segunda-feira, julho 19, 2010

Tim Keller: A Sedução do Sucesso.

No quarto capítulo de Counterfeit Gods, o pastor Timothy Keller vai tratar de um outro ídolo que o coração pode produzir como fonte de segurança, confiança e aprovação, o sucesso.

Partindo da história do general Naamã, narrada no livro de 2 Reis 5.

A idolatria do sucesso mais do que os outros ídolos, o sucesso pessoal e conquistas levam para um senso que nós somos bons, que nosso valor e segurança estão na nossa própria sabedoria, força e perfomance. Estar no topo naquilo que você faz, quer dizer que não tem ninguém como você. Você é supremo!

Um dos modos de enxergar que o sucesso se tornou uma idolatria é o modo como se encara os problemas da vida, pessoas bem sucedidas tendem a ficar mais chocadas e pertubadas com os fracassos. Porque há um falso sentido de segurança que advém das conquistas, como se elas poderiam nos livrar dos problemas da vida de um modo que só Deus é capaz de fazê-lo.

“Se o seu sucesso é mais do que apenas sucesso para você- se isto é a medida do seu valor e mérito- então, a relização em uma area limitada da sua vida vai fazer você acreditar que você é um expert em todas as áreas. Isto, claro, leva a todos os tipos de más decisões e escolhas. Esta visão distorcida de nós mesmos é parte da cegueira para que a realidade que a Bíblia sempre diz que acompanha a idolatria (Sl. 135:15-18, Ez 36:22-36)” p. 76

O sinal mais evidente de que o sucesso se tornou uma idolatria é quando nós não conseguimos nos manter auto confiantes a não ser que estejamos no topo do nosso campo escolhido. Hoje, vivemos numa cultura de competição,  a família que era um oásis na batalha, hoje é uma incumbadora de guerreiros.

Tim Keller chama Naamã de o bem-sucedido homem morto, ele era um dos homens mais bem sucedidos e poderosos de todo mundo. Como diz 2 Reis 5:1: “E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.”

A lepra é uma termo bíblico de significado amplo, ambrangendo doenças na pele que desfiguram suas vítimas, causando uma morte lenta, tem a ressonância que o cancer hoje. Naamã tinha tudo- riqueza, força atlética, clamor popular- contudo, embaixo disto tudo, ele estava, literalmente, caindo aos pedaços.

Sucesso, riqueza e poder supostamente pode fazer você num pessoa “por dentro”, admitido nos círculos sociais mais exclusivos. Contudo, a doença de Naamã, fez dele um alienado, todo seu sucesso era inútil, porque não poderiam impedir alienação social e seu desespero emocional. A história de Naamã funciona como uma parábola. Muitas pessoas procuram o sucesso como um caminho para se sentirem por dentro, acabam ficando de certa forma, estranhos, alheios. Acreditam que o sucesso trará a aprovação das pessoas e pessoal, contudo, a lepra de Naamã mostra que o sucesso não pode trazer a satisfação que procuramos.

 

Procurando nos lugares errados.

A mulher de Naamã e sua escrava disseram a ele sobre o grande profeta de Israel, desesperado pela sua condição, Naamã foi para lá em busca da sua cura.

Um comentário:

marli disse...

Pr Tim Keller,
No parágrafo "procurando em lugares errados" o sr. deixa a entender que Naamã quando procura o profeta está no lugar errado, qual o motivo. De acordo com a Palavra ele estava no lugar certo - alí Deus foi exaltado na vida daquele homem e foi curado nao somente de sua lepra fisica.
Atc,