana. Ao contrário das crenças puritanas, nossos corpos não nos fazem pecadores. Soma -corpo- não é a mesma coisa que Sarx no grego bíblico.

Uma das razões para o uso corporativo de corpos é reconhecer que nosas varias comunidades tem cada uma sua identidade unica na oferta, para construir o Hilariedade, não precisamos destruir as diferenças denominacionais, mas oferta-las em serviço.

São agradaveis a Deus - Não depende do que façamos, somos livres para fazer as coisas que agradam porque já somos agradaveis a Ele. Isto coloca em questão o quanto o amor de Deus é sua motivação, quando sabemos que já somos aceitos, não precisamos ficar gastando tempo provando nós mesmos.

Paulo sumariza todas essas qualidades com o culto racional - em inglês, spiritual worship- adoração ou culto espiritual-. O termo grego aqui pode também ser traduzido como serviço, que carrega conotações tanto de deveres quanto de rituais, é o mesmo usado em Rm 9:4. A ambiguidade é bem vinda porque nos recorda que nossos ritos de adoração e nosso serviço cristão estão intimamente ligados, tudo na vida é uma resposta para o amor de Deus em Hilariedade tanto em louvor como em ação.

Racional - Spiritual

vem do grego logikos, é relacionado com o verbo pensar e o nome palavra, significa ser genuino, no sentido de ser verdadeiro com a real e essencial natureza de alguma coisa. Então, a ideia de culto racional está correta.

O conceito anterior traz algumas implicações quando pensamos corpos individualmente, porque ai, envolve-ra uma atitude sacrificial em cada dimensão da vida pessoal, não havendo a diferenciação entre aquilo é sacro e profano.

Ch. 4 Not Squeezed into a Mold - Não espremida num molde.

  • E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Em todo tempo nós devemos ficar em guarda sobre as influências que estão sobre nossa vida, o povo de Deus deve, continuamente, resistir, seja corporativamente ou individualmente, às pressões da cultura materialista, o sentido de tempo, imoralidade, etc.

O Espírito de Hilariedade dentro da comunidade cristã ajuda-nos a trabalhar juntos para resistir as pressões. Precisamos uns dos outros, para manter nossos desejos por uma vida simples.

Como exemplo, a autora diz que a questão sexual deve ser ligada fortemente ao matrimonio, a fim de evitar a manipulação sexual e possibilitar fortes amizades com pura afetividade. A igreja pode oferecer um entendimento claro sobre a bondade de Deus e seu plano para o casamento e a sexualidade.

Lembre-se, o desejo de Deus para nós é sermos transformados de dentro para fora, assim lidar com as pressões dos valores que são vindos de fora. O amor de Deus nos capacita para ficarmos firmes contra estas pressões. Não adianta a igreja forçar uma "conformidade santa".

Ch 5 Transformação para a verdade sobre nós mesmos



mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,

Romanos 12:2

Somos transformados pelo trabalho do Espirito Santo em nós. Em sua criatividade magnifica, ele cria cada um de nós de modo unico, pessoal, acima de tudo, deu a cada uma de nossas comunidades uma identidade unica. Então, quando o Espirito nos enche com seu poder, somos levamos a forma que fomos planejados por Deus desde o começo para manifestar.

O povo de Deus entra num processo continuo, que não está sujeito aos principios de perfomance, que enfatiza o vazio do prestigio e do sucesso, nosso valor não advem daí. Vem da Hilariedade, da possiblidade unica de afirmação que cada um tem na completa aceitação tida no amor de Deus e assim, no amor da comunidade.

Quando juntamos nossos corações e mentes para buscar a vontade de Deus em suas Escrituras juntos, quando descobrimos nós mesmos e nossas comunidades transformadas. Quando nos juntamos em fervente oração e profunda meditação a respeito das menssagens da Biblia e nossas experiencias diarias, nos crescemos no conhecimento de Deus e, assim, na verdade sobre nós mesmos.

Nenhum comentário: