quarta-feira, junho 10, 2009

MARK DRISCOLL: Vintage Jesus


"Jesus was revealing to the man he was not merely a good person, but in fact God. Even Jesus´enemies were equally clear that Jesus refused to be considered merely a good man. They wanted to kill Jesus because he was making himself equal with God" p. 19


Quão humano era Jesus?



"Jesus era um cara. Como meu pai pintor, ele era um trabalhador de construção que manejava um martelo para viver. Porque Jesus trabalhou num tempo que não havia maquinas poderosas, ele tinha calos em suas mãos e musculos em seus braços, e não parecia nada com muitas imagens drag-queen que se fazem de Jesus hoje, com aqueles cabelos longos, flutuando, e uma roupa cheia de acessórios certinha, combinando as sandálias com a bolsa a tira colo. Jesus não tinha Elton John e nem Spice Girls em seu Ipod, ou um Beetle verde limão na sua garagem. Não, Jesus não era o tipo de pessoa que se você cruzasse na rua, você teria que ver se tinha o pomo de Adão para definir que sexo ele era.


Eu não estou certo de onde começou esta feminização de Jesus, mas acho que é o resultado da confusão entre Nazareno e Nazireu. Um homem que tinha um voto nazireu (como Sansão) não era permitido cortar seus cabelos ou beber alcool. POrque Jesus era da cidade de Nazaré, algumas pessoas erroneamente assumiram que ele tinha tomado o voto de nazireu, que é algo completamente diferente. Nos sabemos pelas escrituras que Jesus tomou vinho e que os homens do seu dia, não achavam legal ter um cabelo cumprido do tipo rock star, mas sim seria uma desgraça porque nenhum cara iria querer aparecer como uma lady


A verdade é que não temos nenhuma idéia de como Jesus era, porque não qualquer evidência histórica a respeito. Os bizantinos colocaram a barba porque era um símbolo de Poder. Os vitorianos colocaram o cabelo louro. Mais de cinquenta filmes sobre Jesus, nenhum ator era etinicamente judeu, o que significa que estes retratos são imprecisos(....)


Meu ponto é que se nós vemos Jesus como um homem, nos deveriamos encara-lo como um cara normal carregando sua marmita numa mão e sua caixa de ferramentas em outra. Ele fazia coisas normais que as pessoas fazem hoje, como comer, ir ao banheiro, tirar catoto do nariz. Eu digo estas coisas não como sacrilégio ou demegrindo a Jesus de qualquer forma, mas para apontar o que os livros da Bíblia dizem sobre Ele., que Ele era completamente humano com um corpo físico real que funcionava como o nosso corpo, estas são minhas implicações práticas" p. 32-34






"Defendendo de acordo com a posição bíblica da Calcedonia,nos devemos reter ambas as coisas, a completa divindade e completa humanidade de Jesus Cristo. Para aceitarmos isto, nos devemos concluir que quando Jesus se tornou homem, ele nao mudou sua identidade como Deus mas mudou seu papel. De acordo com Agostinho, "Cristo adicionou a si o que ele não era, ele não perdeu o que ele era".

Entretanto, enquanto Jesus manteve-se completamente homem e completamente Deus durante sua encarnação, ele manteve todos os seus atributos divinhos e fez disponivel isto numa certas ocasiões, como, quando ele perdoou os pecados, que somente Deus pode fazer.. A bíblia é clara , entretanto, mesmo quando ele não usou seus atributos divinos, eles estavão com ele. Por exemplo, 1Tm 1:17, Jesus é o rei que possui os atributos divinos da eternidade, imortalidade e invisibilidade e é chamado de o único Deus. De acordo com as Escrituras, os outros atributos divinos de Jesus, ele os tinha durante sua vida na terra, tais como onipresença, criação, salvação e a deidade como o único Deus. Em suma, Jesus não deixou de ser completamente Deus qando estava na terra, mas de acordo com Fp. 2:5-11, ele se humilou escolhendo não dispor de seus atributos divinos sempre" p. 36-37


"One of the most atonishing things about Jesus is that as God actually chose to come into our fallen, sick, twisted, unjust, evil, cruel, painful world and be with us to suffer like us and for us. Meanwile, and evil of this world while reading dumb books about the rapture just hoping to get out. Jesu truly lived a painful life that was fully human" p. 44




Por que Jesus veio para terra?


"Jesus veio para revelar para nos um entendimento em três perspectivas sobre o que ele era e o que ele fez. Como profeta, Jesus confronta-nos e chama-nos para o arrependimento do pecado. Como sacerdote, Jesus conforta-nos e vem a nós para salvar-nos dos pecados e habilitar -nos a uma nova vida. Como rei, Jesus ordena-nos sobre sua autoridade para cada aspecto de nossa vida sobre uma constante transformação em santificação" p.79


"As prophet, Jesus was actively pointing out sin in my life trough Scripture and the Holy Spirit. As king, Jesus as revealing to me the implications os his rule over my entire life. As priest, Jesus was kindly and patiently forgiving my sin and changing my life through his Word, his Spirit, and people whom he had brought alongside of me as friends" p. 81


Profeta + Rei - Sacerdote = Jesus dos fundamentalistas.


Porque Deus é o chefão que manda em nós, esta forma de religião embulha a gente num ciclo onde se nos achamos que estamos indo bem, nos enchemos de orgulho, e se nós estamos indo mal, ficamos deprimidos. Em nenhum estagio recebemos socorro de amor porque Jesus não é completamente valorizado como sacerdote.


Profeta + Sacerdote - Rei= Jesus do Evangelicalismo.


O resultado é uma vida dupla de hipocrisia em que chamamos Jesus de Senhor, falamos que sua palavra é verdade, e então fazemos o que bem entendemos porque as calças são nossas, o dinheiro é nosso, a internet é nossa, a comida é minha, o alcool é meu, a agenda é minha, a vida é minha, e a gloria é minha, e eu vou regrar como rei todos os aspectos da minha vida enquanto que Jesus é nada mais que um assistente confiavel.


Sacerdote + Rei - Profeta = Jesus do liberalismo.


O resultado triste aqui é que Jesus nunca é visto como alguém que pode nos ofender, levantar sua voz, ferir nossos sentimentos, falar duro, ou mandar individuos para o arrependimento com um senso de urgência porque ele é um cara infinitamente paciente, tolerante e compreensivo.

Quando Jesus não é visto como profeta, crenças pecaminosas e comportamentos errados são abençoados, porque falar a verdade e ordernar o arrependimento precisam de uma voz profética. Consequentemente, o cristianismo liberal é cheio de tolerancia a homossexualismo e universalismo, como se qualquer pratica sexual ou religião fossem aceitaveis aos olhos de Jesus

p. 83-85
Por que a mãe de Jesus precisava ser virgem?
"Martinho Lutero comenta que enquanto que a concepção virgem de Jesus foi o maior milagre de Deus na vida de Maria, o fato da sua fé em Deus é talvez o maior milagre de todos. É a nossa oração, que pela graça de Deus, você possa seguir esse exemplo maravilhoso de fé desta menina adolescente que foi honrada por Deus com o nascimento e surgimento do Senhor Jesus Cristo, Emanuel, Deus conosco, que veio para salvar a nós, pecadores dos nossos pecados. Lindamente, nosso novo nascimento através de Jesus é como o nascimento de Jesus em ambos os casos são milagres que acontecem inteiramente em Deus e são recebidos pela fé" p. 101



O que Jesus conquistou na Cruz?
Na cruz como nosso substituto Jesus tomou sobre o si o pior de nós. Isso não significa que ele pecou. Ele tomou sobre o pecado. Como resultado, naquele momento Jesus gritou que ele havia sido esquecido pelo seu pai, Jesus se tornou o mais horrivel, mal, vicioso, sujo, corrupto, rebelde,obscuro ser em toda criação. Naquele momento, Jesus se tornou homossexual, alcolatra, ladão, glutão, viciado, pervertido,adultero, adorador de idolo, prostituto, pedofilo, porco religioso auto-justificado- e tudo mais que podemos ser. Martinho Lutero é um dos poucos teologos que não vacila nessa liçao sobre esta verdade e chama isso de a grande troca. Por mais chocante que seja este fato, a Escrituras falam que na cruz ele trocou sua perfeição por nossa imperfeição, sua obediência por nossa desobediência, sua intimidade com o Deus Pai por nossa distância de Deus o Pai, suas benções por maldições, sua vida por nossa morte. Como Isaias 55,6 diz: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. (p. 114)
.
No pé da cruz de Jesus, nós aprendemos que nossa fé não é de uma vida vitoriosa, mas uma vida vitoriosa apenas através da morte excruciante e dolorosa. Consequentemente, Jesus dá boas vindas para nós escolhermos a cruz e morrer. Em nossa epoca de ginastas religiosos e truques que prometem uma vida vitoriosa sem dor ou morte, o convite para morrer não vai ajudar a vende um monte de copias deste livro, mas vai ajudar a assegurar a você que continue a caminhar com Jesus, que disse, que se alguém quer o seguir, que negue a si mesmo e tome sua cruz e o siga.

Nenhum comentário: